
A Boeing realizou um voo de testes à ilha de Curaçao, uma ilha holandesa no Caribe, onde testou uma das suas aeronaves B777X, como parte de um extenso programa de testes de voo.
O avião, com a matrícula N779XX, descolou do Aeroporto Boeing Field e foi submetido a condições tropicais, com temperatura média de 30 graus Celsius e humidade próxima de 77%.
Estes testes são fundamentais para avaliar o desempenho, a confiabilidade e a eficiência da nova aeronave em climas quentes e húmidos, características que são esperadas em futuras operações em regiões semelhantes ao redor do mundo.
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O Boeing 777X é considerado o maior e mais eficiente avião a jato bimotor do mundo. O programa abrange duas variantes: o 777-8 e o maior 777-9, além do 777-8F, dedicado ao transporte de carga.
O Boeing 777X apresenta uma cabine mais espaçosa, janelas maiores, tetos mais altos e humidade aprimorada, proporcionando uma experiência mais confortável para os passageiros.
Adicionalmente, o design inovador das asas com pontas dobráveis aumenta a envergadura do avião, melhorando assim a aerodinâmica sem comprometer a compatibilidade com os aeroportos existentes.
Stunning air-to-ground shots of WH002 (N779XX) in Curaçao Int’l Airport as the 777X test crew prepares the aircraft before embarking on a test flight.
Photos: FalkiAviationCuraçao | #777x #boeing777x #curacao #777xft pic.twitter.com/9fthplI9xQ
— Boeing 777X (@b777xlovers) February 16, 2025
O teste realizado em Curaçao é um componente crucial no processo de certificação da Boeing. Embora a empresa não tenha revelado detalhes específicos sobre os objetivos do teste, é amplamente reconhecido que esses voos são essenciais para os preparativos que antecedem a introdução do 777X no serviço comercial.
De recordar que a Boeing retomou, no passado dia 16 de janeiro, os voos de teste para certificação do modelo Boeing B777.
Os voos foram retomados depois de cinco meses suspensos após a Boeing detetar um problema estrutural no suporte do motor.
À data (agosto de 2024) a Boeing indicou: “Durante a manutenção programada, identificámos um componente que não funcionou conforme o projetado. A nossa equipa está a substituir a peça e a fazer o acompanhamento para identificar quaisquer problemas, e iremos retomar os testes de voo quando estiver tudo pronto.”
Cada um dos dois turbofans GE Aerospace GE9X, que geram 105.000 libras (467 kN) de empuxo, possui dois desses componentes, garantindo assim uma redundância, conforme afirmou a Boeing. “Estamos a inspecionar a frota de testes de voo quanto a essa condição. Nenhum teste de voo imediato estava planeado para as outras aeronaves da frota de testes, que têm atividades de manutenção programada e layup,” acrescentou a empresa.
A aeronave escolhida foi o terceiro 777-9 de teste, WH003 (N779XY), a mesma onde foi detetado o problema, tendo descolado do Boeing Field às 14h12 (hora local) voltando a aterrar passadas cerca de 2 horas de voo.
Vale relembrar que o programa 777-9 tem enfrentado inúmeros atrasos, muitos dos quais decorrem da necessidade da Boeing de realizar alterações de design sob a crescente supervisão da FAA.
As entregas do modelo estão previstas para serem iniciadas apenas a partir de 2026.

