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Reestruturação da Cabo Verde Airlines prevê a saída de 207 dos cerca de 300 trabalhadores

 

A reestruturação da Cabo Verde Airlines prevê a saída de 207 dos cerca de 300 trabalhadores, conforme um acordo de financiamento de quase 8,5 milhões de euros entre o Governo e o Banco Mundial.

O acordo, celebrado em 03 de julho último entre Cabo Verde e a Associação Internacional para o Desenvolvimento (AID), do grupo Banco Mundial, ao qual a Lusa teve hoje acesso, prevê um “financiamento adicional” ao projeto de gestão do Setor Empresarial do Estado (SEE) cabo-verdiano, no valor de sete milhões de SDR (Direitos de Saque Especiais, equivalente a 8,43 milhões de euros).

“O objetivo do projeto é reforçar a gestão fiscal relacionada com o SEE”, refere o acordo, que prevê financiar quatro componentes, como a assistência técnica à Unidade de Acompanhamento do Setor Empresarial do Estado (UASE), a gestão de projetos e a reforma do setor da habitação.

Contudo, na sua primeira componente de apoio, o acordo refere o “financiamento baseado em resultados”, nomeadamente através de um “programa de despesas elegíveis para apoiar” Cabo Verde a desenvolver as capacidades da UASE e assim “melhorar o seu acompanhamento da carteira de SEE”, bem como o “apoio às reformas críticas nos TACV”, companhia aérea que este mês voltou a ser liderada pelo Estado, “para diminuir as suas necessidades de financiamento público futuro”.

O acordo prevê financiar o “reforço da gestão financeira” da companhia, “através da implementação de reformas estratégicas”, incluindo, entre outras, uma “reconfiguração dos recursos humanos e preparação da redução de cerca de 207 funcionários”, do “financiamento público reduzido para as operações dos TACV resultantes de outras reformas estratégicas” e pelo “pagamento de indemnizações a cerca de 207 funcionários” da companhia.

O Estado cabo-verdiano assumiu em 06 de julho a posição de 51% da TACV detida desde 2019 por investidores islandeses, alegando vários incumprimentos na gestão e dissolvendo de imediato os corpos sociais.

A reversão de privatização da Cabo Verde Airlines (CVA – nome comercial adotado desde 2019 para a TACV), feita por decreto-lei, foi justificada no mesmo documento com “sérias preocupações” face o “cumprimento dos princípios, termos, pressupostos e fins” definidos no processo de privatização.

Entre as preocupações do Governo constam o “cumprimento com os procedimentos acordados de pagamento de despesas, registo contabilístico e contratação”, a “salvaguarda dos interesses da empresa e objetivos da parceria em consequência de envolvimento em atos e contratos que revelam substâncias e sérios conflitos de interesse”, a “contribuição para o reforço da capacidade económico-financeira e da estrutura de capital” da companhia ou sobre a “concretização integral da venda direta em prazo, condições de pagamento e demais termos”.

Em março de 2019, o Estado de Cabo Verde vendeu 51% da então empresa pública TACV por 1,3 milhões de euros à Lofleidir Cabo Verde, empresa detida em 70% pela Loftleidir Icelandic EHF (grupo Icelandair, que ficou com 36% da CVA) e em 30% por empresários islandeses com experiência no setor da aviação (que assumiram os restantes 15% da quota de 51% privatizada).

A CVA, em que o Estado cabo-verdiano mantinha uma posição de 39% (restantes 10% vendidos a emigrantes cabo-verdianos e trabalhadores da companhia), concentrou então a atividade nos voos internacionais a partir do ‘hub’ do Sal, deixando os voos domésticos.

Até à nomeação dos novos titulares dos órgãos sociais, o mesmo decreto-lei estabelece que a companhia será representada e administrada por um gestor designado por despacho conjunto dos ministros das Finanças e do Turismo e dos Transportes.

Devido aos efeitos da pandemia de covid-19 – desde março de 2020 que a companhia não realiza voos comerciais com a maioria dos cerca de 300 trabalhadores em regime de ‘lay-off’ -, foi assinado um novo acordo entre o Estado e a Loftleidir em março de 2021, para viabilizar a empresa (envolvendo desde novembro a emissão de avales do Estado a cerca de 20 milhões de euros de empréstimos para pagamentos de salários e outras despesas urgentes), o qual previa também a cedência de ambas as partes em diferentes matérias.

“Nesse acordo, o Estado e a Loftleidir Cabo Verde deveriam providenciar financiamento aos TACV, tendo o Governo cumprido com a sua parte (…) No entanto, e posteriormente ao acordo de resolução, foram identificados factos na governança dos TACV e no relacionamento da Loftleidir Cabo Verde e partes interessadas com os TACV que podem contribuir para a insustentabilidade da continuidade do acordo, pois que existe um risco sério, real e significativo de a Loftleidir Cabo Verde não cumprir com a sua proposta de investimento de capital nos TACV”, acrescenta.

O texto refere ainda que “têm-se verificado várias e sérias questões relativas ao financiamento, operações e governança dos TACV, que ameaçam a sua sustentabilidade, põe em causa de forma grave o interesse público e impõe um acentuado agravamento do risco ao Estado”.

Essa situação, admite o Governo, faz “crescer em larga escala as suas responsabilidades como acionistas, como garante de pagamentos de avultadas dívidas e como autoridade que deve assegurar uma política de transportes aéreos internacionais que corresponda às necessidades do desenvolvimento económico de Cabo Verde e dos cabo-verdianos”.

A administração da CVA anunciou em 27 de junho a suspensão do plano de retoma de voos face à então intenção anunciada de renacionalização da companhia pelo Governo e pedido de arresto de um Boeing da companhia – fornecido em regime de ‘leasing’ pela Loftleidir Icelandic EHF – por parte do Estado, face a alegadas dívidas.

Força Aérea Portuguesa resgata vítima em Arouca (com vídeo)

A Força Aérea Portuguesa anunciou que efetuou o salvamento de uma vítima politraumatizada, após incidente no Rio de Frades, Arouca, Aveiro, durante a tarde de ontem, 17 de julho.

A vítima foi resgatada por um helicóptero da Força Aérea e estabilizada pelos Bombeiros Voluntários de Arouca.

Após o resgate, foi transportada até ao Estádio Municipal de Arouca e posteriormente reencaminhada para uma unidade hospitalar.

Nesta missão, que teve a duração de 01H35, foi empenhado o helicóptero AW 119 Koala, da Esquadra 552 – “Zangões”, que se encontra em destacamento permanente no Aeródromo de Manobra N.° 1, em Ovar.

Foto: FAP

O AW119MKII é um helicóptero monomotor, desenvolvido a partir do helicóptero bimotor AW109, do qual herdou as dimensões exteriores e interiores assim como a redundância dos sistemas hidráulico, elétrico e do combustível.

Trata-se de um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam: instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais.

Está equipado com um trem de aterragem do tipo “patins”, com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento sobre ambiente marítimo. Para esta missão em particular, pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca.

Tem a capacidade de transportar até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1400Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.

Emirates retoma voos para Ilhas Maurícias em A380

 

A Emirates anunciou que reiniciará os voos de passageiros para as Ilhas Maurícias neste verão, com dois voos semanais a partir de 15 de julho, à medida que o país reabre gradualmente as suas fronteiras para turistas internacionais.

Por forma a responder ao aumento da procura no mercado, a companhia aérea também anunciou que irá operar com o seu icónico A380 para as Ilhas Maurícias, a partir de 1 de agosto. Os passageiros totalmente vacinados podem desfrutar de uma estadia tranquila e segura numa lista de resorts com medidas de segurança COVID-19 pré-aprovados em toda a ilha.

Os voos da Emirates para as Ilhas Maurícias realizar-se-ão às quintas e sábados. A partir de 15 de julho, a rota será realizada no Boeing 777-300ER e, a partir de 1 de agosto, no A380 da Emirates. O voo EK 701 da Emirates partirá do Dubai às 2h35 e chegará às Ilhas Maurícias às 9h10, horário local. O voo de regresso será às sextas e domingos. O voo EK 704 da Emirates partirá às 23h10 e chegará ao Dubai às 17h45, horário local, no dia seguinte.

Os voos da Emirates para as Ilhas Maurícias podem ser reservados no site emirates.com, através de agentes de viagens ou no Emirates Sales Office.

A experiência no A380 da Emirates continua a ser a preferida entre os passageiros devido às suas cabines espaçosas e confortáveis, e a companhia aérea continuará a aumentar a operação deste avião – de acordo com o retorno gradual da procura. Atualmente, a Emirates opera o A380 para Nova York JFK, Los Angeles, Washington D.C, Toronto, Paris, Munique, Viena, Frankfurt, Moscovo, Amã, Cairo e Guangzhou.

