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Futuro A321LR CS-TXG da TAP Air Portugal inicia testes em pista

 

O nosso amigo e spotter  Tobias Gudat, capturou através da sua objectiva mais um Airbus A321LR para a TAP Air Portugal.

Trata-se do futuro A321LR CS-TXG, com o numero de série MSN10157 que iniciou os primeiros testes em pista.

De recordar que a companhia realizou uma encomenda de 14 unidades do modelo.

Foto: Catarina Madureira

O A321LR da TAP está configurado para transportar até 171 passageiros; 16 em Executiva, 48 em Económica Premium e 107 em Económica.

Foto: Catarina Madureira

Foto: Catarina Madureira

O Airbus A321 Long Range é o primeiro avião narrow body da TAP com capacidade para operar rotas transatlânticas, oferecendo o conforto premium de um avião do longo curso.

Apesar do plano de reestruturação da TAP contemplar uma redução do número de aviões na frota, essa redução na sua maioria passa por uma antecipação do phase-out de modelos mais antigos e menos rentáveis.

Boeing recomenda paragem de 128 aviões B777

 

A Boeing recomendou hoje a paragem de 128 aviões do modelo B777 que se encontram em serviço ou armazenados, um dia após um incêndio no motor de um aparelho em pleno voo, no estado do Colorado.

“A Boeing está a acompanhar activamente os eventos recentes relacionados com o voo 328 da United Airlines. Enquanto a investigação do NTSB está a decorrer, recomendamos suspender as operações dos 69 777s em serviço e 59 em armazenamento com motores Pratt & Whitney 4000-112 até que a FAA identifique o protocolo de inspecção apropriado.

A Boeing apoia a decisão da Japan Civil Aviation Bureau e a ação da FAA de suspender as operações de aeronaves 777 equipadas com motores Pratt & Whitney 4000-112. Estamos a trabalhar com estes reguladores à medida que eles agem enquanto os aviões estão no solo e outras inspecções são conduzidas pela Pratt & Whitney.

As atualizações serão fornecidas conforme mais informações estiverem disponíveis.”

De recordar que, no sábado, um Boeing 777-220 da United Airlines, que descolou de Denver, Colorado, com destino a Honolulu, no Hawai, com 231 passageiros e 10 membros da tripulação a bordo, foi forçado a regressar ao aeroporto, depois de o motor direito se incendiar em pleno voo.

O avião aterrou em segurança no aeroporto de Denver e nenhum dos ocupantes ficou ferido.

No domingo, o regulador norte-americano para a aviação exigiu inspeções urgentes aos aviões Boeing 777 equipados com o mesmo tipo de motor.

“Depois de consultar a minha equipa de peritos em segurança aérea relativamente à falha de motor de ontem [sábado] num avião Boeing 777 em Denver, pedi-lhes que emitissem uma diretiva de navegabilidade de emergência que exija inspeções imediatas ou minuciosas de aviões Boeing 777 equipados com alguns motores Pratt & Whitney PW4000”, escreveu um responsável da Administração para a Aviação Federal (FAA, na sigla em inglês), Steve Dickson, na rede social Twitter.

“Isto significará provavelmente que alguns aviões serão retirados de serviço”, acrescentou.

O responsável da FAA disse que uma análise preliminar dos dados de segurança revelou a necessidade de verificações adicionais do tipo de motor afetado.

“Com base em informações iniciais, concluímos que o intervalo entre inspeções deve ser encurtado para as pás ocas do ventilador, que são exclusivas deste tipo de motor, utilizadas apenas nos Boeing 777”, explicou o funcionário.

De referiri que a United Airlines decidiu retirar do ar 24 aparelhos Boeing 777, a Japan Airlines (JAL) e a All Nippon Airways (ANA) anunciaram igualmente a imobilização de 13 e de 19 aviões deste tipo, respetivamente.

Avião militar caiu em Abuja, na Nigéria, causando sete mortos (com vídeo)

 

Este domingo, 21 de fevereiro, um avião de transporte militar Beechcraft B300 King Air 350i, da Força Aérea Nigeriana, despenhou-se nas imediações do Aeroporto Internacional de Abuja, na Nigéria.

De acordo com as informações, a aeronave estava a preparar-se para regressar ao aeroporto depois que foi detectada uma falha num dos motores.

A tripulação terá reportado a falha seis minutos após a descolagem, tendo imediatamente solicitado o regresso ao aeroporto. A aeronave caiu cerca de nove minutos depois, tendo se incendiado e morrido os sete ocupantes, todos militares da Força Aérea Nigeriana.

B747-400BCF declara emergência após falha de motor

 

Este sábado, um 747-400BCF da Longtail Aviation solicitou uma aterragem de emergência após uma falha num dos motores, logo depois da descolagem.

A aeronave, com a matrícula VQ-BWT, iria realizar um voo entre Maastricht, principal aeroporto de cargas dos Países Baixos, e Nova Iorque.

Após a detenção do problema, a tripulação solicitou uma aterragem de emergência que aconteceu em Liège, na Bélgica.

Dadas as condições, foi possível realizar uma aterragem de emergência preparada permitido que a aeronave pudesse libertar combustível para aliviar o peso e aterrar de uma forma mais segura, dentro do limite máximo de peso permitido pelo fabricante.

De acordo com as informações, o problema foi no motor PW4056 número 1, devido à quebra de palhetas de um ou mais discos do motor, causando o seu mau funcionamento.

Este problema pode ter diversas origens, como ingestão de objectos ou pássaros, falha no material por defeito de fabricação, manutenção deficiente, entre outras.

Existem relatos que várias peças caíram no solo. Uma delas atingiu uma senhora, que sofreu ferimentos ligeiros. Já outras peças atingiram carros que estavam estacionados.

A título de curiosidade, o 747-400BCF foi fabricado para passageiros tendo sido convertido para carga pela própria Boeing. Neste momento a aeronave aguarda um motor de reserva que está a ser enviado para Liège para que a aeronave possa seguir para os EUA.

A321LR da JetBlue continua voos de teste, desta vez de 9h30

O primeiro A321LR para a JetBlue continua a sua programação de voos de testes, como é normal nestas situações, antes de ser entregue à companhia.

Ontem dia 19 de fevereiro o voo de testes decorreu em espaço aéreo norueguês e sueco, tendo durado precisamente 9h31.

A JetBlue revelou recentemente uma versão reinventada da sua popular experiência Mint, que vai ser inaugurada no seu Airbus A321LR este verão.

