A Airbus iniciou as entregas dos primeiros A350 XWBs equipados com novos e pioneiros displays de cockpit com ecrã touch.
Especialmente desenvolvidos para o A350 XWB em conjunto com a Thales, os novos ecrãs proporcionarão maior eficiência operacional, maior interacção da tripulação, simetria da cabine e uma melhor gestão de informações.
A 18 de dezembro, a China Eastern Airlines recebeu em Toulouse o primeiro A350 XWB equipado com os novos dispositivos. Até ao momento, cerca de 20 companhias aéreas seleccionaram a opção para seus novos A350 XWBs.
Dos seis grandes monitores do cockpit do A350 XWB, três agora podem ser de touch: os dois monitores externos e o centro inferior. Estes monitores oferecem agora a capacidade de touch para os pilotos ao apresentar aplicações EFB (Electronic Flight Bag).
Este novo método de entrada complementa o teclado físico existente integrado à tabela retrátil na frente de cada piloto e também a “unidade de controle do teclado-cursor” (KCCU) do teclado e trackball localizada na consola central.
A nova tecnologia, que foi recentemente certificada para o A350 XWB pela EASA em novembro, facilita os gestos de zoom e pinça e facilitará mais flexibilidade e melhor interacção entre os dois pilotos, especialmente durante os seguintes cenários:
(a) antes da descolagem (para calcular o desempenho da descolagem ao inserir dados no sistema de gestão de voo “FMS”);
(b) a bordo / cruzeiro (para ter acesso às cartas de navegação em rota);
(c) durante a fase de aproximação
Além disso, durante as fases de alta carga de trabalho do voo, o novos ecrãs reduzem a necessidade de os pilotos fazerem várias entradas com o cursor, evitando que tenham que alternar entre diferentes telas ao usar a aplicações EFB de forma colaborativa no ecrã central inferior.
Patrick Piedrafita, chefe do programa A350 XWB da Airbus disse: “A Airbus continua a definir as tendências do sector no design de cockpit de aeronaves com estes novos displays interactivos com tela sensível ao toque no A350 XWB. Com o nosso parceiro Thales, estamos muito orgulhosos de trazer esta tecnologia para os nossos clientes, para aprimorar as operações das suas tripulações aéreas. ”
O A350 XWB apresenta o mais recente design aerodinâmico, uma fuselagem e asas de fibra de carbono, além de novos motores Rolls-Royce com baixo consumo de combustível. Juntos, esses recursos traduzem-se em níveis incomparáveis de eficiência operacional, com uma redução de 25% na queima de combustível e nas emissões.
Até o final de novembro, a família A350 XWB tinha recebido 959 pedidos firmes de 51 clientes.