Praias de areia branca, águas cristalinas e paisagens exuberantes – as ilhas Maurícias  continuam a ser um dos destinos de férias mais populares do mundo, atraindo turistas vindos das Américas, Europa e Médio Oriente. Os passageiros da Emirates também podem desfrutar de outros destinos no Oceano Índico, uma vez que a companhia aérea oferece 28 voos semanais para as Maldivas e sete voos semanais para as Seychelles.

À medida que as fronteiras internacionais são reabertas e as restrições de viagens são reduzidas, a Emirates continua a expandir a sua rede de tráfego aéreo de forma segura e sustentável. A companhia aérea retomou os serviços de passageiros para mais de 120 destinos e, até o final de julho, terá recuperado cerca de 90% da sua atividade pré-pandemia. Os passageiros podem desfrutar de ligações mais convenientes para as Américas, Europa, África, Médio Oriente e Ásia-Pacífico via Dubai.

Groundforce diz que greve cancelou 300 voos e desafia TAP a pagar “o que é devido”

 

A Groundforce avançou que a greve de hoje dos seus trabalhadores levou ao cancelamento de mais de 300 voos e desafiou a TAP a pagar à empresa “o que lhe é devido pelos serviços prestados”.

“A Groundforce não é indiferente aos transtornos causados por esta greve e reitera que bastaria que a TAP pagasse o valor em dívida pelos serviços já prestados pela Groundforce para que os salários fossem regularizados”, adiantou a empresa de ‘handling’ em comunicado.

“Quem está na condição de devedor é a TAP, que, no total, deve já 12 milhões de euros de faturação emitida”, adiantou ainda a Groundforce, que garantiu que, na manhã de hoje, enviou uma carta à transportadora aérea “dando o seu acordo para que a transferência de cinco milhões de euros fosse feita, a título de adiantamento, e a greve suspensa”.

“A Groundforce aceitou todas as condições impostas pela TAP, exceto reconhecer o valor como um “crédito”, razão pela qual a TAP rejeitou a proposta”, referiu a companhia que presta apoio em terra à aviação em vários aeroportos nacionais.

Antecipando que os aeroportos portugueses vão voltar a sofrer domingo constrangimentos devido à greve, a Groundforce apelou à TAP para que “coloque os interesses do país à frente dos seus e que pague” pelos serviços prestados nos aeroportos nacionais.

De acordo com a Groundforce, até às 18:30 de hoje, a greve levou ao cancelamento de mais de 300 de voos, com a operação em Lisboa, onde 79,3% dos trabalhadores aderiram à paralisação, a ser a mais afetada, com o cancelamento de 226 voos.

O aeroporto do Porto registou uma adesão de 45% e um total de 68 voos cancelados, de acordo com os dados divulgados pela empresa, enquanto, em Faro, a adesão foi de 11,5%, com o cancelamento de sete voos.

No Funchal foram cancelados três voos, em resultado da adesão de 15,8% dos trabalhadores, adiantou a Groundforce.

Hoje foi o primeiro dia da greve convocada pelo Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), como protesto pela “situação de instabilidade insustentável, no que concerne ao pagamento pontual dos salários e outras componentes pecuniárias” que os trabalhadores da Groundforce enfrentam desde fevereiro de 2021.

A paralisação vai prolongar-se pelos dias 18 e 31 de julho, 01 e 02 de agosto, o que levou a ANA a alertar para constrangimentos nos aeroportos nacionais, cancelamentos e atrasos nos voos assistidos pela Groundforce, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo.

Além desta greve, desde o dia 15 de julho que os trabalhadores da Groundforce estão também a cumprir uma greve às horas extraordinárias, que se prolonga até às 24:00 do dia 31 de outubro de 2021.

A Groundforce é detida em 50,1% pela Pasogal e em 49,9% pelo grupo TAP, que, em 2020, passou a ser detido em 72,5% pelo Estado português.

Pilotos da TAP aprovam proposta sindical de não aceitar voos em folgas e férias

 

Os pilotos da TAP decidiram hoje em assembleia convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) não aceitar voos em folgas e em férias, votando esmagadoramente a proposta sindical nesse sentido.

Fonte do SPAC disse à agência Lusa que 96% votaram a favor da proposta, dois por cento contra e dois por cento abstiveram-se.

A assembleia de empresa convocada pelo SPAC destinou-se a debater o despedimento coletivo anunciado de 35 profissionais e decidir a aceitação ou não de realizar voos em férias e folgas.

Numa convocatória enviada esta semana aos associados, a que a Lusa teve acesso, o sindicato explicava que “a pedido expresso e urgente da direção do SPAC e tendo em conta a especial gravidade do momento laboral” que se atravessa, o presidente da mesa da assembleia-geral convocou a assembleia de empresa dos pilotos da TAP Air Portugal.

Esta segunda-feira, o SPAC apelou para que os associados não realizem voos em folga e férias e não “aceitem qualquer atividade que não esteja planeada”, para combater o despedimento coletivo na TAP.

Numa carta, a que a Lusa teve acesso, os pilotos voltaram a contestar este processo, que envolve 35 profissionais, referindo que os “fundamentos são ilegais, incompreensíveis e sem justificação”.

“Apelamos a todos os pilotos que, enquanto pairar esta ameaça de despedimento coletivo, não realizem voos em folga e férias e não aceitem qualquer atividade que não esteja planeada. Não contribuam para despedir os vossos colegas”, salienta o SPAC.

“A TAP entende que não precisa desses 35 pilotos para realizar a operação. Porém, o que se verifica é que a TAP, apesar de ter um número de pilotos que considera excessivo, recorre ao trabalho em férias e folgas para resolver os problemas de planeamento”, disse o sindicato.

O processo de despedimento coletivo de 124 colaboradores iniciado em 07 de julho pela TAP abrange 35 pilotos, 28 tripulantes de cabina, 38 trabalhadores da manutenção e engenharia e 23 funcionários da sede, segundo uma mensagem enviada pela administração aos trabalhadores.

A Lusa não conseguiu saber o nível de participação na assembleia de hoje, realizada online.

Passageiro abre porta armada de avião da TAP

 

Esta manhã no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, um passageiro abriu uma das portas da aeronave que já se encontrava armada (pronta para insuflação da manga de emergência), supostamente por estar farto de aguardar pela saída da aeronave com destino ao Gana.

O passageiro terá armado a manga de evacuação do avião após uma espera de duas horas dentro do avião, contudo, o passageiro não saltou para fora da aeronave.
A aeronave com a matrícula CS-TXF devia ter partido às 10 horas de hoje para Accra, a capital do Gana na África ocidental, mas não descolou.

A TAP confirmou que esta “manhã no voo TP1523 Lisboa-Accra, quando o aparelho se encontrava ainda no chão, um passageiro fez insuflar a manga de emergência. Não houve qualquer saída de passageiros por essa via”.

Mas este incidente “levou a que o avião, um A321LR, tivesse de ficar imobilizado, uma vez que terá de ser intervencionado pela manutenção. Os passageiros foram desembarcados e a TAP está a trabalhar para solucionar as suas viagens”.

Foto: JE

A greve dos trabalhadores da Groundforce levou hoje ao cancelamento de pelo menos 166 voos no aeroporto de Lisboa, de acordo com a última atualizada feita pela ANA – Aeroportos de Portugal, que está a ser o mais afetado pela ação de protesto.

Hoje é o primeiro dia da greve convocada pelo Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), como protesto pela “situação de instabilidade insustentável, no que concerne ao pagamento pontual dos salários e outras componentes pecuniárias” que os trabalhadores da Groundforce enfrentam desde fevereiro de 2021.

A paralisação vai prolongar-se pelos dias 18 e 31 de julho, 01 e 02 de agosto, o que levou a ANA a alertar para constrangimentos nos aeroportos nacionais, cancelamentos e atrasos nos voos assistidos pela Groundforce, nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo.

Além desta greve, desde o dia 15 de julho que os trabalhadores da Groundforce estão também a cumprir uma greve às horas extraordinárias, que se prolonga até às 24:00 do dia 31 de outubro de 2021.

Várias companhias já foram obrigadas a cancelar os seus voos e outras a divergir para aeroportos na Europa, a fim de aguardar posições de estacionamento.

No caso da TAP, a companhia já a anunciou nas suas Redes Sociais os significativos constrangimentos em toda a sua operação prevista para o dia de hoje e de amanhã, devido à greve de dois dias no serviço de assistência em terra da Groundforce, que se iniciou às 00:00 de 17 de julho. A companhia sublinha que são expectáveis cancelamentos e atrasos nos voos assistidos pela Groundforce, sobretudo no aeroporto de Lisboa.

