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Airbus anuncia lucro líquido de 4,23 mil milhões de euros


 

A Airbus apresentou hoje os seus resultados de 2024, anunciando um lucro líquido de 4,23 mil milhões de euros. Este valor representa um aumento de 12% face a 2023, ficando perto do recorde de 2022.

De acordo com a empresa, o aumento do lucro foi justificado com um melhor desempenho da divisão de aviões comerciais, que compensou as dificuldades enfrentadas pelos negócios do setor espacial e da defesa.O lucro operacional cresceu 15% em 2024, para 5,3 milhões de euros, detalhou a empresa em comunicado.

Consolidated Airbus – Full-Year (FY) 2024 Results 

(Amounts in Euros)

Consolidated AirbusFY 2024FY 2023Change
Revenues , in millions
thereof defence, in millions
69,230
12,361
65,446
11,929
+6%
 +4%
EBIT Adjusted , in millions5,3545,838-8%
EBIT (reported) , in millions5,3044,603+15%
Research & Development expenses , in millions3,2503,2570%
Net Income (1), in millions4,2323,789+12%
Earnings Per Share  5.364.80+12%
Free Cash Flow (FCF) , in millions4,4614,096+9%
Free Cash Flow before Customer Financing , in millions4,4634,532-2%
Dividend per share (2)2.001.80+11%
Special dividend per share (2)1.001.000%
Order intake , in millions103,509186,493-44%
Consolidated Airbus31 Dec. 202431 Dec. 2023Change
Order book , in millions of Euros

 

No entanto, em termos ajustados – ou seja, excluindo encargos ou benefícios relacionados com movimentos de provisões nos seus programas – caiu 8%, para 5,35 mil milhões de euros.

“Confirmando a forte procura pelos nossos produtos e serviços, atingimos a nossa previsão para 2024, um ano desafiante para a Airbus”, disse no comunicado o presidente executivo da Airbus, Guillaume Faury.

Além disso, a fabricante perdeu 656 milhões de euros de lucro operacional no segmento espacial, no qual enfrenta a concorrência da norte-americana SpaceX do magnata Elon Musk.

Aliás, a Airbus registou uma nova provisão para perdas no valor de 300 milhões de euros em 2024 para a divisão espacial, elevando as provisões neste setor para 1,3 mil milhões de euros em 2024 e para dois mil milhões num período de dois anos.

Face à queda da procura de satélites de telecomunicações, que pesou no desempenho financeiro da empresa, a Airbus anunciou em outubro que iria eliminar 2.500 empregos na sua divisão de defesa e espaço.

Em dezembro, a fabricante decidiu rever em baixa o número de cortes, para 2.043, um processo que se prolongará até meados de 2026 e garantiu que isso será feito com “medidas sociais”, sugerindo que não haverá despedimentos.

O EBIT ajustado relacionado às atividades de aeronaves comerciais da Airbus aumentou para € 5.093 milhões (2023: € 4.818 milhões), com o impacto positivo de entregas mais altas sendo parcialmente reduzido por investimentos para preparar o futuro.

O programa da Família A320 continua a aumentar em direção a uma taxa de 75 aeronaves por mês em 2027. A empresa está agora a estabilizar a produção mensal do A330 para uma média de 4 unidades.

A Airbus refere que está a enfrentar desafios na cadeia de suprimentos, principalmente com a Spirit AeroSystems, que estão atualmente a pressionar a aceleração do A350 e do A220.

No A350, a empresa continua a visar a taxa 12 em 2028 e está a ajustar o calendário para a entrada em serviço da variante cargueira A350, que agora é esperada para o segundo semestre de 2027.

No A220, a empresa continua a visar uma taxa de produção mensal de 14 aeronaves em 2026.

Até ao final de 2025, a empresa planeia entregar 820 aviões comerciais, em comparação com os 766 do ano passado.”Dado o ambiente complexo e em rápida mudança em que continuamos a operar, consideramos que 2024 foi um bom ano”, disse então Christian Scherer, líder da divisão de aviões comerciais da Airbus, em comunicado.