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Grupo que detém a Iberia desiste da compra da Air Europa


 

O IAG – International Airlines Group, grupo de aviação que detém a Iberia, informou a Comissão Europeia que desistiu da compra da Air Europa.

De acordo com as informações, a decisão é justificada com as “elevadas” exigências da Direção-Geral da Concorrência para dar luz verde à aquisição.

“As exigências da Direção-Geral da Concorrência para dar luz verde à transação são tão elevadas que já não faz sentido comercial para a Ibéria”, disse fonte do grupo ao Hosteltur.

O IAG diz que manter o interesse na aquisição da Air Europa, no atual ambiente regulatório, “não beneficiaria os acionistas”, pelo que a desistência do negócio já foi também comunicada à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) de Espanha.

Com a desistência da aquisição, o IAG terá agora que pagar uma multa de 50 milhões de euros à Air Europa, que pertence ao Grupo Globalia, valor que se soma aos 75 milhões de euros que já tinham sido pagos, quando o grupo que detém a Iberia desistiu, pela primeira vez, da aquisição da Air Europa, em junho de 2021.

O passo atrás do IAG deve-se às elevadas exigências da entidade da concorrência, que identificou problemas desse âmbito em várias rotas caso o negócio avançasse, algo que a Iberia se prontificou a resolver, cedendo 52% das frequências atualmente operadas pela Air Europa, para que nenhuma das rotas em que foram identificados problemas de concorrência ficassem sem um terceiro operador.

Para o IAG, a proposta de aquisição dos restantes 80% do capital da Air Europa era “ambiciosa” e “garantia os direitos dos consumidores”, uma vez que permitiria que os passageiros tivessem “ligações diretas com o leste do planeta e encorajaria a concorrência entre os hubs do norte e do sul da Europa”.

A Comissão Europeia já se pronunciou indicando que a fusão entre o grupo IAG e a Air Europa teria um impacto negativo na concorrência e para os passageiros.

Num comunicado, a comissária europeia com a pasta da Concorrência, Margrethe Vestager, refere que Bruxelas regista a decisão da empresa-mãe da Iberia, a IAG, de romper o acordo que lhe permitia adquirir 100% da Air Europa à Globalia.

Vestager refere que a análise aprofundada da Comissão indicou que “a concentração teria afetado negativamente a concorrência num grande número de rotas domésticas, de curta e longa distância dentro, para e a partir de Espanha, nas quais as duas companhias aéreas concorrem estreitamente”.

A comissária lembrou que o executivo comunitário é chamado pela segunda a avaliar a aquisição da Air Europa pela IAG ao abrigo das regras da UE em matéria de controlo das concentrações, “depois de a primeira tentativa ter falhado em 2021 devido às preocupações da Comissão em matéria de concorrência”.

“A Air Europa encontra-se atualmente numa posição mais forte do que em 2021, pelo que o desafio de identificar as medidas de correção adequadas era ainda maior” do que há três anos, referiu Margrethe Vestager.