
Esta sexta-feira, 10 de novembro, ficou marcada como um dia negro nos céus de Ponte de Sor.
O primeiro acidente aconteceu na zona de Montargil envolvendo um avião ultraleve, que provocou dois feridos graves.
O segundo e mais grave aconteceu no Aeródromo de Ponte de Sor com a queda de uma aeronave de instrução, um Cessna 152, com dois homens a bordo, que resultou num ferido grave e numa vítima mortal.
O ferido grave resultante da queda da aeronave de instrução foi helitransportado para o Hospital de São José, em Lisboa, revelou fonte da Proteção Civil.
O alerta para a queda da aeronave de instrução, com dois homens a bordo, foi dado às 15:49, provocando, além do ferido grave, uma vítima mortal.
A vítima mortal, piloto e instrutor, tinha 36 anos e o ferido grave 19 anos.
Segundo a Proteção Civil, a aeronave acidentada é um Cessna de instrução.
De acordo com testemunhas o avião teria “acabado de levantar voo” quando “fez uma espécie de pirueta e caiu”, tendo a aeronave ficado junto da pista do aeródromo e os meios de socorro deslocaram-se de imediato para o local.
As operações de socorro mobilizaram 24 operacionais, apoiados por nove viaturas e o helicóptero do INEM.
O presidente da Câmara de Ponte de Sor lamentou o acidente aéreo, com uma vítima mortal e um ferido grave, que ocorreu no aeródromo municipal, no âmbito da atividade formativa da escola de aviação local.
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) deslocou técnicos para os locais dos dois acidentes aéreos e está a proceder a averiguações, confirmou à Lusa o organismo.