A Groundforce é detida em 50,1% pela Pasogal e em 49,9% pelo grupo TAP, que, em 2020, passou a ser detido em 72,5% pelo Estado português

Finnair anuncia dois voos por semana para o Porto entre agosto e outubro

 

A Finnair anunciou hoje que vai aumentar para dois voos diretos por semana a operação entre o Porto e Helsínquia no pico do verão, duplicando a operação atual entre 3 de agosto e 2 de outubro.

A companhia passa a oferecer voos às terças e sextas-feiras entre Helsínquia e a cidade do Porto, , num aumento que duplica a atual oferta que conta atualmente com um voo por semana, às terças-feiras.

De referir que a Finnair iniciou a sua operação Porto em junho de 2019, com dois voos semanais que decorreram até meados de agosto. No ano passado, a companhia tinha previsto retomar a operação dois meses mais cedo, o que acabou por não acontecer devido à pandemia da COVID-19.

Além da cidade do Porto, a Finnair disponibiliza também três voos diretos por semana, às terças, quintas e sábados, entre Helsínquia e Lisboa.

Azores Airlines anuncia redução de consumo de combustível ao passar manuais de voo para formato digital

 

A Azores Airlines, companhia do Grupo SATA, anunciou hoje um salto tecnológico que a companhia deu, mas que não será percebido pelos passageiros.

A companhia refere que no final de cada ano terá removido cerca de 51kg de manuais físicos dos seus aviões; obtido uma redução de consumo de combustível na ordem das 50 toneladas por ano; terá diminuído as emissões de CO2 para a atmosfera em 165.500kg e terá deixado de imprimir cerca de 500 mil folhas de papel A4.

Esta evolução representa um passo decisivo para a melhoria da operação aérea e para a redução do seu impacto ambiental e ecológico, sendo uma iniciativa totalmente alinhada com a estratégia da companhia.

Chama-se Electronic Flight Bag (EFB) e, de uma forma muito resumida, significa dizer que se trata de solução tecnológica FlySmart +, que se apresenta sob a forma física de um IPAD, e que vem para substituir um conjunto relevante de informação contida em manuais e outros suportes em papel, pela utilização de um equipamento digital.

Esta transformação tecnológica, promove a otimização da performance de voo e a diminuição significativa de consumos.

O processo pode parecer simples mas como se trata da aviação, está muito longe disso.

Foi necessário um aturado trabalho com a NavBlue (uma empresa Airbus), e um processo de acreditação igualmente longo, para se chegar finalmente à fase de teste em que se encontra a companhia aérea e que se prolongará durante os próximos seis meses.

O Electronic Flight Bag (EFB) é um recurso tecnológico que passa a ser utilizado pelas tripulações técnicas no cockpit, mas que tem impacto global em toda a operação de voo.

Trata-se, também por isso, de um projeto que assume grande relevância na operação aérea da companhia, pois representa um salto tecnológico na gestão e otimização do voo, com ganhos reais nos cálculos de performance da operação da frota, em que se evidencia a redução de consumos e consequente redução de emissões de CO2, o que resulta, igualmente, no aumento de níveis de segurança, através da ergonomia do acesso dos Pilotos à informação operacional, especialmente em fases críticas do voo.

A Azores Airlines será a primeira companhia aérea em Portugal a utilizar o Electronic Quick Reference Handbook (Airbus eQRH), uma aplicação recentemente adicionada ao EFB que vem substituir os checklists (lista de procedimentos obrigatórios) tradicionais, até aqui em suporte de papel, apresentando-os de uma forma dinâmica e sequencial, de acordo com a fase do voo.

A este respeito, será de recordar que a SATA Air Açores foi uma pioneira na Europa, quando procedeu à implementação do EFB na sua operação aérea, processo este que se encontra totalmente consolidado na transportadora regional, com provas dadas da sua eficácia.

O alcance do projeto do EFB não se esgotará no trabalho de cockpit, pois integra um espaço tecnológico a bordo dos aviões em que cada vez mais a gestão da informação, associada a comunicações ativas e em tempo real, permitem fazer escolhas que fazem a diferença num cenário dinâmico e concorrencial, onde pequenas otimizações, por menores que sejam, podem traduzir-se em relevantes ganhos.

AN-28 encontrado após aterragem forçada na Sibéria, todos os passageiros sobreviveram

 

O avião de passageiros que tinha desaparecido esta manhã dos radares quando sobrevoava a Sibéria foi encontrado.

Foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência e todas as 18 pessoas a bordo sobreviveram, afirma a agência aérea russa citada pela agência France-Presse.

O ministro das Emergências já tinha avançado que havia sobreviventes, não tendo no entanto avançando com números.

De recordar que um avião de passageiros russo Antonov AN-28 tinha desaparecido esta manhã dos radares na Sibéria ocidental.

As primeiras informações indicam que o aparelho tinha entre 13 a 17 pessoas a bordo. Os controladores aéreos perderam-lhe o rasto quando sobrevoava a cidade de Tomsk, na Sibéria.

“O aparelho desapareceu do radar no distrito de Bakcharsky. O farol de localização de emergência foi acionado. Há 17 pessoas a bordo, incluindo quatro crianças e três elementos da tripulação”, disse uma fonte dos serviços de emergência à agência TASS.

A aeronave, que pertence à companhia aérea Siberian Light Aviation, partiu da cidade de Kedrovy para Tomsk. Um helicóptero Mil Mi-8 foi enviado para ajudar nas buscas.

A Rússia melhorou significativamente a segurança da sua aviação desde os anos 2000, quando as principais companhias aéreas do país mudaram de antigas aeronaves soviéticas para aviões mais modernos.

Problemas de manutenção e, às vezes, falta de conformidade com as regras de segurança ainda são um problema, nomeadamente em áreas remotas do país, onde aviões ou helicópteros são veículos preferenciais para ligar localidades remotas.

Na semana passada, um avião da era soviética An-26 caiu na remota península de Kamchatka, matando todos os seus 28 passageiros e tripulantes.

 

 

Bruxelas aprova auxílio de emergência à TAP mas investiga apoio à reestruturação

 

A Comissão Europeia reaprovou hoje o auxílio de emergência de 1.200 milhões de euros à TAP, mas decidiu também lançar uma investigação para avaliar se o auxílio de 3.200 milhões à reestruturação da companhia aérea respeita a legislação comunitária.

Em duas decisões separadas hoje adotadas, o executivo comunitário, por um lado, ‘confirmou’ a validade do empréstimo de emergência de 1.200 milhões de euros, que já aprovara em 2020, mas que havia sido colocado em causa por um recente acórdão do Tribunal Geral, que – na sequência de uma queixa da Ryanair – anulou a decisão inicial da Comissão, pelo que este auxílio já pago à TAP “não terá de ser reembolsado”, apontou a vice-presidente executiva Margrethe Vestager, responsável pela política de concorrência.

Citada num comunicado divulgado pela Comissão, Vestager salienta, por outro lado, que “prosseguem os esforços para desenvolver um plano de reestruturação sólido que garanta a viabilidade da TAP a longo prazo sem necessidade de apoio estatal continuado”, pelo que, nesse contexto, Bruxelas deu “igualmente início a uma investigação sobre o auxílio à reestruturação notificado por Portugal”.

Em 10 de junho de 2021, Portugal notificou formalmente à Comissão Europeia um auxílio à reestruturação no valor de 3.200 milhões de euros, com o objetivo de financiar um plano de reestruturação do grupo através da TAP Air Portugal.

Bruxelas lançou hoje uma investigação aprofundada “para avaliar melhor a conformidade do plano de reestruturação proposto e dos auxílios conexos com as condições previstas nas orientações relativas aos auxílios de emergência e à reestruturação, propondo-se designadamente analisar “se a TAP ou os operadores de mercado contribuem suficientemente para os custos de reestruturação, assegurando assim que o plano de reestruturação não depende em excesso do financiamento público e que, por conseguinte, o auxílio é proporcionado”.

A Comissão quer também determinar “se o plano de reestruturação está acompanhado de medidas adequadas para limitar as distorções da concorrência criadas pelos auxílios”.

“Vamos manter um diálogo construtivo com as autoridades portuguesas sobre esta questão”, declarou Vestager.

Mais cocaína no avião onde em fevereiro foram apreendidos 500 kg de droga

 

Funcionários do aeródromo de Tires, em Cascais, encontraram hoje mais cocaína dentro do avião da empresa portuguesa OMNI onde em fevereiro as autoridades brasileiras detetaram 500 quilos daquela droga, disse à Lusa fonte da infraestrutura aeroportuária.

A mesma fonte não conseguiu precisar a quantidade de droga encontrada na aeronave, que pertence à empresa privada OMNI – Aviação e Tecnologia, com sede em Porto Salvo (Oeiras).

A Polícia Federal do Brasil apreendeu no início de fevereiro meia tonelada de cocaína escondida neste avião particular que já tinha recebido autorização para descolar da cidade de Salvador com destino a Portugal.