A nova cabine possui 24 suítes privativas, todas com acesso ao corredor. Assentos reclináveis ​​e o novo Mint Studio ™ na primeira fila possui a maior cama e TV numa companhia aérea dos EUA – e um assento e espaço extra para trabalhar, relaxar divertir-se.

A primeira grande reforma do projeto da Mint – projetada em parceria com a Acumen Design Associates – será lançada nos voos da JetBlue para Londres este verão, e um layout de 16 lugares será lançado num número limitado de voos entre Nova Iorque e Los Angeles.

Este primeiro modelo significa que está também mais perto o inicio da operação da companhia de baixo custo norte americana para Londres.

Foto: Dirk Grothe

A Jetblue apresentou em abril de 2019 os seus planos para a abertura de rotas internacionais para a Europa.

O evento decorreu no aeroporto JFK, em Nova Iorque, onde Robin Hayes, CEO da Jetblue, anunciou que a companhia iria iniciar os voos transatlânticos a partir de 2021.

O primeiro destino será Londres, e com partidas dos dois principais hubs da Jetblue; Nova Iorque e Boston. Para realizar as novas rotas, a Jetblue vai converter o seu pedido de 13 A321neo para a versão de longo alcance do modelo, o A321LR.

Segundo a companhia e por forma a dar início às operações no continente europeu, a Jetblue criou uma equipa para trabalhar no processo de certificação do Extended-range Twin-engine Operational Performance Standards (ETOPS).

“Há vinte anos, os nossos fundadores tinham uma fórmula simples para escolher um novo mercado – ele tinha que ter tarifas altas, mal servido ou ambos”, disse Joanna Geraghty, presidente e directora de operações da JetBlue. “Londres é a maior área metropolitana que a JetBlue ainda não serve tanto de Boston quanto de Nova Iorque e não poderíamos estar mais empolgados em mudar isso nos próximos anos”, complementa a COO.

O primeiro A320 da nova companhia aérea brasileira já aterrou no Brasil

 

Chegou esta amanhã ao Brasil o primeiro Airbus A320 da nova companhia aérea brasileira, a Itapemirim Transportes Aéreos.

O A320 com matricula PS-SPJ aterrou no Aeroporto São Gonçalo do Amarante (NAT), localizado na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, onde foi recebido pelo tradicional baptismo de água.

De acordo com Sidnei Piva, presidente do grupo Itapemirim, a expectativa é que a companhia aérea receba mais nove aeronaves até o fim de março.

A aeronave tem cerca de 16 anos de idade, voou anteriormente pela Vueling Airlines com a matrícula EC-LQK, e chegou ao Brasil com a fuselagem branca, motor amarelo e a cauda com as cores conhecidas da Vueling.

A aeronave deverá seguir brevemente para São José dos Campos, onde será pintado e configurado com as cores da companhia;

 

De acordo com as últimas informações, a companhia deverá iniciar os seus primeiros voos em março entre Brasília, Vitória, São Paulo (Guarulhos) e Belo Horizonte

O voo de entrega descolou de Madrid, onde a aeronave estava armazenada, com escala na Ilha do Sal para reabastecimento e teve como tripulação o CMTE Giulliano Pegoraro, CMTE Jaqueline Guglielmi, CMTE Peter Gellers e o FO Lucas Bonacin

Air Namibia encerrou as suas operações

 

A Air Namibia encerrou as suas operações no passado dia 11 de fevereiro, levando para o desemprego os seus 636 colaboradores.

De acordo com o Ministro da Finanças, Iipumbu Shiimi, ao longo dos últimos 10 anos o Governo da Namíbia injectou cerca de 565 milhões de dólares para salvar a companhia deficitária. “Foi um modelo de negócios falhado desde o início, onde 15 das suas 19 rotas não eram lucrativas.”, completou.

Para os 636 funcionários a companhia garantiu que iriam receber um pagamento equivalente a um ano de salário, porém todo e qualquer vínculo seria ali encerrado.

Para este desfecho resultou a não injecção de capital do Governo, em janeiro deste ano, no valor de 11,9 milhões para o pagamento de dívidas da companhia, alegando que não tinhas condições de resgatar a companhia aérea mais uma vez.

A frota da Air Namibia era composta actualmente por três Airbus A319, dois A330, quatro Embraer E135 e um Boeing 737-500.

OMNI “surpreendida” com descoberta de meia tonelada de cocaína em avião no Brasil

 

A empresa portuguesa OMNI Aviação e Tecnologia assumiu hoje que foi “surpreendida” com a apreensão de meia tonelada de cocaína num dos seus aviões, no Brasil, acrescentando que a tripulação do voo já regressou “há vários dias” a Portugal.

“No passado dia 09 de fevereiro, fomos surpreendidos com uma situação em Salvador da Bahia que envolveu a descoberta de substâncias eventualmente consideradas entorpecentes, em compartimentos na fuselagem do nosso avião Falcon900”, refere a companhia, em comunicado enviado à agência Lusa.

A empresa conta que, “na viagem para o aeroporto em Salvador [depois de descolar do aeroporto de Jundiaí, no Estado de São Paulo], a fim de aguardar pela autorização de regresso a Lisboa, foi detetado um problema técnico durante a aproximação” à pista de aterragem.

“Esta situação ocasionou a necessidade de intervenção de manutenção no avião, tendo sido prontamente solicitada pelo comandante do voo à Dassault (fabricante do avião),em São Paulo. Neste sentido, existiu a necessidade de abrir um painel técnico na fuselagem do avião, onde encontraram um volume afixado à estrutura interna do avião”, refere o comunicado da administração da OMNI.

Perante este cenário, acrescenta a empresa, “foi imediatamente solicitado, pelo Comandante do voo, a intervenção da Polícia Federal, que tomou conta da ocorrência”.

“A investigação policial encontra-se em curso e em segredo de justiça, motivo pelo qual nada mais podemos adiantar”, refere ainda a companhia de voos executivos.

A Polícia Federal do Brasil apreendeu meia tonelada de cocaína com destino a Portugal escondida no avião particular, na sequência de uma inspeção que agentes daquela força policial fizeram à aeronave, estacionada na pista do Aeroporto Internacional de Salvador.

Os passageiros estão autorizados a sair do país, disse hoje à Lusa a Polícia Federal brasileira.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Polícia Federal em Salvador, nenhum passageiro ou tripulante da aeronave foi detido ou está impedido de sair do país: “Foram ouvidos até agora somente a tripulação, os pilotos e aeromoça, e o pessoal do hangar do aeroporto”, afirmou a assessoria de comunicação.

Entre os passageiros do voo está o advogado português João Loureiro.

