Últimas Notícias:

Grupo de Portugueses nas Caraíbas contrataram HiFly para realização de voo


 

No passado dia 31 de agosto aterrou na Ilha de St. Marteen o A330-300, com a matrícula 9H-TAJ, da HiFly para levar os portugueses residentes naquelas ilhas, que estiverem de férias em portugal

O voo transportou 241 passageiros entre a cidade do Porto e aquela ilha das caraíbas.

Os grupo de portugueses chegaram a Portugal no dia 26 de julho, sendo todos originários do norte do país.

A título de curiosidade, s portugueses passaram a emigrar para as Caraíbas há pouco mais de 20 anos, trabalhando essencialmente nas áreas da construção civil e do turismo. Nos últimos anos, no entanto, começaram a emigrar para a ilha, território pertencente à França, jovens com formação superior em enfermagem e arquitetura.

A viagem directa de avião vai ficar na história daqueles emigrantes portugueses, evitando assim, escalas em aeroportos europeus, totalizando apenas cerca de 8 horas de voo.

Tripulação que realizou o voo:

Num curto espaço de 24 quilómetros quadrados vivem cerca de 2750 nortenhos e que, numa ilha sem aeroporto, tiveram de viajar de barco até à ilha vizinha de S. Martinho (Saint Maarten), pertencente à Holanda.

A operação foi realizada através da Essenci Travel juntamente com o cônsul português.

Em declarações ao Jornal de Notícia, o cônsul Albino Neiva Silva disse que contactou a TAP para fazer o transporte. “Contactamos a empresa por três vezes e ficamos com a sensação de que não queriam fazer o serviço porque após cada contacto o custo do voo aumentava.”

A TAP justifica que “é impossível voar para todos os locais onde há portugueses”. Fonte da empresa explicou ao JN que “fazer a ligação daquela ilha a Portugal está fora de questão por razões comerciais”. A mesma fonte esclarece que o normal procedimento da empresa nestes casos é apresentar o valor do custo, “o que terá sido feito, mas terá sido recusado”.

De acordo com as informações, os voo da Hi Fly serão retomados no Natal e na Páscoa, assim como no verão do próximo ano.