O aeroporto de Miyazaki, na ilha de Kyushu, no sul do país, cancelou esta quarta-feira todos os voos, após a explosão de uma suposta bomba da Segunda Guerra Mundial, provocando o colapso de parte de uma taxiway.
A explosão parece ter ocorrido a pelo menos 100 metros do edifício do terminal do aeroporto, segundo imagens de vídeo transmitidas pelos meios de comunicação japoneses.
Um responsável aeroportuário disse à agência de notícias France-Presse que parte de uma taxiway colapsou e que os voos foram cancelados até à noite desta quarta-feira.
O responsável acrescentou que uma investigação estava em curso por parte da polícia e dos bombeiros.
A companhia aérea Japan Airlines disse que o incidente levou ao cancelamento de 13 voos que deveriam transportar 790 passageiros.
O aeroporto de Miyazaki fica a cerca de cinco quilómetros do centro de Miyazaki, capital da província de Miyazaki, e serve rotas domésticas, incluindo de e para o aeroporto de Haneda, em Tóquio, e o aeroporto de Osaka, bem como rotas internacionais.
É também base do treino de pilotos da Faculdade de Aviação Civil.
A estrutura foi construída em 1943 como base da Marinha Imperial Japonesa, que enviou dezenas de aviões que transportavam unidades ‘kamikaze’ em missões suicidas durante a Segunda Guerra Mundial.