O Ministério da Saúde Espanhol e a gestora aeroportuária espanhola AENA escolheram a Atos, para gerir as principais informações de saúde e viagens de todos os passageiros que voam para Espanha. A solução digital, desenvolvida e gerida pela Atos, chama-se “Spain Travel Health” (SpTH). Dá aos viajantes acesso digital ao formulário de controle de saúde obrigatório e fornece-lhes um QR Code pessoal que será digitalizado no aeroporto na chegada a Espanha.
Esta solução coloca Espanha na vanguarda tecnológica do controle de saúde e segurança e proteção de passageiros e cidadãos em todo o mundo. A solução da Atos fornece ao Ministério da Saúde os dados de contacto de cada passageiro, bem como informações específicas sobre o seu voo e viagem, de forma a melhorar a capacidade de seguimento, estabelecer contactos individuais ou em grupo se necessário e realizar análises estatísticas destinadas a melhorar a proteção da saúde.
Devido à pandemia Covid-19, todos os passageiros que viajam para Espanha devem preencher o “Passenger Locator Card, PLC”. Este formulário de papel é baseado em padrões internacionais e já foi adotado por vários países.
O Ministério da Saúde Espanhol decidiu dar um passo mais além e fornecer uma solução digital que agilizaria o processo e eliminaria a necessidade de milhões de passageiros preencherem um documento em papel. O objetivo é proteger melhor a saúde dos passageiros e cidadãos, promover voos e turismo seguros, simplificar o acesso à informação e criar um banco de dados a partir do qual as informações possam ser facilmente extrapoladas.
A Atos forneceu o “Spain Travel Health” em apenas 25 dias e a solução agora é utilizada em mais de 40 aeroportos espanhóis. Permite ao passageiro preencher o formulário digitalmente através de um portal web ou das aplicações móveis, SpTH, “Spain Travel Health-SpTH” disponíveis para Android e Apple. Além de informações pessoais e detalhes de contato, o formulário contém informações sobre os números dos voos e dos lugares, informações sobre viagens (incluindo destinos que serão visitados) e informações sobre o risco e o estado de saúde dos passageiros, especialmente em relação à Covid-19. Depois de preenchido, o formulário deve ser enviado digitalmente pelos passageiros 48 horas antes da chegada a Espanha para que possam receber o seu código QR único e pessoal diretamente na aplicação e por e-mail, bem como informações de saúde relevantes e detalhes de contato das autoridades de saúde espanholas.
Na chegada a Espanha, os passageiros devem mostrar o seu código QR nos pontos de controle de saúde do aeroporto para poderem continuar a sua viagem. O sistema permite às autoridades aeroportuárias controlar o fluxo de passageiros de forma muito ágil e decidir rapidamente quais os passageiros que devem ser encaminhados para um segundo posto de controle de saúde, realizado por profissionais de saúde, com base nas informações prestadas pelos passageiros e outros controles como medição de temperatura através de câmaras de imagem térmica.
A aplicação móvel tem sido utilizada por passageiros de mais de 200 países e a solução gere os dados de milhões de passageiros.
Desde 1 de julho, o formato digital já é utilizado por viajantes de mais de 200 países, gerando vários milhões de QR Codes. Os viajantes da Alemanha, Espanha e Reino Unido são os principais utilizadores do sistema, que permitirá ao governo espanhol controlar de forma eficiente os dados dos milhões de passageiros que viajam anualmente para Espanha. Havia mais de 200 milhões em 2019.