O Grupo Emirates anunciou o seu melhor resultado financeiro semestral de sempre. O Grupo está a reportar um lucro líquido semestral para 2023-24 de 10.1 mil milhões de Dirhams (2.7 mil milhões de dólares), ultrapassando em 138% o seu lucro semestral recorde de 4.2 mil milhões de Dirhams (1.2 mil milhões de dólares) no ano passado.
O Grupo também reportou um EBITDA de 20.6 mil milhões de Dirhams (5.6 mil milhões de dólares), uma melhoria significativa em relação aos 15.3 mil milhões de Dirhams (4.2 mil milhões de dólares) registados no mesmo período do ano passado, evidenciando a sua forte rentabilidade operacional.
A receita do Grupo foi de 67.3 mil milhões de Dirhams (18.3 mil milhões de dólares) nos primeiros seis meses de 2023-24, um aumento de 20% em relação aos 56.3 mil milhões de Dirhams (15.3 mil milhões de dólares) no ano passado. Este aumento foi impulsionado pela forte procura pelo transporte aéreo em todo o mundo, que tem apresentado uma trajetória ascendente desde que as restrições de viagem associadas à pandemia foram levantadas.
O Grupo encerrou o primeiro semestre de 2023-24 com um sólido saldo de tesouraria de 42.7 mil milhões de Dirhams (11.6 mil milhões de dólares) a 30 de setembro de 2023, em comparação com 42.5 mil milhões de Dirhams (11.6 mil milhões de dólares) a 31 de março de 2023. O Grupo tem sido capaz de recorrer às suas próprias reservas de tesouraria para apoiar as necessidades do negócio, incluindo o pagamento da dívida. Até à data, a Emirates reembolsou 9.2 mil milhões de Dirhams dos seus empréstimos relacionados com a COVID-19. O Grupo também pagou 4.5 mil milhões de Dirhams em dividendos ao seu proprietário, conforme declarado no final do seu exercício financeiro de 2022-23.
Sua Excelência o Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e Diretor Executivo da companhia aérea e do Grupo Emirates, afirmou: “Estamos a assistir à concretização dos nossos planos para regressar mais fortes e melhores dos dias negros da pandemia. O Grupo ultrapassou os recordes anteriores, registando o melhor desempenho semestral de sempre. O nosso lucro para os primeiros seis meses de 2023-24 quase igualou o nosso lucro recorde para o ano inteiro em 2022-23. Esta é uma conquista tremenda que demonstra o talento e o compromisso dentro da organização, a força do nosso modelo de negócio e o poder da visão e das políticas do Dubai que permitiram a criação de um setor da aviação forte, resiliente e progressivo.”
“Continuámos, em todo o Grupo, a aumentar as operações de forma segura e a agir com celeridade para satisfazer a procura dos passageiros. Implementámos uma série de melhorias nos serviços e produtos para conquistar a preferência dos passageiros e continuaremos a investir nos nossos colaboradores, produtos, parcerias e tecnologia para reforçar as nossas capacidades e garantir que estamos preparados para o futuro.”
Sua Excelência o Sheikh Ahmed acrescentou: “Para o segundo semestre de 2023-24, esperamos que a procura dos clientes em todas as nossas áreas de negócio continue a ser saudável e manter-nos-emos ágeis na forma como empregamos os nossos recursos neste mercado dinâmico. Ao mesmo tempo, estamos a acompanhar de perto os ventos contrários, como o aumento dos preços dos combustíveis, o fortalecimento do dólar americano, a inflação e a geopolítica.”
Para apoiar o aumento das operações e atividades comerciais, a base de funcionários do Grupo Emirates, em comparação com o dia 31 de março de 2023, cresceu 6% para uma contagem total de 108,996 a 30 de setembro de 2023. Tanto a Emirates como a dnata têm em curso ações de recrutamento para apoiar as suas necessidades futuras.
Emirates
A Emirates continuou a aumentar as suas operações de voo globais, adicionando capacidade e ligações através do seu hub do Dubai para satisfazer a procura dos passageiros em todos os mercados. Durante o primeiro semestre de 2023-24, a companhia aérea restaurou as operações do A380 para Bali, Pequim, Birmingham, Casablanca, Nice, Xangai e Taiwan.