A droga foi encontrada durante uma inspeção de agentes da Polícia Federal quando o avião se encontrava na pista do Aeroporto Internacional de Salvador.

Em 23 de fevereiro, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal confirmou que já estava a investigar o caso da apreensão da cocaína encontrada no Brasil dentro da fuselagem deste avião que tinha como destino Tires.

A agência Lusa contactou entretanto as autoridades policiais para obter mais esclarecimentos, mas até ao momento ainda não obteve resposta.

CS-TOL e CS-TOM vão voar com as cores da Aerolíneas Argentinas

 

A Aerolíneas Argentinas vai voar com duas unidades Airbus A330-200, que voaram anteriormente com as cores da TAP Air Portugal.

Tratam-se dos A330-200 CS-TOL (MSN 0877) e do CS-TOM (MSN 0899) que irão receber as matriculas argentinas LV-KAN e LV-KAO, respectivamente.

A foto abaixo foi capturada no dia em que o CS-TOM estava a ser rebocado para o hangar onde irá receberá as cores da Aerolineas Argentinas.

A título de curiosidade, no dia 8 de julho o CS-TOM descolou do Aeroporto do Galeão, onde estava parado desde julho de 2020 nas instalações da TAP M&E, com destino a Assunção, capital do Paraguai. Após 1h em solo, o TOM regressou ao Rio de Janeiro:

Atualmente, a frota da Aerolíneas é composta por 78 aeronaves: 42 unidades da família Boeing 737, 26 Embraer ERJ-190 e 10 Airbus A330-200.

Iberojet inaugurou a sua rota para San José, na Costa Rica

 

A Iberojet, marca do Grupo Ávoris que juntou as companhias aéreas Orbeste Evelop, inaugurou esta terça-feira, 13 de julho, a sua nova rota entre Madrid e San José, na Costa Rica.

Os voos serão operados duas vezes por semana em equipamento Airbus A350.

Numa cerimónia simbólica da companhia juntamente com a Aena, o subdiretor geral da companhia Paul Verghagen cortou a fita acompanhado da tripulação do primeiro voo:

 

A Iberojet a partir de Madrid conta ainda com voos para Havana, Cancun, Punta Cana, Cozumel e Maurícia.

Delta Air Lines anuncia lucros no 2.º trimestre e aumento da frota com 36 aviões

 

A Delta Air Lines divulgou hoje os seus resultados do segundo trimestre de 2021, apresentando um lucro de 652 milhões de dólares, pondo fim a um período de cinco trimestres consecutivos com perdas devido ao impacto da COVID-19 e estima que, no próximo trimestre, os resultados positivos se mantenham, uma vez que as “viagens de lazer domésticas estão totalmente recuperadas para níveis de 2019 e há sinais encorajadores de melhoria nos negócios e viagens internacionais”.

Para este resultado, a companhia indica que muito contribuiu a subida da receita operacional, que aumentou 76% face ao primeiro trimestre do ano, ainda que, em comparação com igual período de 2019, este indicador tenha descido 49%, ficando. no entanto, acima das previsões da companhia aérea, que apontavam para uma descida de 50% a 52%. Já a receita por passageiro desceu 53% face a igual trimestre de 2019, enquanto a capacidade programada caiu 32%.

Com a melhoria dos resultados, a Delta Air Lines espera agora que a recuperação se mantenha no terceiro trimestre e estima que a capacidade suba entre 28% e 30%, enquanto as receitas devem crescer entre 30% e 35%, até porque  a curva de reservas tem vindo a normalizar à medida que aumentam os planos de viagens dos passageiros e a procura pelas classes premium tem vindo a aumentar, assim como nas viagens corporativas, que cresceram 40% no trimestre terminado em junho, quando no trimestre anterior tinham subido 20%.

“Estou animado para ver este impulso continuar no trimestre de setembro, à medida que as viagens de negócios recuperam e os mercados internacionais continuam a reabrir”, afirma Glen Hauenstein, presidente da Delta Air Lines, citado no comunicado divulgado.

A Delta Air Lines anunciou também que vai adicionar à sua frota 36 aeronaves usadas, sendo 29 aviões Boeing 737-900ER e sete Airbus A350-900.

As 36 aeronaves adicionais irão melhorar a eficiência do combustível e melhorar a experiência do cliente, ao mesmo tempo que apoiam a estratégia de renovação da frota da Delta centrada na simplificação, escala, dimensão e sustentabilidade, observa a companhia aérea norte-americana num comunicado de imprensa.

Os Airbus A350 serão contratados através de um contrato de leasing à AerCap, 27 unidades dos 737-900ER serao comprados através de fundos geridos pela Castlelake, enquanto os dois 737-900ER restantes serão financiados a partir de fundos também geridos pela Castlelake.

“Estas aeronaves são um investimento no futuro da Delta”, disse Ed Bastian, presidente executivo da empresa. “Ao olharmos para além da pandemia, a abordagem disciplinada e inovadora da Delta à renovação da frota posiciona-nos para o crescimento à medida que a procura de viagens regressa, ao mesmo tempo que melhora a experiência do cliente e apoia os nossos compromissos de sustentabilidade”.

As entregas das aeronaves serão concluídas até ao primeiro trimestre de 2022, e entrarão em serviço após a conclusão das modificações.

A companhia sublinha que a renovação da frota de longo curso é fundamental para a recuperação da Delta, e irá ajudar a companhia a seguir um caminho de rentabilidade sustentada e crescimento futuro.

Primeiro Airbus A350 para a STARLUX Airlines

 

O primeiro A350-900 para a STARLUX Airlines já está montando aguardado agora a colocação de motores.

A companhia fez uma encomenda inicial à Airbus para 17 aviões wide-body, incluindo 12 aviões A350-1000 e 5 aviões A350-900. A nova companhia aérea pretende utilizar estes aviões nos seus primeiros serviços de longo curso de Taipé para a Europa e América do Norte, além de alguns destinos selecionados dentro da região Ásia-Pacífico.

Posteriormente a companhia acrescentou à encomendou 8 A330-900s (que não faziam parte do plano inicial de frota), 1 A350-900 e 3 A321neos.

A primeira entrega do A330neo está prevista para o quatro trimestre de 2021, enquanto a primeira entrega do A350 será no primeiro trimestre de 2022.

Todos os 39 aviões serão entregues até 2024.

O A350 XWB é a família de aviões mais moderna e eco eficiente do mundo, moldando o futuro de transporte aéreo. É o líder do setor de longo curso no mercado wide-body (com 300 a 400 lugares). O avião conta com níveis de eficiência operacional sem precedente, com uma redução de 25% no consumo de combustível e emissões.

Desde o primeiro dia esta companhia surpreendeu. Um companhia criada sem dúvida na era digital e das redes sociais e desde o primeiro dia utilizou esses meios para se dar a conhecer.

Praticamente conseguimos seguir todos os passos da companhia pelas suas publicações. Chegada da novas aeronaves, formação de tripulações, chegada de material de apoio, etc.

Starlux Airlines foi criada por um grupo de empresários de Taiwan, tendo como CEO e piloto chefe o Chang Kuo-wei, comandante de linha aérea, que planeou meticulosamente todo o processo de criação da nova companhia.

Para iniciar a sua operação a companhia recebeu 3 modelos A321neo. De referir que todos os voos de entrega foram feitos com o CEO aos comandos.

Também no seu vídeo de segurança a companhia tinha de mostrar a sua marca de irreverencia.

Starlux Airlines

Dia 23 de janeiro de 2020 será um dia importante para a aviação mundial!Descola oficialmente a 星宇航空 STARLUX AirlinesConheça o Safety Vídeo da companhia e leia os vários artigos no nosso site em: https://kiosquedaaviacao.pt/?s=starlux

Publicado por Kiosque da Aviação em Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

B777 da Emirates é atingido por uma tempestade de granizo

 

Um Boeing 777-300ER da Emirates, com a matrícula A6-ECF, sofreu alguns danos depois de ter passado por uma tempestade de granizo.

A aeronave tinha descolado do Aeroporto de Malpensa, em Milão com destino a Nova Iorque, com o número de voo EK205.

Pode-se ver nas imagens partilhadas, alguns dos danos causados na aeronave como: radome danificado, para-brisas, o bordo de ataque das asas e dos motores.

A tripulação solicitou o regresso ao aeroporto de origem tendo aterrado em segurança passados 90 minutos.

De acordo com a Emirates, a companhia vai enviar uma nova aeronave para continuar a operação e o A6-ECF ficará no Aeroporto de Malpensa parareceber trabalhos de manutenção.

 

Ryanair anuncia a contratação de 2000 pilotos

 

A Ryanair anunciou que pretende contratar 2.000 novos pilotos, para tripular os aviões que serão entregues nos próximos três anos, momento em que espera recuperar dos efeitos da pandemia.

