A KLM Royal Dutch Airlines e a ZeroAvia anunciaram que vão trabalhar para efetuar um voo de teste usando os motores elétricos movidos a hidrogénio de emissão zero ZA2000 da ZeroAvia para grandes turbo-hélices regionais.
Os motores elétricos a hidrogénio utilizam hidrogénio em células de combustível para gerar eletricidade, que é depois utilizada para alimentar os motores elétricos que acionam as hélices do avião. A única emissão é de vapor de água a baixa temperatura, pelo que os estudos estimam uma redução até 90% no impacto climático quando comparado com os voos típicos a jetfuel 1.
Como primeiro marco importante, as empresas pretendem realizar uma demonstração inicial de voo de A a B entre dois aeroportos em 2026. Além de permitirem identificar o par de aeroportos ideal, os fluxos de trabalho imediatos vão servir para obter as licenças de voo regulamentares necessárias e garantir o fornecimento de combustível de hidrogénio líquido e a criação de infraestruturas de apoio para o abastecimento das aeronaves.
Com esta colaboração, a KLM e a ZeroAvia estão a construir uma base de evidências com vista à adoção de voos mais limpos na rede da KLM. Além disso, este projeto de demonstração acelerará o desenvolvimento de conceitos de operações com aviões movidos a hidrogénio em toda a UE.
A KLM pretende ser uma companhia aérea mais sustentável. O apoio a tecnologias mais avançadas, como o hidrogénio e a aviação eléctrica, é um dos três pilares para ajudar à descarbonização da indústria da aviação. As divisões de manutenção da KLM e da Air France têm já trabalhado com a ZeroAvia para construir uma base de conhecimento para operações eficazes de MRO (manutenção, reparação e inspeção) para aviões com células de combustível a hidrogénio.
“A KLM pretende ser pioneira nas viagens rumo a um futuro mais sustentável na aviação. É por isso que apoiamos e incentivamos ativamente a inovação, para impulsionar a mudança na
indústria. Quando se trata do futuro de voos com emissões zero, a KLM apoia várias tecnologias e inovações em simultâneo. Juntamente com os nossos parceiros do setor, estamos a realizar
pesquisas sobre os voos elétricos, a hidrogénio e híbridos e a explorar formas de acelerar estes avanços”, assegura Maarten Koopmans, Diretor Geral da KLM Cityhopper.
“As maiores companhias do mundo estão, de forma cada vez mais séria, a imergir na exploração do hidrogénio eléctrico enquanto solução com potencial. Sendo uma companhia aérea com uma história tão rica, mal podemos esperar para trabalhar com a KLM, enquanto olhamos para um futuro limpo da indústria”, acrescenta Sergey Kiselev, Diretor de Negócios da ZeroAvia.
Na sua base no Reino Unido (RU), a ZeroAvia já efetuou uma multiplicidade de testes com um protótipo do seu primeiro motor ZA600 a bordo de uma aeronave Dornier 228. A empresa
também realizou testes em terra avançados nos EUA e no RU para as principais tecnologias de blocos de construção do sistema ZA2000, incluindo tanques criogénicos ou LH2 e células de
combustível PEM de alta temperatura proprietárias e sistemas de propulsão elétrica. O ZA2000 vai suportar aviões de turbo-hélice regionais até 80 lugares, como o ATR72 ou o Dash 8 400.