![](https://kiosquedaaviacao.pt/wp-content/uploads/2023/05/bannerloja.gif)
Um voo da American Airlines teve que realizar uma “subida acelerada” para evitar uma montanha durante uma descolagem de rotina do Havaí esta quarta-feira.
O voo AA298 da American Airlines, operado pelo Airbus A321neo N413AN, recebeu ordem para realizar uma subida rápida depois que a tripulação não virou ao descolar do Aeroporto Internacional de Honolulu.
O avião tinha acabado de descolar da pista 08L do Aeroporto Internacional de Honolulu e estava a caminho do Aeroporto Internacional de Los Angeles tendo continuado em frente em vez de virar à direita devido ao terreno à frente.
De acordo com um comunicado da Administração Federal de Aviação, “Um controlador de tráfego aéreo instruiu o voo 298 da American Airlines a realizar uma subida rápida depois que a tripulação não fez a curva designada ao partir do Aeroporto Internacional de Honolulu”.
A FAA acrescenta: “As ações do controlador garantiram que a aeronave permanecesse segura acima do terreno próximo”.
Em comunicado a American Airlines indicou: “Durante a subida de Honolulu a 13 de novembro, a tripulação do voo 298 da American Airlines solicitou e recebeu autorização para virar à direita e cumpriu as instruções do controlador. Não houve alerta do Sistema de Alerta de Proximidade do Solo (EGPWS), pois não houve problemas com a aproximação ao terreno com base na trajetória da aeronave”.
![](https://kiosquedaaviacao.pt/wp-content/uploads/2023/12/screativeref-1011l190834.jpg)
![](https://kiosquedaaviacao.pt/wp-content/uploads/2019/01/logotipo.jpg)