Em comunicado, a Ryanair explica que fez um investimento numa nova frota de 210 aeronaves Boeing 737-8200, que serão entregues durante os próximos três anos.

Desta forma, a transportadora de baixo custo lançou uma campanha de recrutamento, na qual a maioria das vagas de Comandante serão preenchidas por via de promoção interna, o que criará oportunidades de substituição de primeiros oficiais e, em última instância, de novos pilotos cadetes que possam iniciar a sua carreira na empresa.

Os cursos de formação decorrerão ao longo de 2021, para que os pilotos estejam prontos para o verão de 2022.

Conforme anunciado pela Ryanair, estas novas contratações irão preencher vagas em toda a Europa.

Azores Airlines retoma serviço de refeições a bordo

 

O Grupo SATA anunciou hoje que a Azores Airlines vai retomar o serviço de refeições a bordo. Na retoma, os produtos dos Açores e as receitas inspiradas na tradição das ilhas açorianas farão parte do cardápio.

A suspensão do serviço de refeições a bordo da companhia aérea foi precipitada pela necessidade de minorar os riscos de contágio da COVID-19, na fase mais prematura da pandemia, em 2020. A Azores Airlines, por precaução sanitária para com os seus passageiros e tripulantes e à semelhança de outras companhias aéreas, optou por reduzir o
serviço a bordo ao estritamente necessário.

No entretanto, a companhia trabalhou com os seus parceiros para assegurar que as normas de higiene e segurança alimentar a que estão sujeitos os fornecedores de catering para a aviação estão garantidas, à partida. Isso permite agora, que a SATA Azores Airlines retome alguns serviços de cortesia a bordo, como é disso exemplo, a oferta de refeições ligeiras aos passageiros que voam na companhia aérea.

Assim, e por entre outras novidades nas quais a companhia aérea tem estado a trabalhar surge, numa primeira fase, a retoma de refeições quentes nos voos com mais de quatro horas de duração.

O objetivo central na preparação para as novas ementas foi trazer os produtos frescos dos Açores e receitas inspiradas na tradição gastronómica das ilhas. No menu existem propostas que foram inspiradas em receitas como a Alcatra da Ilha Terceira, as Cavacas da Ilha de Santa Maria ou as sopas do Espírito Santo; mas também marcam presença nas ementas, os queijos produzidos no Arquipélago e a doçaria típica que reencontramos frequentemente à mesa das famílias Açorianas.

Numa primeira fase, a retoma deste serviço complementar, abrangerá apenas as ligações aéreas consideradas de médio / longo curso (mais de quatro horas) e, mais tarde, serão contempladas as ligações aéreas de menor duração, incluindo os voos domésticos entre o Continente Português e os Açores, desta feita com a apresentação de refeições ligeiras e lanches de cortesia.

Na composição das ementas e para além da preocupação com a introdução de produtos regionais é ainda tida em conta a faixa horária em que se realiza o voo, por forma a oferecer alternativas variadas aos passageiros que viajam com maior frequência nas ligações da companhia aérea.

Portugal Air Summit está de volta em outubro

 

A 5ª edição do Portugal Air Summit, com o tema central “Flying for a New Start”, acontecerá no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor entre os dias 13 e 17 de outubro de 2021 e reunirá novamente todos os atores da indústria aeroespacial em torno das últimas inovações tecnológicas e da discussão dos temas mais prementes da atualidade aeroespacial.

O Portugal Air Summit é a maior Cimeira Aeronáutica da Península Ibérica; os primeiros 3 dias do evento serão reservados maioritariamente para profissionais, seguidos de 2 dias para o público em geral.

A Organizaçao do Evento refere que com o intuito de reunir as entidades e personalidades mais relevantes da indústria para debater e analisar o potencial e futuro da aviação, aeronáutica, espaço
e defesa, assume-se como um ponto de encontro dos stakeholders do setor.

O evento é hoje, para a ICAO, considerado um case study internacional, tendo sido o principal dinamizador do aeródromo de Ponte de Sor, um forte catalisador da economia local e tendo colocado o setor na agenda principal, tanto a nível nacional como internacional.

Ao longo dos últimos 4 anos tem tido como ponto de partida um tema de arranque, nomeadamente, em 2017 “Flying in to the Future”, em 2018 “Flying for a Sustainable Future”, em 2019 “Powering Human Capital” e no ano passado “Flying Digital”.

A pandemia de COVID-19 afetou gravemente a economia mundial, colocando a maior parte das indústrias e setores numa situação de dificuldade. O setor da aeronáutica e aviação foi um dos que mais sofreu, com uma prolongada queda do tráfego aéreo e acentuada diminuição da atividade.

A recuperação do setor é incerta, tendo sido analisada na Comissão Europeia que apresentou medidas de emergência como “a redução dos limiares de utilização das faixas horárias para as companhias aéreas, orientações para os testes de diagnóstico da COVID-19 e a quarentena dos passageiros dos transportes aéreos, bem como o Certificado Verde Digital. Publicou igualmente um documento de trabalho sobre as regras em matéria de auxílios estatais e prestação de serviços públicos no setor da aviação.”

Importa, mais que nunca, discutir o futuro deste setor, bem como debater as diferentes hipóteses de recuperação e viabilização desta atividade e das que se encontram subjacentes ou dependentes.

Ukraine International Airlines iniciou a sua operação charter para a Madeira

 

A Ukraine international Airlines iniciou hoje, 12 de julho, a sua operação charter entre Kiev e a Madeira.

De acordo com a ANA Aeroportos a operação irá decorrer até 21 de outubro e irá contar com 11 rotações.

Os voos serão operados com equipamento Boeing 737-800 com a capacidade para 186 lugares.

O primeiro voo aterrou no Aeroporto Cristiano Ronaldo pela 15h30 e foi operado pelo B737-800 UR-PSM.

Força Aérea Portuguesa resgata homem em Ponte da Barca (com vídeo)

 

A Força Aérea Portuguesa resgatou no passado dia 10 de julho, ao final da tarde, um homem que necessitava de cuidados médicos e que se encontrava numa zona de impossível acesso a viaturas e ambulâncias, na localidade de Ponte da Barca.

O resgate foi efetuado por uma aeronave AW119 Koala, da Esquadra 552 – “Zangões”, em destacamento permanente em Ovar, acionada por volta das 19H55.

Cumpridos todos os normais procedimentos numa situação desta natureza e efetuado o resgate pela aeronave, o homem foi transportado até um local previamente combinado com os bombeiros presentes no local, que posteriormente o transportaram até uma unidade hospitalar.

O resgate teve a duração de 40 minutos e contou com o apoio dos Bombeiros de Ponte da Barca e de militares da GNR e do INEM que também estiveram presentes no local.

Emirates anuncia 9 anos de operação em Portugal e 6 voos semanais

 

A Emirates celebra 9 anos em Portugal, tendo transportado milhares de passageiros em voos com saída ou destino em Portugal e contribuindo significativamente para a economia portuguesa desde o início da sua operação, em 2012. Durante o mesmo período, a Emirates SkyCargo foi ainda responsável pela exportação de 54 mil toneladas de carga em Portugal.

Quando chegou a Portugal em 9 de julho de 2012, a Emirates iniciou o transporte de passageiros com apenas um Boeing 777-200. Desde então, a sua presença no país tem sido reforçada anualmente, com a companhia a procurar novas oportunidades no país sempre que possível.

Aquando do início da pandemia, que obrigou a interromper o normal tráfego aéreo, a Emirates SkyCargo reinventou os seus serviços, por forma a manter o transporte de carga. As entregas passaram, então, a ser realizadas através de camiões que ligavam Lisboa ao Porto semanalmente – até ser possível transportar novamente a carga em aviões.

Dando resposta à recuperação do tráfego aéreo também em Portugal, a Emirates passou recentemente a disponibilizar seis voos por semana entre Lisboa e Dubai, operados às 2ª, 4ª, 5ª, 6ª feiras, sábados e domingos. A partida do Aeroporto do Dubai acontece às 7h25 e a chegada a Lisboa às 12h35. De Lisboa, a partida acontece às 14h15, chegando ao Dubai às 00h50 do dia seguinte.

Além disso, recentemente, a Emirates e a TAP Air Portugal assinaram um Memorandum of Understanding (MoU). O novo acordo fará com que os passageiros de ambas as companhias aéreas beneficiem de uma ligação contínua em muitas novas rotas nas Américas, Norte da África e Leste Asiático. A Emirates e a TAP Air Portugal irão igualmente explorar novas formas de melhorar a cooperação entre os respetivos programas de fidelização – incluindo novas oportunidades e benefícios, bem como acesso a lounges VIP e outras recompensas.

