A Qatar Airways é a companhia aérea com mais sucesso no Facebook, ao ultrapassar os 20 milhões de seguidores. A transportadora iniciou a sua presença nas redes sociais em 2012 e atualmente agrega mais de 26 milhões de fãs nas suas plataformas (Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn).
Em 2014, a Qatar Airways foi considerada a companhia aérea mais popular no Facebook, quando ultrapassou os oito milhões de seguidores. Desde então que tem trabalhado para manter o título e continua a comunicar diariamente com os seus passageiros. Esta plataforma é essencial para a companhia, que viu no Facebook uma forma de reforçar a confiança dos seus clientes, quando o bloqueio ilegal no Qatar foi imposto em 2017.
O facto da Qatar Airways ser a companhia aérea mais seguida no Facebook, a nível mundial, é o resultado do investimento constante que tem sido feito na criação de conteúdos. Desde o lançamento de rotas à criação de campanhas inovadoras, a transportadora também utilizou as redes sociais para informar os seus seguidores das medidas de higiene que foram tomadas durante a pandemia, para que os clientes pudessem viajar em segurança.
A Vice-Presidente Sénior de Marketing e Comunicação Empresarial da Qatar Airways, a Exma. Srª Salam Al Shawa, afirmou: “Estamos extremamente orgulhosos em tornarmo-nos a transportadora aérea mais popular nesta rede social. O facto de termos obtido um aumento de quatro milhões de seguidores durante a pandemia evidencia a nossa resiliência. A importância do social media não pode ser sobrestimada, uma vez que através da criação de conteúdos de qualidade conseguimos chegar até aos nossos clientes e relacionar-nos com eles.”
“Alcançámos os 20 milhões de seguidores em 2020. Estamos confiantes de que iremos alcançar 30 milhões até 2030, uma vez que a nossa família virtual está a crescer juntamente com a vontade de voltar a viajar.”, referiu a Vice-Presidente Sénior de Marketing e Comunicação Empresarial da Qatar Airways.
De acordo com os últimos dados da IATA, a Qatar Airways tornou-se a maior transportadora internacional, entre abril e julho, ao cumprir a sua missão de transportar as pessoas para casa. Isto permitiu à companhia aérea acumular uma experiência inigualável no transporte de passageiros de forma segura e fiável, posicionando-a de forma única para reconstruir eficazmente a sua rede. A companhia implementou rigorosamente as mais avançadas medidas de segurança e higiene a bordo das suas aeronaves e no Melhor Aeroporto do Médio Oriente, o Aeroporto Internacional Hamad.
A Qatar Airways foi nomeada “A Melhor Companhia Aérea do Mundo” pelos prémios World Airline Awards de 2019, geridos pela Skytrax. Foi também distinguida como a “Melhor Companhia Aérea do Médio Oriente”, “Melhor Classe Executiva do Mundo”, e “Melhor Lugar na Classe Executiva”, como reconhecimento da sua experiência pioneira na Classe Executiva, Qsuite. É a única companhia aérea a ter recebido cinco vezes o cobiçado título de ‘Skytrax Airline of the Year‘, que é reconhecido como o auge da excelência na indústria aérea. O Aeroporto Internacional de Hamad foi classificado como o “Terceiro Melhor Aeroporto do Mundo”, entre 550 aeroportos internacionais, pelos Skytrax World Airport Awards de 2020.