De acordo com o “Expresso“, citando fonte do Executivo de António Costa, o Governo quer lançar privatização da TAP ainda este ano.
A crise pandémica veio acelerar o processo de concentração entre as companhias aéreas europeias. Neste cenário, a TAP, uma das poucas transportadoras que não faz parte de qualquer grupo internacional, será uma peça importante.
O Governo quer avançar com a venda de mais de 50% da TAP ainda este ano, com o consórcio da Air France/KLM e a companhia alemã Lufthansa como favoritas na corrida. A operação poderá estar concluída nos primeiros meses de 2023.
O primeiro-ministro já demonstrou a intenção de privatizar pelo menos metade da transportadora aérea portuguesa, mas de acordo com o jornal haverá membros do Governo favoráveis a vender uma percentagem mais próxima dos 100%.
Entre as favoritas à compra da TAP, estão a alemã Lufthansa e o grupo que junta a francesa Air France e a holandesa KLM. A IAG, liderada pela britânica British Airways e a espanhola Iberia, serão à partida descartadas pela ameaça para o hub de Lisboa.