Últimas Notícias:

Grupo SATA deverá apresentar esta 6ª feira os piores resultados desde sempre


 

Segundo a Antena1 – Açores, o Grupo SATA deverá realizar uma conferencia de imprensa, esta sexta-feira, para a apresentação oficial das contas de 2018.

De acordo com informação recolhida pela Antena 1, em 2018, o Grupo SATA gerou um prejuízo na ordem dos 48 milhões de euros
Tendo em comparação os valores apresentados em 2017, o prejuízo aumenta cerca de 15%, 7 milhões de euros

O resultado negativo do Grupo em 2018, 48 milhões de euros de prejuízo, é o pior da história da SATA.

Ao longo dos tempos muito se tem falado sobre os resultados negativos do Grupo mas nada de concreto tem sido feito. Ou melhor, não tem sido nada feito de bom para o Grupo.

A solução muitas vezes apresentadas é sempre o de cortar rotas e cortar pessoal, talvez funcione numa empresa dita “normal”. No caso de uma companhia aérea, não se pode cortar o fundamental, voar.

Desde o primeiro plano de reestruturação apresentado no tempo de Luís Parreirão em 2015, tem-se verificado uma deterioração na rede de rotas da companhia.

De relembrar que nesse ano supostamente iriam terminar muitas rotas e muitos dos funcionários que deveriam ter sido contratados para o verão, não foram.

A operação do verão de 2015 foi caótica para a companhia. Uma grande parte dos voos foram operados em ACMI, tendo a SATA fretado alguns aviões à TAP, por falta de oferta no mercado.

Atualmente o corte de rotas mantêm-se e assim sendo será impossível “alimentar” um Grupo, sem voar.

Sem dúvida que o Grupo SATA tem de servir bem os Açores, mas a par disso, tem de encontrar outros mercados e novas rotas; através de estudos sérios, fiáveis e acima de tudo rápidos.

Ponto de situação:

O primeiro A321LR ainda não começou a ser construido, estando inicialmente prevista a sua entrega em junho.

A320 CS-TKK está em manutenção geral e terá nova pintura

A320 CS-TKP está previsto o seu regresso –  RZO9003 de PAD para LIS, STA às 21:30

ACMI A340 Hifly – verão

ACMI A320 da SmartLynx Airlines Estonian – maio

ACMI A320 CS-TRO da White – pontual

ACMI B767 e B737 Euroatlantic