Últimas Notícias:
×

Portugal compra 12 aeronaves A-29N Super Tucano da Embraer


 

O Ministério da Defesa assinou um contrato com a Embraer para a aquisição de 12 aeronaves A-29N Super Tucano que equiparão a Força Aérea Portuguesa, tornando Portugal o cliente de lançamento da nova variante desta aeronave de treino avançado e ataque leve. Esta aquisição reflete o compromisso de Portugal em modernizar a sua Força Aérea com uma aeronave versátil e comprovada, idealmente adequada para missões de Treino Avançado de Pilotos, Ataque Leve, Apoio Aéreo Tático (CAS) e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).

A variante A-29N Super Tucano incorpora aviónicos avançados, sistemas de comunicações específicos da NATO e capacidades adicionais, adaptadas para responder aos requisitos operacionais de Portugal. Com esta compra, Portugal torna-se a primeira nação a operar o A-29N, tomando a dianteira na adoção de uma plataforma extremamente capaz, projetada para apoiar uma ampla gama de modernas missões de defesa.

“Gostaríamos de agradecer ao Ministério da Defesa Nacional e à Força Aérea de Portugal pela confiança que depositam nas soluções da Embraer. Esse contrato nos dá a oportunidade de contribuir para a modernização da Força Aérea Portuguesa e de aprofundar ainda mais nossa forte parceria, abrindo caminho para uma cooperação industrial mais ampla com a indústria de defesa local”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

A Embraer refere que o A-29 Super Tucano é o líder global na sua categoria, com mais de 260 aeronaves encomendadas, com mais de 570.000 horas de voo acumuladas, sendo 60.000 delas em combate. O número de forças aéreas operando o A-29 Super Tucano continua a expandir-se devido à sua combinação incomparável de capacidades, tornando-o a opção mais eficiente do mercado.

O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz na sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. A sua capacidade é aprimorada por sistemas aviónicos HMI avançados integrados a uma estrutura robusta, capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e com pouca infraestrutura. Além disso, a aeronave tem requisitos de manutenção reduzidos, oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural, com baixos custos operacionais.