TAP realiza voo humanitário de apoio ao regresso do Brasil a 27 de fevereiro

 

O voo da TAP de repatriamento de portugueses no Brasil ou cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, afetados pela suspensão dos voos, vai realizar-se no próximo no dia 27, anunciou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Para utilizarem este voo serão contactados pela TAP os passageiros que, sendo portugueses ou cidadãos estrangeiros residentes em Portugal, foram afetados pela suspensão dos voos e manifestaram, junto dos postos consulares portugueses no Brasil, a necessidade de regresso imediato a território nacional, por razões humanitárias.

Segundo a legislação em vigor, (Despacho n.º 1689-C/2021, de 12 de fevereiro), os passageiros deste voo humanitário têm de apresentar um comprovativo de realização de teste laboratorial (RT-PCR) para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque, com exceção das crianças que não tenham completado 24 meses de idade.

Terão ainda de cumprir, após a entrada em território nacional, um período de isolamento profilático de 14 dias, no domicílio ou em local indicado pelas autoridades de saúde portuguesas.

Este repatriamento foi anunciado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na quarta-feira passada.

Em 27 de janeiro, o Governo suspendeu os voos de e para o Brasil entre os dias 29 de janeiro e 14 de fevereiro, uma medida “de último recurso” que o ministro dos Negócios Estrangeiros admitiu ser necessária em conta a “situação muito difícil” que se vivia em Portugal em relação à pandemia de covid-19.

Durante uma audição na comissão parlamentar de Assuntos Europeus, Santos Silva referiu que, até esse dia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros tinha recebido pedidos de 70 portugueses que se encontram no Brasil e que, “por razões de saúde, necessitam de regressar a Portugal”, razão pela qual Portugal está a organizar um voo de repatriamento destinado a pessoas nesta situação.

Uma visita especial em Ponta Delgada

 

O aeroporto João Paulo II recebeu esta quinta-feira, 18 de fevereiro, uma visita especial.

Tratou-se do Airbus A321neo CS-TJR da TAP Air Portugal com a pintura RETRO que operou os voos TP1869 e TP1862.

Esta não foi a primeira visita ao arquipélago uma vez que a aeronave já operou no aeroporto das Lajes, na Ilha Terceira.

O spotter Miguel Santos capturou através da sua objectiva a operação da aeronave:

Foto: Miguel Santos

De recordar que a TAP recebeu este modelo no dia 27 de outubro de 2020, directamente da fábrica da Airbus, em Hamburgo.

A Airbus introduziu modificações na fuselagem do A321neo permitindo assim que modelos com a configuração ACF possam ter cabines mais flexíveis para até 240 passageiros.

Comparadas à variante A321 anterior, as modificações mais visíveis são uma nova secção traseira e uma configuração de porta de passageiro modificada, onde a porta localizada à frente da asa é removida e são introduzidas novas saídas de emergência por cima da asas na secção central.

O A321neo ACF começou como uma opção tendo-se tornado padrão para todos os A321neos.

O A321neo ACF é a base para a variante de maior alcance conhecida como A321LR.

TUl Fly Belgium retomou as operações com B737MAX

 

A TUl Fly Belgium retomou ontem, 17 de fevreiros, os seus voos operados por um Boeing B737 MAX, tornando-se a primeira companhia a retomar as operações com o modelo na Europa, após quase dois anos de proibições.

O primeiro voo comercial TB1011 foi operado pelo OO-MAX (‘Tenerife Alegria’ primeiro B737MAX recebido pela companhia) e ligou os aeroportos de Bruxelas Zaventem a Málaga, em Espanha.

O B737 MAX 8 foi re-certificado pela

A EASA – Agência Europeia de Segurança Aérea re-certificado no passado dia 27 de janeiro o Boeing B737MAX havendo mais companhias aéreas europeias que desejam retomar brevemente as suas operações com o modelo:

  • Smartwings (20 de fevereiro).
  • Norwegian Air (1 de março).
  • Icelandair (março/abril).
  • Air Europa (sem data).
  • Belavia (sem data).
  • Blue Air (sem data).
  • Buzz (sem data).
  • Corendon Airlines (sem data).
  • LOT Polish Airlines (sem data)
  • Neos (sem data)
  • Ryanair (sem data)
  • Sun express (sem data)
  • TUl Airways (sem data)
  • TUl Airlines Netherlands (sem data)
  • TUl fly Nordic (sem data)
  • TUl fly (sem data)
  • Turkish Airlines (sem data)

 

A TUI Fly Belgium, companhia do Grupo TUI baseada na Bélgica, adiantou-se e realizou no passado dia 14 um voo de treino sobre território belga, para obter também a autorização de regresso da aeronave ao serviço por parte da Autoridade Belga de Aviação Civil.

A220-300 – O novo Retrojet da Air Canada (com vídeo)

 

A Air Canada anunciou hoje, 18 de fevereiro, nas suas redes sociais o novo membro da sua frota.

Trata-se do Airbus A220-300 com a matrícula C-GNBN que foi pintado com as cores da Trans-Canada Air Lines.

As primeiras imagens foram divulgadas após o fim dos trabalhos de pintura na fábrica da Airbus em Mirabel, no Canadá.

A título de curiosidade, a Trans-Canada Air Lines, também conhecida como TCA, foi uma companhia aérea canadiana que operou como a companhia aérea do país, com a sua sede em Montreal, no Quebec.

A companhia operou entre 1937 e 1965, tendo realizado o seu primeiro voo a 1 de setembro de 1937, entre Vancouver e Seattle.

A companhia teve recentemente na sua história um A319 pintado com as mesmas cores:

Entre 1943 e 1947, a TCA operou o CGTAS – Serviço Aéreo Transatlântico do Governo Canadiano que visava fornecer transporte militar transatlântico de passageiros e serviço de correio. Os voos eram operados com aeronaves Avro Lancastrian.

Em 1945, a TCA incorporou na sua frota 30 unidades de Douglas DC-3, aviões ex-militares, para a realização de voos internos.

Pela frota da TCA passaram Canadair North Stars,  Lockheed Super Constellations, Vickers Viscount e Douglas DC-8.

Em 1964 o Parlamento canadiano aprovou a alteração de nome da Trans-Canada Air Lines para “Air Canada”, denominação já utilizada em francês pela companhia.

Esta alteração oficial efectivou-se a 1 de janeiro de 1965.

 

Chega a Marte a tecnologia espacial Airbus

 

Quando o Rover Perseverance da NASA aterrar na superfície do Planeta Vermelho terá a bordo tecnologia-chave da Airbus: a estação meteorológica MEDA fornecerá aos cientistas valiosos dados meteorológicos de Marte e o Sistema de Antenas garantirá uma comunicação de alta velocidade com a Terra durante a missão MARS2020.

