A Azores Airlines recebeu no dia 7 de novembro de 2023 o seu primeiro A320neo “Pure”. Praticamente dois meses depois a aeronave ainda aguarda certificação para poder operar comercialmente.
Nos últimos anos a Azores Airlines tem sido contratada para várias operações charter de final de ano, especialmente para o Brasil, Cabo Verde e Madeira.
Com este atraso e devido aos compromissos assumidos, a companhia tem sido obrigada a recorrer ao aluguer de aeronaves “ACMI” a outras companhias.
A White Airways tem tido em operação o seu A320, matrícula EI-HJB, e a Plus Ultra tem estado a operar com um A330-200, matrícula EC-KOM.
De recordar que achegada do A320neo está inserida no programa de substituição gradual dos modelos Airbus A320 CEO.
Com tecnologia de última geração, o Airbus A320neo representa um salto significativo em termos de eficiência operacional e consequente redução do impacto ambiental. Graças aos seus motores de última geração (High-Bypass) e tecnologia aerodinâmica (asas Airbus Sharklets™) o novo Airbus A320neo, da Azores Airlines, permitirá uma redução de consumo de combustível na ordem dos 20%, redução de emissões de gases e ruídos, custos operacionais mais baixos e maior capacidade de carga, quando comparado com aeronaves da geração anterior.
O Airbus A320neo da Azores Airlines, com a matrícula CS-TSK, está configurado para transportar até 168 passageiros. No interior da cabine predominam os tons de azul, do céu e do mar dos Açores, um universo cromático que prevalece na marca SATA Azores Airlines. A cabine foi personalizada pensando-se em todos os detalhes, dos assentos às anteparas que separam as diferentes áreas. Para tornar o ambiente ainda mais acolhedor, foi cuidadosamente estudado um esquema de iluminação e de sons de cabine, que pretendem trazer um pouco do pulsar dos Açores para dentro dos aviões que voam com a marca do Grupo SATA.
De referir que esta aeronave para além de operar as rotas para o Pico e Horta irá operar voos para a ilha da Bermuda e Montreal.«