
O Grupo SATA divulgou ao final da tarde desta sexta-feira, 6 de junho, os resultados referente a 2024.
A Azores Airlines fechou o ano de 2024 com um resultado líquido negativo de 71,2 milhões de euros.
A companhia justifica este prejuízo com o crescimento dos custos operacionais e não operacionais, decorrente de fatores extraordinários, muitos deles não repetíveis e herdados do passado.
O Grupo SATA refere que foram inauguradas ainda as rotas do Porto e do Funchal, para os Estados Unidos e o Canadá, efetuadas através de um contrato ACMI à euroAtlantic, que se revelaram, do ponto de vista comercial, muito negativas.
No caso da SATA Air Açores, o resultado líquido do exercício foi negativo em 11,6 milhões de euros.
No que se refere à SATA Gestão de Aeródromos, as contas, entraram no “vermelho”, com um resultado líquido negativo de 244 mil euros, uma variação negativa de 572 mil euros face a 2023.
Por outro lado, no ano passado, o Grupo SATA manteve uma trajetória de crescimento de receitas resultante do aumento da capacidade disponibilizada.
A Azores Airlines atingiu os 336 milhões de euros, mais 50 milhões do que em 2023, e a SATA Air Açores obteve uma receita de cerca de 60 milhões, o que representa uma subida de 3,7 milhões face ao ano anterior.
O Grupo SATA refere que em 2024, as suas companhias transportaram 2,7 milhões de passageiros, sendo o valor mais elevado de sempre, correspondendo a um aumento de 14% em relação a 2023.

