A LATAM Brasil é a primeira companhia aérea a operar voos com o Boeing 787-9 Dreamliner no país, tendo a companhia realizado este sábado, 23 de outubro, o voo inaugural comercial da aeronave na rota doméstica entre São Paulo/Guarulhos e Manaus.
A descolagem aconteceu às 7h55 e a aterragem às 10h14 (horário local). Já o primeiro voo comercial internacional está previsto para a segunda quinzena de dezembro na rota São Paulo/Guarulhos – Madrid.
A chegada de quatro aeronaves B787-9 provenientes da frota do Grupo LATAM no Chile é mais uma forte aposta da LATAM Brasil na recuperação do setor aéreo brasileiro e reforça a estratégia de eficiência da companhia.
“A ampliação da nossa frota permite aumentar ainda mais a competitividade da companhia no setor de forma sustentável e eficiente. Reassumimos recentemente a liderança do mercado doméstico brasileiro e estamos cada vez mais confiantes na retomada das viagens internacionais. Nossa missão é sempre oferecer a melhor experiência ao passageiro”, destaca Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
Após cumprir com êxito várias etapas de avaliação operacional, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou a companhia na quarta-feira, 20 de outubro, para operar o B787-9 em rotas nacionais e internacionais. Além dos voos de certificação, a LATAM Brasil também realizou os exercícios obrigatórios como parte do processo de validação exigido pelo órgão regulador.
Os testes com a aeronave e tripulação foram feitos no Centro de Manutenção de Linha (CML) da LATAM, em Guarulhos, em setembro, sob supervisão da ANAC. No exercício “Demonstração Parcial de Evacuação de Emergência” (DPEE), a ANAC estipula um tempo de 15 segundos para que os tripulantes abram 50% das portas da aeronave e os respetivos slides de emergência “mangas” toquem no solo, simulando uma evacuação de emergência.
Já na “Demonstração de Amaragem”, não há tempo definido para concluir o exercício, entretanto, a tripulação deve montar com a maior agilidade possível um bote (usando um dos slides balsa do exercício anterior) para simular uma emergência com aterragem na água. Em ambos os exercícios, a companhia cumpriu com todas as exigências com sucesso.
Ficha técnica – Boeing 787-9 Dreamliner
Nome: Boeing 787-9
Fabricante: Boeing
Capacidade: 300 passageiros (30 passageiros na Business, 57 na Premium Economy e 213 na Económica).
Alcance nmi (km): 7,530 nmi (13,950 km)
Comprimento: 63 metros
Largura: 5.49 metros
Envergadura: 60 metros
Altura: 17 metros
Peso máximo de descolagem: 252.7 toneladas
Motores: Rolls-Royce Trent 1000