O Perseverance usará sete instrumentos científicos para estudar o ambiente biológico e geológico marciano, incluindo a estação meteorológica MEDA (Mars Environmental Dynamics Analyser), projetada e construída pela Airbus. A MEDA medirá muitos parâmetros ambientais usando sensores distribuídos pelo rover: velocidade e direção do vento, humidade relativa, pressão atmosférica, temperatura do solo e do ar, radiação solar e também propriedades das poeiras suspensas. Estes parâmetros também serão fundamentais quando for tomada a decisão autónoma de libertar o helicóptero Ingenuity que segue a bordo do rover.

A MEDA é a terceira estação ambiental marciana liderada pela Airbus, o que demonstra a sua experiência neste campo. A primeira seguiu a bordo do rover Curiosity em 2012, conhecida como REMS (Rover Environmental Monitoring Station), e a segunda no Insight em 2018, chamada TWINS (Temperature and Wind for Insight). Ambas foram missões bem-sucedidas da NASA /JPL.

Todos os dados resultantes das descobertas da Perseverance serão enviados para a Terra através do sistema de antena de alto ganho (HGAS) também projetado e construído pela Airbus, com base numa antena de transmissão e receção de banda X que permitirá comunicações de dados de alta velocidade. A antena é baseada em tecnologia de microstrip, desenvolvida internamente. Tem uma proteção contra poeiras, de forma a poder manter as condições de limpeza e estabilidade térmica.

A antena enviará diretamente os dados científicos gerados pelos diferentes instrumentos e informações sobre o estado do rover, sem a necessidade de ligações intermediárias (orbiters). Além disso, o veículo receberá instruções diárias da Terra com as tarefas do dia. Como a antena é orientável, ela pode enviar um “feixe” de informações apontando diretamente para a Terra sem mover o veículo, o que contribui para a economia de energia.

As condições térmicas extremas em Marte exigiram a qualificação do sistema de antenas para temperaturas que variam de -135ºC a + 90ºC, com realização de testes exaustivos de fadiga térmica. Este será o segundo sistema de antenas HGAS da Airbus em Marte, com o primeiro ainda a operar perfeitamente a bordo da Curiosity oito anos depois.

Mars2020 é a missão mais ambiciosa já enviada a Marte, pois examinará a rocha e o solo marcianos com mais detalhes do que nunca, em busca de evidências de vida anterior no planeta e armazenará, para seu posterior retorno à Terra, sinais ou vestígios de vida passada (bio-assinaturas). Da mesma forma, caracterizará os processos geológicos que compõem a superfície e medirá a evolução diária e sazonal dos processos que ocorrem na atmosfera marciana, incluindo a caracterização de poeira suspensa. O Perseverance também testará tecnologias para ajudar a construir o caminho para a futura exploração humana de Marte, como a geração de oxigénio a partir do dióxido de carbono na atmosfera ou o primeiro voo de um pequeno helicóptero noutro planeta.

B747-400F solicita aterragem de emergência devido a problema num dos motores

Um Boeing 747-400F da ACT Airlines, com a matrícula TC-ACF solicitou, esta tarde, uma aterragem de emergência devido a um problema num dos motores.

A aeronave iria realizar o voo THY6551 entre Shannon, na Irlanda, e Chicago e após a descolagem a tripulação detectou um problema no motor número 2.

Devido ao tipo de emergência, e sendo uma aterragem de emergência preparada,  a aeronave esteve a libertar combustível sobre o Atlântico a 3000 pés cerca de uma hora, por forma a aterrar com o peso recomendado.

A aeronave aterrou normalmente tendo sido seguida pelos serviços de emergência do aeroporto.

Boeing B787 que se anunciava como sendo para a euroAtlantic vai para companhia VIP

 

Várias foram as noticías que davam certo que o B787-8 que voou na Aeromexico com a matrícula N961AM, entre 2013 a 2020, iria para a euroAtlantic, mas na verdade, e como referimos na nossa notícia anterior, o modelo vai para a Comlux, uma companhia aérea de voos VIP.

Muitas noticías foram vinculas pela registo de aeronaves:

A aeronave até poderia integrar a frota da euroaAtlantic mas a companhia negociou com o lessor de aeronaves AerCap Holdings N.V. a alteração de datas de entrega de dois aviões Boeing 787-8 Dreamliner que tem encomendados.

Esta alteração prende-se com a actual situação vivida no mundo da aviação provocada pelo Covid-19.

Inicialmente estava programado que a euroAtlantic recebe-se o primeiro de  dois modelos entre junho e julho, tornando-se a primeira companhia aérea portuguesa a operar uma aeronave deste modelo.

Já a Comlux anunciou no dia 11 de fevereiro a integração na sua frota do Boeing 787-8 Dreamliners.

Com a chegada do novo modelo de corredor duplo, com a matrícula P4-787, a empresa com sede em Zurique torna-se líder em operação de aeronaves executivas de grande porte operadas para uso particular e de fretamento.

Atualmente, a frota da companhia é composta por 12 aeronaves com configuração executiva, sendo 2 Airbus A319-100 ACJ, 1 Airbus A320neo ACJ, 1 Airbus A220-100, 1 Airbus A330-200, 1 Boeing 767-200, 1 Bombardier CRJ-200, 3 Embraer ERJ-135, 1 Sukhoi Superjet 100 e 1 Boeing 777-200.

Porta de carga de Boeing B757 da DHL abre após descolagem

 

Um Boeing 757 da DHL, com a matrícula G-DHKZ, sofreu um incidente grave após descolar de Leipzig, na Alemanha, quando se preparava para realizar o voo QY-126, entre Leipzig e Frankfurt

A porta de carga principal da aeronave abriu completamente, obrigando a tripulação a interromper a subida a 5300 pés e a regressar ao aeroporto de origem.

De acordo com as informações, o Boeing 757 aterrou na cabeceira 08R do aeroporto cerca de 15 minutos após a descolagem, tendo ficado parado na pista cerca de 40 minutos para verificações.

Posteriormente a aeronave foi rebocada para uma aérea de estacionamento onde será sujeita a uma análise por parte investigadores, que já estão no local, para apurar as causas deste incidente.

Existem relatos que várias partes da porta foram encontradas perto da central de carvão de Schkopau, localizada nas proximidades do Aeroporto de Leipzig.

Acordo para tripulantes de cabina da PGA prevê corte de 25% em parte do salário

 

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e a Portugália acordaram cortes nos salários dos tripulantes de cabina de 25% entre 2021 e 2023 e 20% em 2024, aplicáveis à parcela acima dos 1.330 euros.

