A KLM anunciou que pela primeira vez em todo o mundo, foi realizado um voo de passageiros nos Países Baixos parcialmente operado com querosene sintético produzido de forma sustentável. O anúncio foi feito esta segunda-feira durante a conferência internacional sobre Combustíveis de Aviação Sintéticos Sustentáveis (SAF) em Haia. A Shell, produtora do querosene sustentável e a KLM, operadora do voo, apresentaram este showcase durante a sessão iniciada por Cora van Nieuwenhuizen, Ministra de Infraestrutura e Gestão de Água da Holanda. Políticos europeus, legisladores, representantes da comunidade empresarial, a indústria (da aviação) e ONGs participaram na conferência.
Os Países Baixos são um dos países líderes na Europa no impulso ao desenvolvimento e à aplicação de combustíveis de aviação sustentáveis, para tornar a aviação mais sustentável. A Holanda pretende estimular o desenvolvimento e a aplicação de combustíveis de aviação sustentáveis (biocombustíveis e querosene sintético), para que as companhias aéreas europeias possam voar totalmente com combustível sustentável até 2050. O governo holandês apoia várias iniciativas de estímulo à produção e ao seu uso, para, assim, torná-lo comercialmente viável. A construção da primeira fábrica europeia de bioquerosene sustentável em Delfzijl, na Holanda, para a qual a SkyNRG está colaborar com a KLM, o Aeroporto de Schiphol e a SHV Energy, é um exemplo.
500 litros entregues, reabastecidos e utilizados
Conforme foi anunciado durante a conferência, foi realizado o primeiro voo comercial de passageiros entre o aeroporto Schiphol-Amesterdão e Madrid a 22 de janeiro passado, com uma mistura de 500 litros de querosene sintético sustentável. A Shell produziu o querosene sintético no seu centro de pesquisa em Amesterdão à base de CO2, água e energia renovável do sol e do vento de origem holandesa.
Pieter Elbers, CEO da KLM:
“Estou orgulhoso por a KLM estar a operar o primeiro voo da indústria usando querosene sintético feito a partir de fontes renováveis. A transição de combustível fóssil para alternativas sustentáveis é um dos maiores desafios da aviação. A renovação da frota contribuiu significativamente para a redução das emissões de CO2, mas o aumento da produção e do uso de combustível de aviação sustentável vai fazer uma ainda maior diferença para a atual geração de aviões. É por isso que nos associámos há algum tempo a vários parceiros para estimular o desenvolvimento de querosene sintético sustentável. Este primeiro voo com querosene sintético mostra, na prática, que isso é possível e que podemos seguir em frente.”
Cora van Nieuwenhuizen, Ministra de Infraestrutura e Gestão de Água dos Países Baixos:
“Tornar a aviação mais sustentável é um desafio internacional que enfrentamos juntos. Hoje estamos a dar um grande passo no novo capítulo da aviação. Esta inovação promissora será de grande importância nas próximas décadas para reduzir as emissões de CO2 da aviação. É ótimo que, na Holanda, tenhamos sido os primeiros a mostrar que isso é possível: um grande elogio para todos os envolvidos. Espero que, nestes tempos turbulentos para a aviação, isso inspire as pessoas do setor a continuar neste curso.”
Marjan van Loon, Presidente e CEO da Shell Netherlands:
“A Shell é um participante ativo da transição energética e a nossa contribuição para este mundo em primeiro é um exemplo disso. Estou extremamente orgulhoso por termos conseguido produzir 500 litros de combustível para aviação pela primeira vez à base de CO2, água e energia renovável. É um primeiro passo importante e, juntamente com os nossos parceiros, precisamos agora de expandir, acelerar e torná-lo comercialmente viável.”