O Airshow deste ano do Portugal Air Summit vai contar com aeronaves da TAP Air Portugal, HiFly e da Força Aérea Portuguesa.
A TAP irá apresentar um dos seus Airbus A321LR, no sábado, dia 16 de outubro. Já a HiFly e a Força Aérea Portuguesa irão fazer passagens no domingo, dia 17 de outubro.
Poderá consultar o Programa abaixo:
O Portugal Air Summit, a maior Cimeira no setor aeronáutico, defesa e espaço da Península Ibérica, regressa a Ponte de Sor para a sua quinta edição. De 13 a 17 de outubro, o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, localidade chave do cluster aeronáutico, volta a receber algumas das entidades e personalidades mais relevantes da indústria, infraestruturas e serviços, para debaterem e analisarem o setor da aviação – tripulada e não tripulada -, aeronáutica, espaço e defesa.
Sob o tema central “Flying for a New Start”, a quinta edição do Portugal Air Summit (PAS), que decorrerá num formato híbrido – em resposta ao momento de saúde pública que atravessamos –, reunirá novamente todos os atores da indústria aeroespacial em torno das últimas inovações tecnológicas e da discussão dos temas mais prementes da atualidade dos referidos setores. O evento decorrerá durante 5 dias, sendo os primeiros 3 dias maioritariamente focados nos profissionais, seguidos de 2 dias mais abertos ao público em geral.
Face ao seu formato híbrido, terá lugar em 2 estúdios, onde decorrerão cerca de 50 conferências e participarão mais de 200 oradores.
Flying for a New Start – tema central da edição 2021
Como referido este ano, o Portugal Air Summit terá como tema central, “Flying for a New Start”, estando já confirmadas as presenças do Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, que abrirá o evento, e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que fará a sessão de abertura do dia 13 de outubro. Para o mesmo dia, às 10h35, está também confirmada a presença da Presidente Executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener para falar do futuro da companhia de bandeira com a moderação do jornalista Vitor Gonçalves.
A pandemia de COVID-19 afetou gravemente a economia mundial, colocando a maior parte das indústrias e setores numa situação de dificuldade. O setor da aeronáutica e aviação foi um dos que mais sofreu, com uma prolongada queda do tráfego aéreo e acentuada diminuição da atividade.
A recuperação do setor é incerta, sendo por isso primordial discutir o seu futuro, bem como debater as diferentes hipóteses de recuperação e viabilização desta atividade e das que se encontram subjacentes ou dependentes.
Segundo Nuno Molarinho, CEO da The Race, “Esta 5ª edição vem reforçar e trazer para o debate público a relevância da indústria aeronáutica no nosso país e a nível internacional. Será um momento em que os principais players deste setor poderão fazer um overview bem como um posicionamento do que será a evolução deste mercado a médio-longo prazo. As entidades públicas aqui representadas revelam que o evento tem vindo a contribuir ao longo das suas edições para otimizar este setor e assim contribuir para que os novos talentos reúnam e apresentem o melhor desta área”.
“Este ano, e à semelhança das outras edições, tendo sempre em consideração as normativas da DGS, queremos sentir novamente o público e contribuir para que entre os dias 13 e 17 de outubro, possam assistir às conferências, fazer networking, contactar com as empresas presentes no Exhibition Hall e ainda desfrutar de momentos de lazer que têm vindo também a contribuir para tornar Ponte de Sor numa referência e num ponto e passagem relevante, não só nestes dias, mas ao longo de todo o ano”.