Ambas as companhias planeiam reforçar os seus respetivos programas de Stopover no Dubai e em Lisboa, enquanto a Emirates apoiará igualmente a TAP Air Portugal enquanto a companhia aérea portuguesa analisa novas oportunidades de expansão nos Emirados Árabes Unidos. O acordo está em vigor desde 1 de maio de 2021 e atualmente assegura aos passageiros mais regalias em relação aos processos de reserva, emissão de bilhetes e viagens para mais de 70 destinos nas redes de ambas as companhias aéreas.

SATA transporta equipa da Nasa entre Ponta Delgada e o Pico

 

A SATA transportou hoje uma equipa da NASA entre Ponta Delgada e a ilha do Pico, onde acontecerá uma das iniciativas mais arrojadas, uma subida ao Pico, com os seus 2351 metros o ponto mais alto de Portugal.

O voo especial SP6438 foi operado pelo Dash Q200 CS-TRC “Faial”:

A equipa transportada fazem parte da GLEX 2021 – Global Exploration Summit que decorreu em Lisboa e S. Miguel, entre os dias 6 e 10 julho, com a presença de importantes exploradores e cientistas de todo mundo, nas duas cidades portuguesas, numa organização da Expanding World e do Explorers Club de Nova Iorque.

Nos Açores em resultado de uma ação conjunta entre a Associação Turismo dos Açores (ATA) e o Governo dos Açores, a conferência teve como temas principais a exploração espacial e dos oceanos e a exploração polar. FForam abordados outros temas que incluem a conservação de santuários naturais como os Açores, a Gorongoza e a Amazónia, a sustentabilidade ambiental do planeta, as alterações climáticas e fenómenos como tsunamis e ondas gigantes.

A edição deste ano da GLEX Summit contou com a participação de cientistas e exploradores como Nina Lanza, team líder da NASA que está ao comando do Perseverance Rover na sua viagem a Marte, o astronauta Richard Garriott que é o novo presidente do Explorers Clube de Nova Iorque, Alan Stern, astrofísico e engenheiro aeroespacial da NASA e Brian Cox, um dos mais conhecidos apresentadores de programas da BBC sobre ciência.

Ryanair recebeu mais um Boeing 737 MAX 8-200

Depois de ter recebido, no dia 16 de junho, o seu primeiro Boeing B737MAX, a Ryanair continua a receber os seus modelos Boeing 737 MAX 8-200.

Esta sexta-feira, 9 de julho, a companhia recebeu mais uma unidade, tratou-se do EI-HGR com o número de série 65881 que descolou de Seattle, com o número de voo FR82R, com destino a Dublin.

A Ryanair é o maior cliente europeu do MAX, com 210 unidades B737 MAX encomendadas, 135 firmes e 75 em opções. Já indicou que espera que a Boeing “cubra a quebra de lucros” pelo atraso da entrada em operação do novo avião.

O para já conhecido B737 8-200, com capacidade para transportar até 197 lugares passageiros foi desenvolvido a pedido da companhia, não apresentando nenhuma alteração no que diz respeito às dimensões externas em relação ao 737 MAX 8, mas sim, apresenta alterações de cabine que permitem transportar mais passageiros em segurança.

O B737 8-200 foi configurado com portas de saída a mais para garantir a evacuação segura de um maior número de passageiros em caso de acidentes e incidentes, graças ao espaço reduzido para 28 polegadas (71 cm) entre eles.

A Ryanair é o cliente de lançamento da variante 737-8 de alta capacidade, tendo feito o seu primeiro pedido de 100 aviões e 100 opções no final de 2014, seguido por pedidos firmes de 10 aviões em 2017 e 25 em 2018.

O 737 8-200 permite que a Ryanair personalize a sua aeronave com 197 assentos, aumentando o potencial de receita e reduzindo o consumo de combustível em 16 por cento em comparação com os aviões anteriores da companhia aérea. “A Ryanair continuará a desempenhar um papel de liderança na nossa indústria quando a Europa recuperar-se da pandemia COVID-19 e o tráfego aéreo voltar a crescer em todo o continente. Estamos gratos que a Ryanair está mais uma vez depositando a sua confiança na família Boeing 737 e construindo sua frota futura com este pedido firme ampliado “, disse Dave Calhoun, presidente e CEO da The Boeing Company. “A Boeing continua focada em devolver com segurança toda a frota 737 em serviço e entregar a carteira de aviões à Ryanair e aos nossos outros clientes. Acreditamos firmemente neste avião e continuaremos a trabalhar para reconquistar a confiança de todos os nossos clientes “, disse Calhoun.

Malha aérea da alta temporada de julho da GOL chega a 481 voos diários

 

Artigo escrito em português do Brasil:

A GOL Linhas Aéreas, maior Companhia doméstica do Brasil, anunciou sua malha aérea para o mês de julho: são 417 voos diários, número que, em dias de maior movimento, chegará a 481 decolagens por dia. Esse cenário representa um acréscimo da oferta de voos de 55% em relação ao mês anterior, junho. Trata-se de uma malha com perfil de alta temporada, em que o aumento da demanda por viagens de lazer dita o reforço de ofertas em rotas de caráter turístico.

Em julho, são 75 mil assentos oferecidos diariamente, distribuídos em 132 rotas da Companhia. Em comparação com a última alta temporada de janeiro, julho traz uma malha aérea apenas 17% menor em número de assentos disponibilizados. Assim, a GOL terá retomado suas operações regulares em 54 bases aéreas domésticas.

Entre os destaques para as férias, há aumento da oferta de voos a destinos no Nordeste bastante procurados nesta época do ano, como Porto Seguro, Ilhéus, Salvador, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza e Jericoacoara, entre outros. Em média, 188 voos por dia vão contemplar o Nordeste no mês, o que representa um incremento mensal superior a 50% quando comparado a junho. Nesse contexto, há aumento de oferta em praticamente todas as rotas da GOL na região, além da criação de novos voos de Salvador para Curitiba e Porto Alegre, de Fortaleza para Natal, Teresina e Juazeiro do Norte, e de João Pessoa para o aeroporto de Congonhas, na capital paulista.

“A malha aérea da alta temporada de inverno favorece os Clientes com uma maior oferta de voos para todas as regiões do Brasil, encurtando distâncias entre pontos estratégicos e trazendo maior agilidade no transporte essencial de pessoas e cargas. Evidencia-se, ainda em julho, o fortalecimento da conectividade característica dos cinco hubs da Companhia”, diz Rafael Araújo, diretor de malha aérea da GOL.

No Norte do País, a Companhia amplia a oferta mensal de assentos em mais de 80%, lançando novas ligações e aumentando a capacidade da malha: a partir de Manaus há novos voos para Rio Branco, Porto Velho e Boa Vista, além de mais saídas para Fortaleza, São Paulo, Belém e Brasília. Já no estado do Pará, a capital Belém recebe nova oferta para Macapá, Santarém, Fortaleza, São Paulo e Brasília. Ainda na região, Porto Velho e Rio Branco recebem adição de capacidade rumo à Capital Federal, enquanto no Tocantins há aumento de malha em Araguaína, e a partir de Palmas, novos voos tanto para Brasília quanto para Salvador.

Na região Centro-Oeste, a GOL aumenta em 42% a oferta de assentos, e o principal destaque se dá pela ampliação das operações em Brasília: a partir do hub no aeroporto Juscelino Kubitschek, a Companhia cresce a oferta para quase todos os 32 destinos atendidos, garantindo amplo acesso a todas as regiões nacionais, não só aos Clientes brasilienses, mas também àqueles que desfrutam da malha da GOL na cidade para conectar-se com todas as partes do País. Em Goiânia, os Clientes desfrutarão de aumento de voos para Salvador e São Paulo, enquanto em Campo Grande a GOL retoma os voos ao aeroporto de Congonhas, na capital paulista. No Mato Grosso há ampliação de oferta em Cuiabá e Sinop para o aeroporto de Guarulhos.

No Sul do Brasil, a capacidade mensal de assentos é ampliada em mais de 50%: no Paraná, a cidade de Foz do Iguaçu receberá novos voos de São Paulo e do Rio de Janeiro, enquanto Curitiba ganha decolagens diretas de Salvador. Em Santa Catarina, as malhas de Florianópolis e Navegantes ganham reforço para o RIOgaleão e Congonhas – na capital catarinense também tem aumento de oferta para Brasília. O Rio Grande do Sul recebe mais voos em Caxias do Sul, tradicional porta de entrada para as regiões turísticas das Serras Gaúchas, e na capital, Porto Alegre, a Companhia fortaleceu as ligações já tradicionais para o Sudeste e criou voos sem escalas para Salvador.