Este corte – que abrange a parte que excede os 1.330 euros considerando o total ilíquido do vencimento base e de todas as prestações retributivas ou de outra natureza, com exceção das ajudas de custo – consta da versão final do acordo de emergência a que chegaram na quinta-feira o sindicato e a administração da companhia e a que a agência Lusa teve hoje acesso.

Segundo uma comunicação enviada pelo SNPVAC aos seus associados, o sindicato irá agora “recorrer a um mecanismo legal, ainda a definir, que possa substituir o sufrágio de uma AG [assembleia geral], de forma a validar” o documento.

O acordo abrange os “cerca de 180 tripulantes de cabina” da Portugália Airlines (PGA) representados pelo sindicato.

Também prevista no acordo de emergência está a suspensão das diuturnidades (com exceção das já vencidas), sendo que “o tempo de trabalho decorrido até 31 de dezembro de 2020 é tido em consideração para efeitos de recontagem das diuturnidades, após 01 de janeiro de 2025”.

Ainda acordada foi a suspensão de “todas as progressões e promoções” e da cláusula do acordo de empresa referente ao trabalho em folgas e em férias, a alteração dos plafonds da tabela de ‘duty time’, a contabilização a 50% do tempo de voo dos voos ‘ferry’ (mantendo-se o tempo de trabalho a 100%) e novos limites nos horários de trabalho e de serviço (‘Duty T-Pay’ e ‘Block T-Pay’).

Na versão final do acordo lê-se ainda que, durante a vigência do acordo de emergência, a Portugália “admite recorrer, mediante as suas necessidades, a um programa de transferências de tripulantes de cabina da TAP para a PGA”, sendo nestes casos “aplicáveis as condições de trabalho, incluindo as condições remuneratórias e de admissão previstas para os tripulantes de cabina da PGA”.

Também estabelecido está que as partes se obrigam a, “até final do primeiro trimestre de 2021, iniciar conversações sobre o desenvolvimento de um processo de revisão integral do acordo de empresa”, no sentido de “garantir a sustentabilidade da empresa a partir de 2025”.

Destinado a “permitir que a PGA ajuste a sua atividade e os custos com os tripulantes de cabina até que a execução do plano de reestruturação [do grupo TAP] esteja concluída”, este acordo vigorará até 31 de dezembro de 2024, “sem prejuízo do que resultar do processo de revisão global do acordo de empresa” ali previsto.

Após declaração de empresa em situação económica difícil, que permite suspender cláusulas dos acordos de empresa em vigor ou dos instrumentos de regulamentação coletiva aplicáveis e tomar medidas para cortar nos custos com pessoal, a TAP entregou aos sindicatos propostas de acordos de emergência para vigorarem até 2024 ou até à celebração e implementação de novos acordos de empresa, no âmbito do processo de reestruturação de que está a ser alvo.

O Conselho de Administração da TAP anunciou, no domingo, numa mensagem aos colaboradores, a que a Lusa teve acesso, que a empresa tinha chegado a um entendimento com todas as estruturas representativas dos trabalhadores relativamente aos acordos de emergência.

O plano de reestruturação da TAP, entregue em Bruxelas em 10 de dezembro, prevê a suspensão dos acordos de empresa, medida sem a qual, de acordo com o ministro Pedro Nuno Santos, não seria possível fazer a reestruturação da transportadora aérea.

Azul vai operar em oito novas cidades no Rio Grande do Sul a partir de maio

 

Artigo escrito em Português do Brasil:

Anúncio foi feito em encontro entre o governador do estado, Eduardo Leite, e representantes da Azul nas instalações da companhia em Barueri (SP).

Voos serão operados pela Azul Conecta e farão com que o Rio Grande do Sul tenha 15 cidades servidas pela empresa.

As cidades gaúchas de Bagé, Sant’Ana do Livramento, São Borja, Santa Cruz do Sul, Canela, Vacaria, Santa Rosa e Erechim serão as novas bases de operação da Azul no país. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12) em encontro entre o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o presidente e representantes da Azul nas instalações da companhia em São Paulo. As vendas de passagem para os oito novos destinos da empresa estão planejadas para março e as operações para maio de 2021.

Com as cidades que serão conectadas à malha da Azul, o Rio Grande do Sul passará a ter 15 destinos servidos, número recorde e sem precedentes na história do estado há pelo menos 60 anos. Todos os voos terão ligação com a capital Porto Alegre e serão cumpridos com as aeronaves Cessna Gran Caravan, de nove assentos, da Azul Conecta, empresa sub-regional da Azul. A inclusão das novas operações fará com que a Azul tenha, em média, 54 decolagens diárias a partir do estado, sendo 12 delas realizadas pela Azul Conecta.

Canela contará com um voo diário para Porto Alegre, enquanto Erechim, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Bagé e São Borja receberão quatro operações semanais. Neste início das ligações com a capital gaúcha, Vacaria e Livramento terão a opção do modal aéreo três vezes por semana.

Mas antes mesmo do anúncio das novas bases, a Azul já liderava a operação no Rio Grande do Sul. A companhia manteve sua operação na capital Porto Alegre durante a pandemia e reiniciou os voos em Pelotas e Santa Maria em dezembro do ano passado. Em fevereiro deste ano foi a vez de Uruguaiana, Santo Ângelo e Caxias do Sul voltarem a receber aeronaves da companhia. O último a ser reaberto será o aeroporto de Passo Fundo, que passa por obras de melhoria estrutural. A previsão da companhia é de retomar as ligações com Campinas em 12 de maio.

Governo do Canadá aprovou a compra da Air Transat pela Air Canada

 

O Governo do Canadá aprovou o negócio para a compra da Air Transat pela Air Canada, um negócio que ficou acordado entre as duas empresas em outubro.

Este negócio ficou concluído após uma redução do preço inical de 720 milhões para 190 milhões de dólares canadianos.

Apesar da aprovação do governo canadiano, esta ainda está sujeita a aprovação pela autoridade da concorrência e inclui uma garantia de manutenção da marca Air Transat, bem como a sua sede no Québec, os empregos e o compromisso de lançar novas rotas com a Air Transat.

O negócio também aguarda aprovação da Comissão Europeia, sendo a decisão esperada para o primeiro semestre deste ano.

“Actualmente estamos a trabalhar no ajuste de todos os prazos, incluindo os nossos acordos de financiamento, a fim de alinhá-los com a conclusão antecipada do processo de revisão da Comissão”, indicou Jean-Yves Leblanc, presidente do comité especial do Conselho de Administração da Transat.