Em julho, lançou serviços diários sem escala para Montreal, um novo destino e a segunda porta de entrada da companhia aérea no Canadá.
Expandindo as opções de conetividade para os passageiros, a Emirates celebrou e melhorou acordos de codeshare ou interline com 8 companhias aéreas nos primeiros seis meses de 2023-24: Aegean Airlines, Air Canada, Etihad Airways, Kenya Airways, Philippine Airlines, Maldivian, Sri Lankan Airlines e United Airlines. A parceria de codeshare entre a Emirates e a Qantas, que viu mais de 15 milhões de passageiros beneficiarem de itinerários de voo conjuntos desde a sua criação em 2013, recebeu aprovação para uma nova extensão de 5 anos, até 2027.
Até 30 de setembro, a companhia aérea estava a operar voos de passageiros e carga para 144 aeroportos, utilizando toda a sua frota de Boeing 777 e 104 aviões A380. Durante os primeiros seis meses de 2023-24, 10 aviões A380 saíram do programa de reequipamento da Emirates com interiores de cabine completamente renovados e os mais recentes produtos a bordo, incluindo lugares Premium Economy. Isso permitiu que a companhia aérea implementasse os seus serviços altamente procurados da Premium Economy em novas rotas, incluindo Nova York JFK, Houston, São Francisco, Los Angeles e Singapura.
No primeiro semestre de 2023-24, a Emirates lançou uma nova campanha publicitária global com a participação da atriz de Hollywood Penelope Cruz e introduziu iniciativas para melhorar a experiência de viagem do passageiro, incluindo: uma nova instalação de check-in no Dubai International Financial Centre, wi-fi gratuito a bordo para membros do Emirates Skywards e uma nova possibilidade de pré-encomenda de refeições para que os passageiros selecionem as suas opções de refeição antes da viagem.
A capacidade global durante os primeiros seis meses do ano aumentou 25%, para 28.5 mil milhões de ATKM, devido a um programa de voos alargado. A capacidade medida em ASKM aumentou 30%, enquanto o tráfego de passageiros transportados, medido em RPKM, aumentou 35%, com um Passenger Seat Factor de 81.5%, em comparação com 78,5% durante o mesmo período do ano passado.
A Emirates transportou 26.1 milhões de passageiros entre 1 de abril e 30 de setembro de 2023, um aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado. A Emirates Skycargo levantou 1.035.000 toneladas nos primeiros seis meses do ano, um aumento de 11% em comparação com o mesmo período do ano passado, apesar de um abrandamento geral no mercado global de carga. Isto reflete a capacidade da divisão de carga para satisfazer a procura dos clientes com produtos especializados e as excelentes opções de rede oferecidas pelas suas operações de carga de cargueiro e de porão.
O lucro da Emirates para o primeiro semestre de 2023-24 atingiu um novo recorde de 9.4 mil milhões de Dirhams (2.6 mil milhões de dólares), em comparação com o lucro do mesmo período do ano passado de 4 mil milhões de Dirhams (1.1 mil milhões de dólares). A receita da Emirates, incluindo outras receitas operacionais, de 59.5 mil milhões de Dirhams (16.2 mil milhões de dólares) aumentou 19% em comparação com os 50.1 mil milhões de Dirhams (13.7 mil milhões de dólares) registados no mesmo período do ano passado. O desempenho recorde da companhia aérea é atribuível à forte procura de viagens internacionais por parte dos passageiros em todos os mercados e à capacidade da Emirates de ativar a capacidade para corresponder à procura e oferecer aos passageiros serviços e valores excelentes.
Os custos operacionais diretos da Emirates (incluindo combustível) cresceram 9%, em linha com o aumento das operações. O combustível continua a ser o maior componente do custo operacional da companhia aérea (34%), em comparação com 38% no mesmo período do ano passado.
