Últimas Notícias:

16 de junho: Dia aberto no Aeródromo de Coimbra


 

O Aero Clube de Coimbra vai realizar no dia 16 de junho o “Dia Aberto”.

Entre as 14h30 e as 20h00 poderá visitar o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto e conhecer as atividades desenvolvidas pelo Aero Clube de Coimbra, como conhecer a oferta formativa.

Durante a tarde poderá conhecer algumas das aeronaves presentes e assistir a demonstrações de paraquedismo.

 

 

Durante o “Dia Aberto” poderá encontrar alguns dos produtos do Kiosque da Aviação à venda no local.

Fique atento à página de Facebook do Aero Clube de Coimbra para saber mais informações AQUI

A título de curiosidade, após a extinção do Centro de Aeronáutica da Associação Académica de Coimbra (CAAAC) que por sua vez tinha sido fundado em 1954, ocorrida depois do 25 de Abril de 1974 por decisão unilateral da Associação Académica de Coimbra (AAC) derivada do “facto da prática aeronáutica não ser compatível com a nova orientação social das atividades da AAC”, foi possível retomar o processo que tinha já norteado em 16 de Julho de 1957, pela “Comissão Provisória Organizadora do ACC”.

Já nessa data, essa Comissão Provisória tinha convidado autoridades, coletividades desportivas e amigos da aviação desportiva para uma reunião, tendo até entregue na Direcção Geral da Aeronáutica Civil (DGAC) em 22 de Agosto de 1957 para aprovação, os Estatutos do futuro ACC.

Todavia, o processo terá sido longo e moroso pois existem referências a esses Estatutos em 25 de Março de 1960 e do seu reenvio à DGAC em 1 de Abril seguinte, pelo que a pretensão de se fundar o ACC foi definitivamente preterida pela implantação definitiva do CAAAC.

Entretanto, pode assim afirmar-se que o Aero Clube de Coimbra (ACC) “nasceu” da extinção do CAAAC com a constituição formal em 14 de Janeiro de 1976 de uma “Associação Cultural Desportiva e Recreativa” sendo denominada em escritura daquela data por “Aero Clube de Coimbra – ACC”, muito embora as diligências para a sua constituição tivessem tido início em Fevereiro de 1975.