Últimas Notícias:

B747-400BCF declara emergência após falha de motor


 

Este sábado, um 747-400BCF da Longtail Aviation solicitou uma aterragem de emergência após uma falha num dos motores, logo depois da descolagem.

A aeronave, com a matrícula VQ-BWT, iria realizar um voo entre Maastricht, principal aeroporto de cargas dos Países Baixos, e Nova Iorque.

Após a detenção do problema, a tripulação solicitou uma aterragem de emergência que aconteceu em Liège, na Bélgica.

Dadas as condições, foi possível realizar uma aterragem de emergência preparada permitido que a aeronave pudesse libertar combustível para aliviar o peso e aterrar de uma forma mais segura, dentro do limite máximo de peso permitido pelo fabricante.

De acordo com as informações, o problema foi no motor PW4056 número 1, devido à quebra de palhetas de um ou mais discos do motor, causando o seu mau funcionamento.

Este problema pode ter diversas origens, como ingestão de objectos ou pássaros, falha no material por defeito de fabricação, manutenção deficiente, entre outras.

Existem relatos que várias peças caíram no solo. Uma delas atingiu uma senhora, que sofreu ferimentos ligeiros. Já outras peças atingiram carros que estavam estacionados.

A título de curiosidade, o 747-400BCF foi fabricado para passageiros tendo sido convertido para carga pela própria Boeing. Neste momento a aeronave aguarda um motor de reserva que está a ser enviado para Liège para que a aeronave possa seguir para os EUA.