Últimas Notícias:

Air India confirma pedido para 250 aeronaves Airbus e 290 aeronaves Boeing


 

Air India confirmou o seu pedido para 250 aeronaves Airbus e selecionou um pacote digital e de manutenção da Airbus para impulsionar a estratégia de transformação e crescimento da companhia aérea.

Para além do pedido à Airbus, a companhia realizou o maior pedido à Boeing para empresas do sul da Ásia.

O pedido à Airbus inclui aeronaves inclui 140 aeronaves A320neo e 70 A321neo de corredor único, bem como 34 jatos A350-1000 e seis A350-900 de fuselagem larga.

Já o pedido à Boeing inclui 190 unidades de B737 MAXs, 20 unidades B787 Dreamliners e 10 unidades B777X com opções para 50 B737 MAXs e 20 B787 Dreamliners.

De recordar que a companhia aérea assinou uma Carta de Intenções com  a Airbus para adquirir estas aeronaves em fevereiro de 2023.

A Air India também contará com a Airbus para ajudar a garantir o mais alto nível de disponibilidade da frota com as Soluções de Materiais Integrados (IMS) da Satair, uma empresa da Airbus.

A solução de manutenção alimentada pela Airbus garantirá que toda vez que a companhia aérea precisar de uma peça rotativa ou consumível, ela esteja prontamente disponível e os stocks sejam reabastecidos automaticamente.

A Air India será o cliente de lançamento do Skywise Core X3 da Airbus, a mais recente e avançada plataforma de análise de aviação. Isso mais uma vez demonstra a cooperação de vanguarda entre a Airbus e a Air India. Os contratos de compra da aeronave, bem como as Cartas de Intenções para manutenção e serviços digitais foram assinados na presença de N. Chandrasekaran, presidente da Tata Sons e Air India, Campbell Wilson, CEO e MD da Air India, Guillaume Faury, Airbus CEO, Christian Scherer, diretor comercial e chefe internacional da Airbus, e Rémi Maillard, presidente e diretor administrativo da Airbus Índia e sul da Ásia no Paris Air Show 2023.

Campbell Wilson, CEO e MD da Air India, disse: “O nosso ambicioso programa de renovação e expansão da frota fará com que a Air India opere as aeronaves mais avançadas e com baixo consumo de combustível na nossa rede de rotas dentro de cinco anos. Estamos orgulhosos em trabalhar com todos os nossos parceiros, incluindo a Airbus, nesta jornada para reconstruir uma companhia aérea global que reflete a Índia assumindo uma postura mais confiante em todo o mundo”.

O pedido histórico da Air India, à Airbus, marca a entrada em serviço do A350 na Índia, o mercado de aviação que mais cresce no mundo. A novíssima aeronave de longo alcance ajudará a libertar o potencial reprimido do mercado de longa distância da Índia, a sua tecnologia, alcance e conforto incomparável, permitindo novas rotas e experiência de passageiros com melhor economia e maior sustentabilidade.

Juntamente com os A350, as frotas da Família A320 serão o ativo eficiente e versátil para continuar democratizando e descarbonizando as viagens aéreas na Índia – desde os níveis doméstico, regional e internacional.

As entregas estão programadas para começar com o primeiro A350-900 antes do final de 2023.