Ontem, 23 de julho, o A310-300 da Mahan Air, com a matrícula EP-MNF que estava a realizar o voo W51152 entre Teerão, Irão e Beirute, Líbano, teve de realizar uma manobra brusca quando foi interceptado por um avião militar americano.
De acordo com as informações, enquanto voava sobre a Síria, a aeronave foi interceptada por um F-15 da Força Aérea dos EUA.
Os Estados Unidos já divulgaram um comunicado depois que imagens surgiram online a mostrar passageiros a gritar enquanto a aeronave está a realizar uma súbita mudança de direcção.
An Israeli fighter jet has apparently intercepted a Mahan Air flight from Iran to Beirut as it flew over Syria, forcing it to make an emergency landing in the country. Other videos from the plane show injuries to passengers. pic.twitter.com/8cdvYNPtQ4
— Séamus Malekafzali (@Seamus_Malek) July 23, 2020
Segundo o site IRIB (República Islâmica do Irão), os pilotos evitaram por pouco uma colisão com um avião de caça israelita, ferindo vários passageiros a bordo. Depois que a televisão estatal iraniana acusou Israel de estar por trás do encontro, o Comando Central dos EUA, que supervisiona as operações dos EUA no Oriente Médio, disse que “um F-15 numa missão aérea de rotina… conduzia uma inspecção visual padrão de um Mahan Air avião de passageiros a uma distância segura de aproximadamente 1.000 metros do avião. Depois que o piloto do F-15 identificou a aeronave como um avião de passageiros da Mahan Air, o F-15 abriu distância com segurança da aeronave ”, afirmou o Centcom em comunicado.
Dados do flightradar24.com indicam que a aeronave deixou brevemente seu nível de voo de 34.000 pés:
A aeronave, no entanto, continuou o seu voo até Beirute, tendo depois realizado o voo de regresso a Teerão.
De referir que a administração dos EUA segue de perto a Mahan Air, alegando que a companhia aérea é usada pela Guarda Revolucionária do Irão para fins militares. Em 2018, a administração de Donald Trump decidiu abandonar unilateralmente o acordo nuclear assinado com a República Islâmica do Irão, tendo voltado a impor sanções económicas ao País.
#BREAKING: Israeli army: the plane involved in the incident – are NOT IDF planes https://t.co/hgbA4D3AQX
— Amichai Stein (@AmichaiStein1) July 23, 2020
Há registo de vários feridos a bordo entre crianças e idosos.