De recordar que a Air Canada anunciou em maio de 2019 um acordo de exclusividade para adquirir a companhia Air Transat.

“A aquisição representa uma oportunidade única para competir com os melhores do mundo quando se trata de viagens de lazer”, afirmava na altura Calin Rovenescu, presidente e CEO da Air Canada.

A Air Transat transporta cerca de cinco milhões de passageiros por ano e voa, atualmente, para 60 destinos em mais de 25 países no continente americano e Europa.

TAP transporta vacinas contra o Covid-19 da Bélgica para Portugal

 

A TAP Air Portugal anunciou que ontem, 11 de fevereiro, realizou o transporte de um lote de vacinas contra o Covid-19 entre a Béligica e Portugal.

O voo TP649 operado pelo Embraer 190 com a matrícula CS-TPV ligou o aeroporto de Bruxelas ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

A companhia aérea sublinha que foram asseguradas todas as condições para a manutenção da temperatura entre os 2ºC e os 8ºC, de forma a que as vacinas sejam transportadas na máxima segurança.

 

Presidente da SATA diz que 2023 deverá ser “ano de inversão” na empresa

 

O plano de reestruturação da transportadora açoriana SATA prevê o regresso aos lucros em 2023, com o presidente da administração da empresa a mostrar confiança que, a partir desse ano, a operação seja “sustentável”.

“Se conseguirmos concretizar tudo como temos planeado, por um lado, e se não houver um agravamento das condições pandémicas ou outras coisas quaisquer que possam vir a surgir, as iniciativas confluem para que 2023 seja, de facto, um ano de inversão e a operação se torne sustentável a partir daí”, declarou hoje Luís Rodrigues.

O gestor falava aos jornalistas depois de ter apresentado as linhas gerais do plano de reestruturação da empresa para o período entre 2021 e 2025, documento ainda a ser negociado com Bruxelas.

No plano, é estimada para este ano uma perda de 28 milhões de euros, em 2022 o resultado deverá andar perto do zero e, em 2023, já são admitidos lucros na casa dos 23 milhões de euros.

O plano de reestruturação da transportadora prevê, até 2025, poupanças totais de 68 milhões de euros.

Luís Rodrigues adiantou os “quatro pilares” que levarão às referidas poupanças: a reestruturação da frota, a eficiência operacional, a negociação com fornecedores e a agilização do trabalho.

Na agilização do trabalho, Luís Rodrigues incorporou campos como a redução salarial, que será, no seguimento de negociações com sindicatos, de 10%, ou a “rescisão negociada de trabalhadores”.

O corte de 10% será aplicado aos vencimentos acima dos 1.200 euros brutos mensais, foi ainda revelado.

Já no que se refere à saída dos trabalhadores, o gestor declarou que saíram já, em regime de reformas antecipadas ou pré-reformas, um total de 48 quadros, sendo esperadas mais 100 saídas até 2023.

“O plano estratégico de transformação constrói as bases para a SATA se tornar competitiva e financeiramente sustentável no futuro, enquanto se foca na sua missão”, defende a transportadora aérea açoriana, detida a 100% pela região.

Junto da Comissão Europeia, Luís Rodrigues sublinhou que, antes de encetar diálogo sobre o plano de reestruturação e outras matérias, foi necessário “construir credibilidade” em torno da empresa para “conversas construtivas” sobre o futuro.

As duas transportadoras da SATA fecharam o terceiro trimestre de 2020 com prejuízos de 61 milhões de euros, valor superior aos 38,6 milhões negativos do período homólogo de 2019.

A operação da SATA em 2020, à imagem da globalidade das transportadoras aéreas, foi fortemente condicionada pela pandemia de covid-19, tendo a empresa parado a operação durante a maior parte do segundo trimestre do ano.

Todavia, os prejuízos globais do grupo açoriano haviam já sido de 53 milhões de euros em 2019, valor em linha com a perda registada em 2018.

A SATA pediu recentemente um auxílio estatal de 133 milhões de euros, operação aprovada por Bruxelas e que segue em paralelo com o plano de reestruturação.

No entanto, a Comissão Europeia abriu um procedimento para Portugal provar que os três aumentos de capital recentes na transportadora açoriana não foram ajudas do Estado.

Incidente com B717 da Delta ao sair dos limites de taxiway

Esta quarta-feira, o Boeing B717 da Delta com a matrícula N998AT sofreu um incidente ao passar as margens da pista de taxiway.

O incidente acorreu no Aeroporto Pittsburgh International momentos antes da descolagem.

Segundo as informações o Boeing B717 iria realizar o voo 2231 para Atlanta com 77 pessoas a bordo.

Não há registo de feridos.

Certamente esta imagem desperta alguma curiosidade em relação à saída de emergência na parte de trás da aeronave.

Deixamos um vídeo que explica:

B747SP Sofia esteve esta quarta-feira em espaço aéreo português

A NAV Portugal fez questão de partilhar nas suas redes sociais a visita especial às regiões de informação de voo .

O SOFIA, ou Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy, é uma aeronave Boeing 747SP modificada para transportar um telescópio refletor de 2,7 metros e um diâmetro efetivo de 2,5 metros.

A aeronave voa na estratosfera, entre os 38.000-45.000 pés, o que o coloca acima de 99% da atmosfera que bloqueia os infravermelhos da Terra, permitindo que os astrónomos estudem o sistema solar de formas que não são possíveis com telescópios terrestres.

O Sofia Telescope é possível graças a uma parceria entre a NASA – National Aeronautics and Space Administration e o German Aerospace Center, DLR.


Os principais objetivos científicos da SOFIA são estudar a composição de atmosferas e superfícies planetárias; investigar a estrutura, evolução e composição dos cometas; determinar a física e a química do meio interestelar; e explorar a formação de estrelas e outros objetos estelares.

SATA Azores Airlines vai voar entre Ponta Delgada e Londres Stansted

 

A SATA Azores Airlines vai retomar este verão a sua operação para Londres, desta vez para Londres Stansted.

A operação será realizada entre 3 de junho e 30 de setembro com três voos por semana, às quintas, sextas-feiras e domingos.

Os voos serão operados em equipamento A321neo, segundo o site da companhia.

Esta nova operação pretende “alimentar” os vários destinos da companhia em especial a sua nova operação para as Bermudas.

TAP avisa que não haverá “quaisquer negociações suplementares” com sindicatos

 

A TAP avisou os trabalhadores que, caso não aprovem os acordos de emergência obtidos com os sindicatos, “não haverá lugar a quaisquer negociações suplementares” entre a transportadora e “as estruturas representativas desses trabalhadores”.