Por fim, na região Sudeste a oferta é ampliada em 51%: no RIOgaleão, há novas rotas para Campinas e Congonhas, além da ampliação de oferta a Belo Horizonte, Maceió, Natal, João Pessoa, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador. Na capital paulista, o hub no aeroporto de Guarulhos tem aumento de oferta para 40 dos 43 destinos servidos, como São Luís, Londrina, Campina Grande, Jericoacoara, Caldas Novas, Chapecó, Petrolina, entre outros, enquanto no aeroporto de Congonhas, na zona sul paulistana, a oferta da GOL cresce 94%, com destaque para novos voos diretos para as cidades de Fortaleza, Natal, Maceió, Recife, Porto Seguro e Campo Grande e reforço na tradicional ponte aérea Rio-São Paulo, chegando a 10 decolagens diárias em cada sentido. Em Belo Horizonte, por sua vez, a Companhia lança a rota sazonal sem escalas a Porto Seguro e amplia a oferta da capital mineira a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. E, em Vitória, a GOL reforça a presença na rota para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

A Companhia reitera seu Compromisso com a Segurança e a Saúde de quem a escolhe para voar durante a pandemia, cumprindo os mais rigorosos protocolos de prevenção ao coronavírus em suas aeronaves e nos aeroportos onde atua – medidas certificadas com o selo Einstein Padrão de Qualidade e Segurança Covid-19. A sanitização de grau hospitalar no interior dos aviões e a presença do sistema de filtro de ar HEPA, que elimina 99,97% de bactérias, vírus, alérgenos e outras impurezas do ambiente, devolvendo ar puro a cada 3 minutos à cabine, somam-se ao uso obrigatório da máscara de proteção e à disponibilização de álcool em gel para a higienização das mãos, assegurando, assim, uma viagem tranquila e sem incertezas aos Clientes e Colaboradores.

Toda a malha aérea de julho pode ser consultada no link https://www.voego l.com.br/pt/informacoes/voos-gol .

KLM indica que a sua rede em África recupera para níveis de 2019

 

Uma rede global de destinos está no centro da estratégia da KLM para emergir da pandemia COVID-19 mais forte e competitiva.

Com 11 destinos, a rede da KLM em África foi restaurada para o seu nível de 2019. No inverno de 2021, Mombaça (Quénia) torna-se o mais novo destino na rede da KLM.

A KLM sublinha que os novos destinos e regiões podem ser alcançados a partir de Lisboa ou do Porto via hub da companhia em Amesterdão-Schiphol.

Desde o início da pandemia COVID-19, a KLM tem-se empenhado em manter a sua rede tanto quanto possível, inclusive em África. Isso permitiu aos clientes fazerem as suas viagens (necessárias) e facilitou o transporte de carga, como material médico. Essa estratégia ajuda agora a KLM na expansão de frequências e fatores de carga, assim que as medidas de controlo da COVID-19 forem sendo distendidas.

Estão ainda em vigor restrições estritas de viagem em muitos países da África, o que significa que apenas as viagens necessárias são permitidas.

Mudanças mais significativas na rede face a 2019:

» No verão de 2021, a KLM está a operar serviços para 11 destinos em África, tal como em 2019.

» No Inverno de 2021, Mombaça (Quénia) vai ser adicionado como novo destino.

» A decisão de suspender os serviços para Luanda (Angola) e Windhoek (Namíbia), devido a uma queda na procura por parte dos clientes, foi tomada antes do surgimento da pandemia Covid-19; Zanzibar (Tanzânia) e Cairo (Egito) foram adicionados à rede em 2020.

LATAM Brasil indica que em julho vai operar diariamente 418 voos em vez dos atuais 310

 

A LATAM Brasil anunciou que a sua operação em julho cresceu 34% em relação à de junho, passando de 310 para 418 voos diários. Esse expressivo aumento corresponde a uma retomada de 75% da oferta de assentos (ASK) em relação ao mesmo período de 2019. A companhia sublinha se comparado com julho de 2020, a oferta é hoje três vezes maior.

Brasília, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Fortaleza e São Paulo (Guarulhos e Congonhas) são os destinos mais contemplados com o aumento da operação  este mês, impulsionando a retomada das operações da LATAM na região, tanto com novas rotas como frequências, fortalecendo a presença da companhia principalmente em destinos para o Nordeste, Norte e Sul.

Os dados acima refletem a retomada sustentável da operação brasileira da companhia, que está mais otimista com o avanço do processo de vacinação e com os sinais de recuperação da economia. A expectativa é que, até o final deste ano, a LATAM retome 100% da oferta de assentos no doméstico que tinha na pré-pandemia”, explica Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

Ao todo, Latam voa para 44 destinos no Brasil, o mesmo número antes da pandemia. São eles: São Paulo (Congonhas), São Paulo (Guarulhos), Brasília, Fortaleza, Florianópolis, Belo Horizonte (Confins), Curitiba, Rio de Janeiro (Galeão), Rio de Janeiro (Santos Dumont), Campo Grande, Cuiabá, Belém, Porto Alegre, Aracaju, Salvador, Ilhéus, Porto Seguro, Recife, Maceió, Vitória, Natal, Foz do Iguaçu, Navegantes, Manaus, Goiânia, Londrina, João Pessoa, Teresina, São Luís, Uberlândia, Rio Branco, Imperatriz, Palmas, Maringá, Porto Velho, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Boa Vista, Marabá, Macapá, Joinville, Santarém, Jaguaruna e Chapecó.

ROTAS DOMÉSTICAS QUE SERÃO INAUGURADAS EM JULHO DE 2021:

ROTAS DOMÉSTICAS QUE SERÃO REABERTAS EM JULHO DE 2021

ROTAS DOMÉSTICAS QUE SERÃO AMPLIADAS EM JULHO DE 2021

Voos internacionais

Do Brasil para o exterior, a LATAM retoma este mês 20% da sua oferta de assentos (medida em ASK) em relação a junho de 2019, com voos restabelecidos para mais dois destinos internacionais a partir do aeroporto de Guarulhos: Paris e Bogotá.

Ao todo, a companhia está a  voar para 13 destinos internacionais: Santiago, Madri, Frankfurt, Lisboa, Assunção, Montevidéu, Cidade do México, Miami, Nova York, Buenos Aires, Cancún, Paris e Bogotá.

Toda esta operação está sujeita à evolução da pandemia, bem como às restrições de viagens estabelecidas pelos países.

Operação do Grupo LATAM

Somadas todas as suas filiais, o Grupo LATAM prevê retomar até 46% da sua oferta total de assentos (em ASK) em julho de 2021, em comparação com julho de 2019.  O volume atual é o maior já operado desde a pandemia.  Em junho deste ano, a retomada do ASK foi de 36,9%.

Ainda, o Grupo LATAM deve operar este mês 880 voos diários (domésticos e internacionais) para 116 destinos em 16 países. Na divisão de cargas, a companhia prevê 1.030 voos em aeronaves cargueiras, o que representa 20% a mais do que no mesmo mês de 2019.

Em junho de 2021, o tráfego de passageiros (RPK) do Grupo LATAM foi de 32,1% em comparação com o mesmo período de 2019, com ocupação de 72,2% nos voos de passageiros e de 62,8% nos voos de carga, sendo que este último, apresentou um crescimento de 7,7 pontos percentuais em relação à junho de 2019.

GPIA emite relatório de acidente com A320 CS-TKJ em 2011

 

O GPIA – Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidente com Aeronaves emitiu, no passado dia 21 de junho, o relatório final do acidente ocorrido no dia 20 de junho de 2011 com o A320 CS-TKJ da SATA Internacional, no Aeroporto do Funchal, atualmente designado como Aeroporto Cristiano Ronaldo.

Na manhã de 20 de junho de 2011, um Airbus A320 operado pela SATA International tinha agendado um voo do Funchal (LPMA) para Copenhaga (EKCH), com 7 tripulantes e 105 passageiros a bordo.

A aeronave dirigiu-se para a pista 05 para descolar e acelerou normalmente, à medida que se aproximava da velocidade de rotação, a cerca de dois terços da pista, às 08:21:50 UTC, a aeronave deparou-se com um bando de gaivotas na superfície da pista. Ao levantarem voo as aves colidiram com o avião na sua fase de descolagem, atingindo o trem de aterragem, os flaps e as superfícies inferiores da fuselagem e asas.


Algumas das aves foram ingeridas por ambos os motores, resultando em vibrações intensas que foram sentidas por toda a aeronave.

As indicações de vibração N1 exibidas na página do Electronic Centralized Aircraft Monitor (ECAM) estavam a piscar e atingiram o seu valor máximo.

Às 08:22:16 UTC a tripulação declarou mayday e alertou para a possibilidade de falha dos dois motores solicitando ao controlador de tráfego aéreo (CTA) o regresso imediato ao aeroporto.

A tripulação realizou uma volta em subida pela direita e a cerca de 900 pés (às 08:22:21 UTC), reduziu a potência dos motores para tentar diminuir as vibrações. A aeronave iniciou uma descida, perdendo 150 pés de altitude.