Impulsionado pela forte procura e pelo aumento das operações durante os seis meses, o EBITDA da Emirates cresceu 33% para 19.5 mil milhões de Dirhams (5.3 mil milhões de dólares) em comparação com 14.7 mil milhões de Dirhams (4 mil milhões de dólares) no mesmo período do ano passado.
dnata
A dnata continuou a aumentar as operações nos seus negócios de carga e assistência em escala, catering e retalho, e serviços de viagens. Este facto conduziu a um forte crescimento das receitas nos primeiros seis meses de 2023-24.
No primeiro semestre de 2023-24, os serviços de catering e aeroportuários da dnata ganharam novos e significativos contratos e aumentaram os clientes existentes nas suas operações internacionais. Isso mostra a capacidade da dnata de atender às crescentes operações dos clientes das companhias aéreas e fornecer produtos e serviços de alta qualidade, apesar dos desafios operacionais persistentes em muitos mercados, como a escassez de mão de obra qualificada, problemas na cadeia de abastecimento e pressões inflacionárias.
A dnata também continuou a fazer investimentos estratégicos nos seus negócios e a implementar tecnologia inovadora e outras iniciativas para melhor responder às necessidades dos clientes. Os destaques no primeiro semestre de 2023-24 incluem: a aquisição de uma participação adicional de 29% na Imagine Cruising, elevando para 81,4% a sua participação nos principais distribuidores de cruzeiros e estadias de férias do Reino Unido; a implementação de soluções baseadas em IA para melhorar as operações e capacidades de manuseio de carga da dnata em Singapura; e a mudança para uma mistura de biocombustível para veículos de transporte rodoviário nos Emirados Árabes Unidos usados pela dnata Logistics, Arabian Adventures, Alpha Flight Services e City Sightseeing para reduzir as emissões e atender às crescentes expectativas dos clientes por opções de transporte com menor pegada ambiental.
A receita da dnata, incluindo outros rendimentos operacionais, de 9.3 mil milhões de Dirhams (2.5 mil milhões de dólares) aumentou 27% em comparação com os 7.3 mil milhões de Dirhams (2 mil milhões de dólares) gerados no mesmo período do ano passado.
O lucro global da dnata é de 709 milhões de Dirhams (193 milhões de dólares), em comparação com os 236 milhões de Dirhams (64 milhões de dólares) registados no mesmo período do ano passado.
As operações aeroportuárias da dnata continuam a ser o maior impulsionador de receitas, com 4.1 mil milhões de Dirhams (1.1 mil milhões de dólares), um aumento de 18% em comparação com o mesmo período do ano passado, uma vez que as operações das companhias aéreas suas clientes continuaram a aumentar, especialmente na Austrália, Singapura, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos. Em todas as suas operações, o número de voos assistidos pela dnata aumentou 11%, para 384,656, e movimentou 1.3 milhões de toneladas de carga, uma redução de 5% que reflete o abrandamento do mercado global de transporte aéreo de mercadorias após um aumento provocado pela pandemia.
As operações de catering de voo e de comércio a retalho da dnata contribuíram com 3.5 mil milhões de Dirhams (942 milhões de dólares) para as suas receitas, um aumento de 45% com fortes aumentos de produção na Austrália, Itália, Reino Unido e EUA para satisfazer a procura dos clientes. O número de refeições transportadas aumentou 31%, para 66.3 milhões de refeições, em comparação com os 50,5 milhões de refeições do ano passado.
A divisão de viagens da dnata contribuiu com 1.4 mil milhões de Dirhams (375 milhões de dólares) para as receitas, um aumento de 16% em comparação com 1,2 mil milhões de Dirhams (323 milhões de dólares) no mesmo período do ano passado. A dnata registou fortes contribuições da Destination Asia, a sua unidade de gestão de destinos na Ásia, e da sua unidade de negócio de cruzeiros de férias, a Imagine Cruising, na qual a dnata assumiu o controlo. A divisão reportou um valor transacional total (TTV) de vendas subjacente de 4 mil milhões de Dirhams (1.1 mil milhões de dólares), em comparação com 3,5 mil milhões de Dirhams (960 milhões de dólares) no mesmo período do ano passado.