Os rumores dos últimos dias poderão-se confirmar na próxima quinta-feira, 14 de fevereiro.
Depois de uma sequência de anúncios de cancelamentos de encomendas a Airbus está a preparar-se para anunciar oficialmente, durante a apresentação dos resultados anuais, o fim da produção do A380.
O programa A380 sofreu desde o início vários atrasos, tendo os últimos anos sido mais difíceis devido aos problemas com os motores Rolls-Royce, falta de encomendas e à saída de linha do primeiro modelo a ser produzido.
Durante as últimas semanas também demos conta de notícias que certamente iriam ajudar a Airbus nesta tomada de decisão difícil, que se avizinha.
A Air France anunciou recentemente que iria reduzir a sua frota de A380, a Emirates tem em cima da mesa um estudo para trocar algumas das suas encomendas de A380 pelos A350 e recentemente o CEO da British Airways disse que a Airbus precisaria de baixar o preço do modelo, para o mesmo, ser competitivo.
A última notícia foi o cancelamento por parte da Qantas das suas unidades de A380.
Actualmente o programa A380 conta apenas com as encomendas da Emirates e dois modelos que faltam entregar à ANA.
Caso o anúncio do fim do programa, se confirme, não será o fim imediato da linha de produção. A Airbus não irá investir mais no desenvolvimento do modelo, mantendo apenas a linha de produção até a última entrega.
Esta semana foi notícia os dois prémios recebidos pela Hifly pela reintrodução do A380 no mercado para voos comerciais.