Eram 08H40 da manhã, quando o Airbus A321LR da Azores Airlines aterrou na pista do Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores.
A bordo, encontravam-se 169 passageiros que embarcam do aeroporto John F. Kennedy (JFK). O voo transatlântico teve uma duração aproximada de quatro horas e quarenta e cinco minutos. Durante a viagem, a tripulação serviu uma refeição ligeira, que foi complementada com algumas recordações de um voo que, por ser o primeiro, tem sempre um simbolismo especial. Para além do certificado de voo e expresso agradecimento pela presença neste importante momento na vida da transportadora, os passageiros tiveram a oportunidade de dar início à sua experiência de viagem pelos Açores, antes mesmo de pisar o destino. Acondicionada em caixa temática com uma bonita imagem da Lagoa das Sete Cidades impressa, foi oferecida uma queijada da Vila Franca do Campo (esta incontornável referência da doçaria do Arquipélago) e um licor de Maracujá outro sabor tão típico da região.
O destino final dos passageiros que embarcaram nesta primeira ligação direta não era somente Ponta Delgada. Para além da ilha de São Miguel, prosseguiram viagem para outras ilhas do Arquipélago (designadamente Terceira, São Jorge, Pico e Flores), mas também para destinos domésticos, como Lisboa e Porto, e ainda para destinos internacionais como Paris e Barcelona, tendo em conta que esta ligação da Azores Airlines oferece múltiplas possibilidades de conetividade.
A eventualidade de fazer uma curta escala nos Açores, é uma possibilidade adicional que se abre para os viajantes e para a companhia aérea açoriana que, fazendo dos Açores uma placa giratória dos seus voos, abre novos corredores aéreos para quem deseja viajar entre os EUA e a Europa, designadamente para destinos domésticos como Lisboa e Porto, mas também para os Arquipélagos da Madeira, Canárias e Cabo Verde. Para facilitar a vida aos que viajam e querem usufruir da conetividade das ligações da Azores Airlines, estão estabelecidos acordos de code-share com diversas companhias aéreas o que facilita a reserva, compra e viagem aos clientes de todas as companhias aéreas com as quais a Azores Airlines já tem acordos comerciais estabelecidos. E tudo isso amplia as opções de quem pensa em viajar para os Açores.