Últimas Notícias:

Portugal Air Summit está de volta em outubro


 

A 5ª edição do Portugal Air Summit, com o tema central “Flying for a New Start”, acontecerá no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor entre os dias 13 e 17 de outubro de 2021 e reunirá novamente todos os atores da indústria aeroespacial em torno das últimas inovações tecnológicas e da discussão dos temas mais prementes da atualidade aeroespacial.

O Portugal Air Summit é a maior Cimeira Aeronáutica da Península Ibérica; os primeiros 3 dias do evento serão reservados maioritariamente para profissionais, seguidos de 2 dias para o público em geral.

A Organizaçao do Evento refere que com o intuito de reunir as entidades e personalidades mais relevantes da indústria para debater e analisar o potencial e futuro da aviação, aeronáutica, espaço
e defesa, assume-se como um ponto de encontro dos stakeholders do setor.

O evento é hoje, para a ICAO, considerado um case study internacional, tendo sido o principal dinamizador do aeródromo de Ponte de Sor, um forte catalisador da economia local e tendo colocado o setor na agenda principal, tanto a nível nacional como internacional.

Ao longo dos últimos 4 anos tem tido como ponto de partida um tema de arranque, nomeadamente, em 2017 “Flying in to the Future”, em 2018 “Flying for a Sustainable Future”, em 2019 “Powering Human Capital” e no ano passado “Flying Digital”.

A pandemia de COVID-19 afetou gravemente a economia mundial, colocando a maior parte das indústrias e setores numa situação de dificuldade. O setor da aeronáutica e aviação foi um dos que mais sofreu, com uma prolongada queda do tráfego aéreo e acentuada diminuição da atividade.

A recuperação do setor é incerta, tendo sido analisada na Comissão Europeia que apresentou medidas de emergência como “a redução dos limiares de utilização das faixas horárias para as companhias aéreas, orientações para os testes de diagnóstico da COVID-19 e a quarentena dos passageiros dos transportes aéreos, bem como o Certificado Verde Digital. Publicou igualmente um documento de trabalho sobre as regras em matéria de auxílios estatais e prestação de serviços públicos no setor da aviação.”

Importa, mais que nunca, discutir o futuro deste setor, bem como debater as diferentes hipóteses de recuperação e viabilização desta atividade e das que se encontram subjacentes ou dependentes.