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CRJ-700 da American teve alerta do sistema anticolisão e tripulação tentou desviar-se do helicóptero


 

Este sábado, 1 de fevereiro, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) realizou mais uma conferência de imprensa sobre o acidente do dia 29 de janeiro.

De acordo com os investigadores do acidente aéreo de Washington, os primeiros dados foram recuperados das caixas negras do Bombardier CRJ-700.

A aeronave regional colidiu com um Sikorsky Black Hawk do Exército Americano que voava sobre o Rio Potomac enquanto o avião estavam em aproximação do Aeroporto Ronald Reagan para aterragem.

A aeronave com a matrícula N709PS estava a realizar o voo AA5342 entre o Wichita Dwight D. Eisenhower National Airport, Kansas e o Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington.

Todas as 67 pessoas, envolvidas neste trágico acidente, morreram.

O investigador responsável da NTSB, Brice Banning, leu a transcrição das informações extraídas do gravador de dados do CRJ, e indicou que logo após o Black Hawk ser informado pelo controlador de voo sobre a aeronave em aproximação, o Sistema de Prevenção Colisão de Tráfego Aéreo (TCAS) emitiu um alerta automático de tráfego em potencial colisão, o chamado de Traffic Advisory (TA), com o alerta “TRAFFIC, TRAFFIC”.

Um segundo depois, os militares responderam ao controlador afirmando que tinham o avião em vista e receberam a indicação para passarem por trás da aeronave.

No momento seguinte, o investigador afirma que os dados de voz apontam que ouve uma “reação verbal” (possivelmente algum grito ou aviso feito por um dos pilotos) que foi seguido por um movimento no manche para subir a aeronave. Infelizmente, segundos depois, a gravação de voz capta um barulho de impacto e a gravação termina.

Em relação aos gravadores de áudio e voz do Black Hawk já estão no laboratório, mas foram recuperados com água na parte interna, e por isso estão a passar por um processo de secagem especial, e que os investigadores acreditam que “seja muito possível que consigamos recuperar 100% dos dados dele“. Também ainda será determinado se os militares estavam de fato com o óculos de visão noturna (NVG) – em uso – ou levantados durante o momento do impacto.

Também foi informado que o incidente do dia anterior no Aeroporto Ronald Reagan, entre um Embraer E175 da American Eagle e um outro Black Hawk do mesmo esquadrão, será considerado para a investigação.