Numa mensagem enviada aos colaboradores, a que a Lusa teve acesso, assinada pelo presidente do Conselho de Administração, Miguel Frasquilho, e pelo presidente executivo, Ramiro Sequeira, a TAP informa que “aprovou em reunião realizada hoje todos os acordos de emergência celebrados com as estruturas representativas dos trabalhadores”, recordando que “todos os sindicatos de terra já aprovaram formalmente os seus acordos, sendo que os mesmos serão, de imediato, enviados para o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para registo e publicação no BTE – Boletim do Trabalho e do Emprego”.

“Ainda assim”, prossegue a TAP, “e porque formalmente alguns sindicatos têm de aguardar a realização das suas Assembleias Gerais, aguardaremos pela ratificação formal dos restantes acordos por parte dos associados dessas estruturas representativas dos trabalhadores”.

A companhia garante depois que, “no caso de esses acordos não merecerem a aprovação dos seus associados, a TAP não terá outra alternativa que não a de implementar unilateralmente o Regime Sucedâneo a esse conjunto de trabalhadores” e que “importa, assim, deixar muito claro que, caso os acordos que necessitam de ser ratificados em Assembleia Geral sejam rejeitados, não haverá lugar a quaisquer negociações suplementares entre a TAP e as estruturas representativas desses trabalhadores”, lê-se na mesma mensagem.

Os sindicatos e a transportadora anunciaram que tinham chegado a estes acordos no final da semana passada.

Os sete sindicatos de trabalhadores de terra da TAP acordaram cortes só para salários acima de 1.330 euros, disse o secretário-geral do Sitava, José Sousa, à Lusa, na passada sexta-feira.

Por sua vez, o acordo entre o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) e a TAP prevê reduções salariais de entre 50% e 35%, entre 2021 e 2024, que já incluem o corte transversal de 25% aplicado a todos os trabalhadores.

Cabo Verde Airlines acusa TAP e SATA de realizarem voos deficitários para Cabo Verde

 

O presidente da Cabo Verde Airlines (CVA), Erlendur Svavarsson, admitiu hoje que a procura internacional condiciona a retoma das operações e que os voos das companhias portuguesas para o arquipélago são “deficitários”, apenas possíveis com ajuda estatal.

A posição foi assumida em entrevista à agência Lusa pelo presidente do conselho de administração da CVA, desde março de 2019 liderada por investidores islandeses e há quase um ano sem voos comerciais devido à pandemia de covid-19, enquanto a TAP e a SATA (Açores), sob intervenção estatal em Portugal, permanecem as únicas a voar para o arquipélago, perante as críticas locais à ausência de voos pela companhia de bandeira.

“Creio que as críticas à gestão das companhias aéreas assentam em sentimentos e não em argumentos empresariais. Como escrevi recentemente numa carta ao nosso ‘staff’, os nossos concorrentes SATA e TAP operam um modelo de negócio onde o arquipélago [de Cabo Verde] é apenas um ponto da sua operação em ‘hub’. Ambas as companhias aéreas também receberam centenas de milhões de euros em ajuda governamental. Eles usaram esse dinheiro para operar voos deficitários para Cabo Verde e em todo o mundo”, afirmou Erlendur Svavarsson.

Desde agosto que as duas companhias aéreas portugueses estão a assegurar voos para o arquipélago de Cabo Verde, além da Praia, também para as ilhas de São Vicente e recentemente do Sal, mantendo-se a CVA totalmente inoperacional e com os mais de 300 trabalhadores em ‘lay-off’.

“Vimos o número de passageiros a embarcar e desembarcar na Praia e em São Vicente nos últimos meses. Esses números têm sido extremamente baixos e permanecerão assim por semanas ou meses. Esta falta de passageiros não é surpreendente porque o processo de vacinação, na Europa e em todo o mundo, ainda não atingiu um ponto em que os governos sejam incentivados a abrir fronteiras e os indivíduos a viajarem livremente”, sublinhou o administrador da CVA.

Em março de 2019, o Estado de Cabo Verde vendeu 51% da então empresa pública TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde) por 1,3 milhões de euros à Lofleidir Cabo Verde, empresa detida em 70% pela Loftleidir Icelandic EHF (grupo Icelandair, que ficou com 36% da CVA) e em 30% por empresários islandeses com experiência no setor da aviação (que assumiram os restantes 15% da quota de 51% privatizada).

O Governo concluiu em 2020 a venda de 10% das ações da CVA a trabalhadores e emigrantes, mas os 39% restantes, que deveriam ser alienados em bolsa, a investidores privados, vão para já ficar no domínio do Estado, decisão anunciada pelo executivo devido aos efeitos da pandemia.

Após a suspensão de todos os voos da companhia aérea cabo-verdiana em março de 2020, devido à pandemia de covid-19, foram divulgados nos meses seguintes negociações entre a administração e o Estado, para um apoio financeiro à CVA.

Erlendur Svavarsson afirmou que a pandemia de covid-19, que condicionou as companhias aéreas em todo o mundo, “continua inabalável” e está agora “pior do que nunca”.

“Há muitos meses estava previsto que a normalidade não voltaria até que uma vacina fosse desenvolvida, aprovada e distribuída. Em muitos de nossos principais mercados, especialmente na Europa, o processo de aprovação e distribuição foi atrasado além do que esperávamos. Por esta razão, os bloqueios estão voltando, as fronteiras estão se fechando mais uma vez e a incerteza substituiu o otimismo para a maioria das pessoas e indústrias”, recordou o administrador.

“Para além destes fatores exógenos, a futura atividade comercial da sociedade continua sujeita a acordo entre acionistas. É claro, porém, que a menor demanda de passageiros, prevista para os próximos meses e anos, exigirá uma redução nos voos, em relação a 2019”, concluiu Erlendur Svavarsson, embora sem concretizar um horizonte para a retoma da atividade da CVA.

TAP transporta para o Brasil 5,6 mil litros de matéria prima para a produção da vacina contra o Covid-19

 

Conforme noticiamos ontem, a TAP Air Portugal realizou a etapa final de cerca de 5,6 mil litros de matéria prima para a produção da vacina contra o Covid-19.

A primeira etapa foi feita por um A350 da Finnair que chegou ontem ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

O A350 OH-LWE da Finnair, descolou de Pequim até Lisboa, segundo carregamento de 2021, com cerca de 5,6 mil litros de matéria-prima fornecida pela Sinovac, para a produção no Brasil de mais 8,7 milhões de vacinas contra a COVID-19.