Às 08:23:07 UTC, a tripulação solicitou aterragem imediata, o que foi autorizado pelo ATC.

A potência foi reposta e a aeronave subiu para cerca de 1000 pés (08:23:30 UTC) antes de iniciar a descida num circuito direito para a aproximação e aterragem na pista 05, mantendo uma velocidade em torno dos 150kts.

Apesar das vibrações, os motores continuaram a funcionar normalmente com uma redução de impulso insignificante.

O trem de aterragem foi inicialmente recolhido após a descolagem mas descido poucos segundos depois após decisão de aterragem imediata. A configuração de flaps/slats manteve-se inalterada desde a descolagem.

A aeronave em pouco mais de 3 minutos, desde a descolagem e múltiplas colisões com as aves, realizou uma aterragem segura na pista 05 às 08:25:06 UTC, com uma configuração acima da massa máxima.

Durante a rolagem na pista e corrida de desaceleração já abaixo dos 80kts, a tripulação recebeu a mensagem de master caution DOOR FWD CARGO no engine/warning display (E/WD) do ECAM e a página DOOR apareceu automaticamente no ecrã do mesmo sistema, mostrando o símbolo da porta do porão de carga dianteira com indicação âmbar (08:25:21 UTC).

Pouco depois, a torre informou também a tripulação de que a porta do porão de carga dianteiro estava aberta, enquanto a aeronave rolava para o estacionamento.


Um entusiasta da aviação e fotógrafo posicionado nas proximidades da cabeceira da pista 05, fotografou a aeronave enquanto se dirigia para a descolagem e, posteriormente, quando regressou à pista 05.

As fotos que tirou das últimas etapas do voo mostram que a porta do porão de carga dianteiro estava de facto aberta.


Ainda que sem danos aparentes, à chegada ao estacionamento, o pessoal de terra encontrou a porta do porão de carga dianteiro aberta e o manípulo na sua posição totalmente desbloqueada

Não houve feridos entre os 105 passageiros e sete tripulantes a bordo da aeronave.

A pista foi inspecionada e várias carcaças de gaivotas foram recolhidas da mesma.

O relatório indica que foram observados vestígios de sangue em vários pontos ao longo da fuselagem inferior, na carenagem central e nas superfícies inferiores interiores das asas, flap interior esquerdo e no strut do trem de aterragem principal esquerdo.


A inspeção da porta de carga dianteira revelou manchas de sangue pronunciadas na superfície logo à ré da flapeta do manípulo. Havia também evidência de sangue no interior do encaixe do manípulo, na estrutura da porta.

Não houve danos visíveis na porta e nenhum objeto de bagagem se soltou do porão.


As entradas de ar e carenagens do motor não apresentaram danos visíveis nem marcas de impacto, contudo os painéis acústicos internos apresentavam marcas de sangue significativas. Foi observada a deformação do tipo tip curl em 9 pás da fan no motor número 2 e 12 pás da fan no motor número 1.

Os danos nas pás da fan estavam fora dos limites de operação, obrigando à sua substituição. A inspeção boroscópica interna efetuada em ambos os motores não revelou danos adicionais.

Foi realizada uma inspeção de aterragem acima da massa máxima autorizada que não revelou quaisquer danos na aeronave.

A porta de carga dianteira foi também inspecionada pelo prestador de serviços de manutenção, sem danos ou anomalias reportadas.

O fabricante da aeronave solicitou igualmente a realização de ensaios adicionais, os quais foram realizados sem detetar qualquer anomalia ou discrepância técnica que pudesse explicar a abertura da porta.

Na sequência deste acidente da SATA Internacional bem como de um semelhante com a Air France, a Airbus desenvolveu um novo projeto do manípulo com uma funcionalidade adicional de segurança para evitar a deslocação inadvertida do manípulo da porta de carga devido ao impacto das aves. O novo manípulo foi disponibilizado em fevereiro de 2016.

Tornar o manípulo da porta de carga da família de aeronaves A320 “à prova de aves” foi o culminar de um processo diligente que começou com o evento SATA CS-TKJ e incluiu uma avaliação de risco abrangente do tipo de evento, seguido de testes físicos e empíricos do manípulo da porta para determinar as forças em jogo.

Poderá ler o relatório completo AQUI

Aos comandos deste A320 ia uma das figuras incontornáveis da SATA Internacional baseado no Aeroporto do Funchal:

 

Tráfego gerido pela NAV recuou 66% no primeiro semestre em comparação com 2019

 

A NAV Portugal anunciou em comunicado que controlou 132.480 voos IFR ao longo do primeiro semestre de 2021, um número que representa uma queda de 66,3% face aos primeiros seis meses de 2019, o ano de referência para o tráfego aéreo. Entre janeiro e junho de 2019, a NAV tinha gerido 393,2 mil movimentos entre aterragens, descolagens e sobrevoos no espaço aéreo português sob a sua responsabilidade, que totaliza mais de 5,8 milhões km2.

Dividindo o período em questão por trimestre, é de salientar uma recuperação no tráfego do primeiro para o segundo trimestre deste ano. Entre janeiro e março do corrente ano a NAV controlou 50.728 movimentos, um valor 72,5% abaixo do registo do primeiro trimestre de 2019. Já no segundo trimestre, a queda foi de «apenas» 60,9%, tendo as equipas da NAV lidado com um total de 81.752 voos de abril a junho de 2021.

A evolução positiva sentida no segundo trimestre resulta de uma certa estabilização no ritmo de recuperação que se fez sentir nos últimos três meses, com subidas graduais e constantes no total de tráfego. A recuperação sentida nos meses mais recentes fez com que em junho a NAV tenha registado um nível de tráfego 50,5% abaixo do mesmo mês de 2019, o melhor registo mensal na comparação com 2019 desde que a pandemia levou à suspensão, parcial ou total, do tráfego aéreo em março de 2020. Até agora, o melhor registo mensal na comparação com 2019 tinha sido registado em dezembro de 2020, com menos 58,5% de tráfego em comparação com dezembro de 2019.

Evolução do tráfego por região de voo

Analisando agora os dados de tráfego por cada região de informação de voo gerida pela NAV Portugal, é de notar que a recuperação sentida no segundo trimestre do ano foi sentida em ambas.

Na Região de Informação de Voo (RIV) de Lisboa, que inclui os movimentos aéreos em Portugal Continental e Arquipélago da Madeira, foram controlados 95,5 mil movimentos IFR nos primeiros seis meses do ano, menos 69,5% que no mesmo período de 2019. Contudo, e considerando apenas junho, a queda em relação a 2019 já foi de «apenas» 51,6% — 27,2 mil voos contra 56,5 mil voos no ano de referência.

Já na RIV de Santa Maria, que inclui o tráfego numa vasta área do Oceano Atlântico Norte a cargo da NAV Portugal e no Arquipélago dos Açores, o tráfego no semestre ficou 53,4% abaixo do período homólogo de 2019, com 36,9 mil movimentos. Já em junho, a RIV de Santa Maria registou o seu melhor registo mensal desde março de 2020, controlando 7,7 mil movimentos, 47,5% abaixo de 2019 — o anterior máximo em contexto de pandemia era de 7,5 mil, de dezembro de 2020.

Lufthansa Cargo vai operar dois A321P2F

 

A Lufthansa Cargo anunciou que está a investir na expansão da sua capacidade de carga e, a partir do início de 2022, a companhia irá oferecer aos seus clientes uma capacidade adicional na Europa, convertendo permanentemente aeronaves de passageiros Airbus 321 em cargueiros.

A companhia indica que as aeronaves vão receber grandes portas de carga para possibilitar o transporte de contentores também no deck principal, onde geralmente ficam os assentos.

Inicialmente, a Lufthansa tem previsto a a conversão de duas aeronaves, que ficarão baseadas em Frankfurt.

O crescimento das remessas internacionais de comércio electrónico está previsto em cerca de 20% ao ano nos próximos cinco anos. Os consumidores esperam prazos de entrega cada vez mais curtos para os produtos encomendados.

“A Lufthansa Cargo quer oferecer aos clientes do segmento de comércio electrónico ligações rápidas intra-europeias. Com os A321 convertidos, estaremos a dar resposta à crescente procura dos nossos clientes por soluções de entrega no mesmo dia e fortalecendo ainda mais a nossa densa rede de conexões globais, bem como a nossa oferta de produtos”, disse Dorothea von Boxberg, CEO da Lufthansa Cargo. “O tipo de aeronave seleccionado pode transportar 28 toneladas por voo, muito mais do que nas barrigas de aeronaves de passageiros. Além de despachantes, integradores e operadoras postais, os sites de comércio electrónico serão clientes desta oferta”, acrescentou von Boxberg.

Os A321P2F oferecem um alcance de 3.500 quilómetros. A conversão permite o uso de paletes de carga padronizados também no deck principal.

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