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Qantas iniciou operações com o seu primeiro A321P2F


Elbe Flugzeugwerke (EFW), a joint venture criada pela Airbus e pela ST Engineering alcançou marcos importantes no programa de conversão de aeronaves de passageiros em cargueiro , com a entrega e entrada ao serviço do primeiro A321 (P2F) para a Qantas, no dia 2 de outubro.

Esta nova versão P2F está a ser alugada pelo gerente de ativos de aeronaves Vallair para a Qantas, para operar serviços em nome do Australia Post. No mês passado, após os seus testes de voo, a aeronave recém-concluída foi entregue pela EFW a Vallair.

Estes marcos marcam a conclusão e “nascimento” do primeiro cargueiro A321 convertido do mundo.

A EFW recebeu o Supplemental Type Certificate (STC) para o A321P2F da European Union Aviation Safety Agency (EASA) em fevereiro deste ano, e o Validation STC da US Federal Aviation Administration (FAA) em julho. Aprimoramentos específicos do operador foram posteriormente incorporados ao cargueiro e certificados antes de sua entrega da EFW para Vallair.

Andreas Hermann, VP Asset Management da Airbus e membro do comitê de acionistas da EFW disse: “Estamos muito satisfeitos em ver o programa A321P2F entrar em serviço. O Airbus A321 é a plataforma que, por design, oferecerá a melhor economia, capacidade de carga e desempenho no segmento de cargueiros de corredor único daqui para frente.

Para qualquer proprietário de ativos, isso será uma excelente oportunidade para alavancar o crescimento futuro e ondas de substituição, sustentando a já grande proposta de valor do A321 hoje.

O A321P2F é o primeiro em sua categoria de tamanho a oferecer carregamento em contêineres no convés principal (até 14 posições de contêiner completo) e no convés inferior (até 10 posições de contêiner).

Com uma ampla capacidade de carga útil que pode transportar 28 toneladas métricas por 2.300 milhas náuticas, o A321P2F é a aeronave de cargueiro de corredor único ideal para operações expressas domésticas e regionais.

A conversão apresenta uma grande porta de carga principal que é acionada hidraulicamente e eletricamente travada, um compartimento de carga do convés principal ‘Classe-E’ com barreira 9g totalmente rígida para proteção ideal entre a tripulação e a carga e um convés de vôo redefinido que inclui assentos supranumerários.

A colaboração entre ST Engineering, Airbus e EFW é a conversão suportada pelo OEM para A321P2F no mercado. Tem havido um grande interesse dos clientes na solução, que deve crescer ainda mais com a entrada da primeira unidade A321P2F no mercado. Olhando mais adiante, no próximo ano a história deve dar outro passo quando o primeiro A320P2F tomar forma.