A Azul anunciou que recebeu no passado sábado, 15 de junho, no aeroporto de Confins / Belo Horizonte (MG), a primeira das 13 novas aeronaves Embraer 195-E2 que serão entregues para a companhia até o final do ano, num investimento de mais de R$3 bilhões, anunciado em abril durante cerimónia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Esta é a 21ª aeronave E2 que a Azul recebe desde 2019, quando teve a entrega da primeira.
A aeronave foi batizada durante a visita do presidente Lula e de autoridades do governo na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), no último dia 26 de abril, quando recebeu o nome “Azul & Embraer. Orgulho do Brasil”. Na ocasião, a Azul anunciou os investimentos e a entrega das 13 aeronaves.
“A entrega é muito importante para a ampliação da nossa malha aérea doméstica. É uma aeronave moderna e eficiente, com uma importante redução de consumo de combustível, baixando não somente o custo da operação, mas também a redução de emissão de CO2. Além disso é um grande orgulho para a Azul colaborar para o desenvolvimento da nossa indústria aeroespacial, pois cada aeronave recebida gera cerca de 500 novos empregos”, afirma Raphael Linares, Diretor Jurídico e Frota da Azul.
O E2 da Embraer pode transportar até 136 passageiros, sendo a maior e mais moderna aeronave fabricada no Brasil. O equipamento é o modelo de corredor único mais eficiente atualmente no mercado, oferecendo uma economia de até 25% de emissões de CO2.
A Azul já opera atualmente 20 aeronaves do mesmo modelo, equipadas com wi-fi e televisões individuais. A previsão da empresa é receber ainda este ano mais 12 equipamentos deste modelo.
Os aviões da Embraer são uma marca da companhia que, em 2009, escolheu os modelos E-195 E1 da fabricante brasileira para iniciar suas operações no país.