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INDRA conclui modernização de radares da Força Aérea Brasileira que ajudam a controlar movimentos no céu do país


 

A Indra anunciou que concluiu com êxito o projeto de modernização de dois radares secundários transportáveis IRS 20-MP/S da Força Aérea Brasileira fornecidos também pela Indra, que ajudam a controlar movimentos no espaço aéreo do país e têm capacidade para substituir os radares de vigilância aérea, em caso de longas interrupções no seu funcionamento, e manter elevada a disponibilidade geral do serviço de vigilância para a Circulação Aérea Geral.

Os radares são da responsabilidade do Parque de Material de Eletrónica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), sob a coordenação da Subdivisão de Radiodeterminação (RAD) da Divisão Técnica. Para a conclusão do projeto foram feitos testes de aceitação em campo (TAC) do processo de modernização, eletrónica, elétrica e mecânica/estrutural, das duas unidades de radares secundários transportáveis. Um dos equipamentos está instalado em Petrolina, no estado de Pernambuco, e o outro será instalado em Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

O objetivo desta modernização passa por equipar os sistemas radar com as mais avançadas funcionalidades digitais, que elevam a precisão e a qualidade dos dados obtidos e ampliam a sua cobertura. Para isso, optou-se pela implementação de um sistema de receção e tratamento de sinais ADS-B (Automatic Dependent Surveillance – Broadcast) ou Sistema de Vigilância Aérea Automático Dependente por Radiodifusão, que detetará aeronaves de forma concomitante com o sistema dos radares, melhorando assim a qualidade dos sinais recebidos e aumentando a probabilidade de deteção de aeronaves, além da vantagem de reduzir os custos de manutenção.

Fabricados pela Indra e entregues à Comissão de Implementação do Sistema de Controlo do Espaço Aéreo (CISCEA) em 2011, os radares transportáveis IRS-20MP/S têm um raio de alcance de 256 NM (aproximadamente 500 km) e são capazes de operar em Modo S, padrão de máxima precisão para a identificação de aeronaves e podem atuar nas fases de aproximação das aeronaves ou durante o voo em rota.

Recentemente, membros da Comissão de Implementação do Sistema de Controlo do Espaço Aéreo (CISCEA) e do Parque de Material de Eletrónica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) concluíram a formação teórica e prática avançada de otimização, configuração e extração do plot e de seguimento (tracking) dos radares IRS 20-MP/S nas instalações da Indra, em Espanha.