
A Emirates anunciou que alcançou o marco histórico de 100 aeronaves renovadas no âmbito do seu programa de modernização, o maior projeto desta natureza alguma vez realizado por uma companhia aérea a nível mundial. Desde o início dos trabalhos, em novembro de 2022, 47 Airbus A380 e 53 Boeing 777 foram sujeitos a uma renovação completa, do cockpit à cauda, nos hangares da Emirates Engineering, no Dubai.
Até ao final de dezembro de 2026, deverão ser modernizadas cerca de 20 aeronaves adicionais, permitindo à companhia aérea ultrapassar significativamente a metade do seu programa de investimento de 5 mil milhões de dólares, destinado a proporcionar aos passageiros uma experiência consistentemente mais elevada.
Ao longo de 44 meses, a equipa da Emirates Engineering mobilizou mais de 400 engenheiros e técnicos, que dedicaram, em conjunto, 4,4 milhões de horas de trabalho à transformação de 100 aeronaves e à modernização completa e sofisticada dos respetivos interiores.
Durante o processo de modernização, todas as aeronaves receberam também uma nova cabine Económica Premium. No total, foram instalados mais de 3.800 novos lugares nesta classe, acelerando a introdução deste produto, cada vez mais procurado, num maior número de rotas da rede da Emirates e proporcionando a mais passageiros a oportunidade de experimentar estas reconhecidas cabines.
Sir Tim Clark, Presidente da Emirates Airline, afirmou: “O nosso compromisso de oferecer produtos de excelência em todas as cabines é um trabalho contínuo, e concluir a renovação integral das cabines de 100 aeronaves de fuselagem larga em apenas 44 meses representa uma conquista significativa. Apoiado por um investimento de 5 mil milhões de dólares, este programa garante que os nossos passageiros viajam melhor, beneficiando de níveis superiores de luxo, conforto e atenção ao detalhe em todas as cabines.
Executar internamente um projeto desta dimensão e complexidade exigiu também capacidades incomparáveis de planeamento, precisão, conhecimento técnico e qualidade de execução aqui no Dubai. A nossa equipa redefiniu por completo as regras da modernização dos dois maiores aviões de passageiros da aviação comercial, assegurando que cada aeronave regressa ao serviço dentro do prazo previsto e em condições irrepreensíveis.”
Desde o início do projeto, em novembro de 2022, a equipa da Emirates Engineering modernizou, em média, 28 aeronaves por ano. Em cada intervenção, os engenheiros desmontam completamente os interiores, procedem a uma renovação profunda de todas as cabines — utilizando mais de 4.000 componentes num A380 e mais de 2.500 num Boeing 777 — e voltam a montar todos os elementos com a máxima precisão.
A equipa da Emirates Engineering desenvolveu igualmente soluções inovadoras para responder à enorme dimensão do projeto. Entre estas encontra-se a utilização, dentro dos hangares, de veículos de catering modificados para transportar componentes de grandes dimensões entre as oficinas de modernização e as aeronaves.
Além da criação de sistemas de acompanhamento do progresso dos trabalhos por zonas e de procedimentos especializados para o armazenamento e a recolha de peças, a equipa concebeu e produziu diversos equipamentos específicos para movimentar componentes e aceder a todas as áreas interiores das aeronaves durante as intervenções. A Emirates Engineering trabalhou com mais de 100 fornecedores para concretizar este ambicioso projeto.

O programa de modernização da Emirates foi anunciado pela primeira vez em novembro de 2021 e abrangia inicialmente 105 aeronaves da frota da companhia aérea. Em novembro de 2022, a primeira aeronave da Emirates, um Airbus A380, entrou nos hangares da Emirates Engineering, no Dubai, para dar início ao processo.
Em maio de 2024, perante a forte procura por parte dos passageiros, o programa foi alargado para abranger 191 aeronaves e, posteriormente, para um total de 219 aeronaves até ao final desse ano. Em agosto de 2024, o primeiro Boeing 777 modernizado no Dubai entrou ao serviço comercial.
Mais recentemente, em maio de 2026, a equipa da Emirates Engineering concluiu a conversão de um A380 de uma configuração de duas classes para três classes. O projeto envolveu importantes alterações estruturais na aeronave, incluindo, pela primeira vez, a introdução de uma cabine Económica Premium no piso superior.
A partir de outubro de 2026, o programa de modernização da Emirates entrará numa nova fase, que incluirá a instalação de ecrãs 4K OLED HDR10+ nas costas dos assentos, a introdução dos novos e mais leves assentos Safran Z400 e outras melhorias nos produtos a bordo.


