Posteriormente a carga seguiu para o aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, num voo de carga operado pelo A330-900 CS-TUR da TAP.

A receber a aeronave esteve presente o governador João Dória, bem como o delegado da TAP no Brasil, Mário de Carvalho.

Aos jornalista o governador indicou que a carga seria levada em camiões refrigerados até à sede do Instituto Butantan, na capital Paulista.

Operação da Finnair e da TAP para levar até ao Brasil material para produção de vacinas contra a Covid-19

 

O Spotter Paulo Grilo capturou o momento da chegada do A350 da Finnair ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Tratou-se do A350 da Finnair que descolou de Pequim para iniciar o transporte até Lisboa do segundo carregamento de 2021 de cerca de 5,6 mil litros de matéria-prima fornecida pela Sinovac, para a produção no Brasil de mais 8,7 milhões de vacinas contra a COVID-19.

A carga, entretanto, vai seguir para o aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, num voo de carga operado pela TAP.

Boeing B777X em testes no Alasca

 

A Boeing continua com os testes de certificação do Boeing 777X, desta vez, com os testes de frio intenso.

Recentemente o B777X de testes WH004 (N779XZ) esteve em Fairbanks, no Alasca, a realizar testes.

De referir que, os testes são realizados por todas as fabricantes de aeronaves para garantir que a aeronave possa operar em todas as condições climáticas extremas.

Com uma temperatura muito baixa, algumas partes do avião podem partir ou rachar, pelas várias características da dilatação dos diferentes materiais utilizados nas aeronaves, apesar dos modelos já serem projetados a pesar nessas condições, não existindo grandes problemas durante os testes.

Além dos testes no “terreno” é possível simular em hangar as variações de condições climáticas.

Por exemplo, o Airbus A350 XWB foi o primeiro modelo da Airbus a ser submetido a testes climáticos extremos no Laboratório Climático McKinley da Força Aérea dos Estados Unidos, na Flórida. Para essas avaliações, a aeronave foi exposta a uma gama de temperaturas – de 45 graus C a -40 graus. C – para validar vários sistemas da aeronave, incluindo o seu entretenimento a bordo, ar condicionado, galley, água e sistemas de resíduos.

Mas da mesma forma, os testes são focados em verificar o nível de eficiência dos lubrificantes, sistemas de aquecimento da aeronave e funcionamento das partes móveis, que podem sofrer com a formação de gelo em seus sistemas de atuação.

Em condições de frio extremo, como na Sibéria, é verificado o comportamento de borrachas e plásticos.

Do conjunto de testes faz parte ligar os motores após 24 horas do avião parado e verificar como uma partida a frio é realizada, tanto para os motores como para o APU.

Também as tripulações aproveitam para realizar testes de descolagem e aterragem em pistas contaminadas (pistas congeladas), bem como verificar o comportamento os reversores dos motores na neve, e também alguns procedimentos de emergência, como uma descolagem abortada – RTO.

KLM realiza primeiro voo de passageiros com querosene sintético sustentável

 

A KLM anunciou que pela primeira vez em todo o mundo, foi realizado um voo de passageiros nos Países Baixos parcialmente operado com querosene sintético produzido de forma sustentável. O anúncio foi feito esta segunda-feira durante a conferência internacional sobre Combustíveis de Aviação Sintéticos Sustentáveis (SAF) em Haia. A Shell, produtora do querosene sustentável e a KLM, operadora do voo, apresentaram este showcase durante a sessão iniciada por Cora van Nieuwenhuizen, Ministra de Infraestrutura e Gestão de Água da Holanda. Políticos europeus, legisladores, representantes da comunidade empresarial, a indústria (da aviação) e ONGs participaram na conferência.

Os Países Baixos são um dos países líderes na Europa no impulso ao desenvolvimento e à aplicação de combustíveis de aviação sustentáveis, para tornar a aviação mais sustentável. A Holanda pretende estimular o desenvolvimento e a aplicação de combustíveis de aviação sustentáveis (biocombustíveis e querosene sintético), para que as companhias aéreas europeias possam voar totalmente com combustível sustentável até 2050. O governo holandês apoia várias iniciativas de estímulo à produção e ao seu uso, para, assim, torná-lo comercialmente viável. A construção da primeira fábrica europeia de bioquerosene sustentável em Delfzijl, na Holanda, para a qual a SkyNRG está colaborar com a KLM, o Aeroporto de Schiphol e a SHV Energy, é um exemplo.

500 litros entregues, reabastecidos e utilizados

Conforme foi anunciado durante a conferência, foi realizado o primeiro voo comercial de passageiros entre o aeroporto Schiphol-Amesterdão e Madrid a 22 de janeiro passado, com uma mistura de 500 litros de querosene sintético sustentável. A Shell produziu o querosene sintético no seu centro de pesquisa em Amesterdão à base de CO2, água e energia renovável do sol e do vento de origem holandesa.

Pieter Elbers, CEO da KLM:

Estou orgulhoso por a KLM estar a operar o primeiro voo da indústria usando querosene sintético feito a partir de fontes renováveis. A transição de combustível fóssil para alternativas sustentáveis é um dos maiores desafios da aviação. A renovação da frota contribuiu significativamente para a redução das emissões de CO2, mas o aumento da produção e do uso de combustível de aviação sustentável vai fazer uma ainda maior diferença para a atual geração de aviões. É por isso que nos associámos há algum tempo a vários parceiros para estimular o desenvolvimento de querosene sintético sustentável. Este primeiro voo com querosene sintético mostra, na prática, que isso é possível e que podemos seguir em frente.

Cora van Nieuwenhuizen, Ministra de Infraestrutura e Gestão de Água dos Países Baixos:

Tornar a aviação mais sustentável é um desafio internacional que enfrentamos juntos. Hoje estamos a dar um grande passo no novo capítulo da aviação. Esta inovação promissora será de grande importância nas próximas décadas para reduzir as emissões de CO2 da aviação. É ótimo que, na Holanda, tenhamos sido os primeiros a mostrar que isso é possível: um grande elogio para todos os envolvidos. Espero que, nestes tempos turbulentos para a aviação, isso inspire as pessoas do setor a continuar neste curso.

Marjan van Loon, Presidente e CEO da Shell Netherlands:

A Shell é um participante ativo da transição energética e a nossa contribuição para este mundo em primeiro é um exemplo disso. Estou extremamente orgulhoso por termos conseguido produzir 500 litros de combustível para aviação pela primeira vez à base de CO2, água e energia renovável. É um primeiro passo importante e, juntamente com os nossos parceiros, precisamos agora de expandir, acelerar e torná-lo comercialmente viável.

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