A Airbus anunciou o envio de uma equipa de especialistas para participar nas investigações da colisão de um A350-900 da Japan Airlines com um Dash Q8 da Guarda Costeira japonesa.
O acidente aconteceu durante a aterragem do voo JAL516 no Aeroporto Internacional de Haneda pouco depois das 17h47 (horário local) no dia 2 de janeiro de 2024.
Todos os 367 passageiros e 12 tripulantes conseguiram sair da aeronave. Infelizmente cinco dos 6 ocupante do Dash Q8 morreram.
A Airbus indicou que os especialistas ajudarão as autoridades encarregadas da investigação sobre o acidente, a Comissão de Segurança nos Transportes do Japão (JTSB) e o Gabinete de Investigações e Análises para a Segurança da Aviação Civil de França (BEA).
O fabricante europeu indicou que, por enquanto, não são conhecidas as circunstâncias exatas do que aconteceu.
A Airbus refere que entregou o Airbus A350 com a matrícula JA13XJ e número de série 538,equipado com motores Rolls-Royce Trent XWB, a 10 de novembro de 2021
O comunicado sublinha que mais atualizações serão fornecidas assim que as informações consolidadas estiverem disponíveis e a Airbus estiver autorizada a divulgá-las.