A últimas notícias dão conta de que a TAP Portugal, vai vender seis dos seus Fokker F100. Ao que tudo indica, as negociações para venda dos aviões estão praticamente concluídas.
O negócio de venda dos aviões tem tido o apoio da Fokker Services BV, a qual descontinuou a produção do avião mas, que continua prestar assistência aos aviões do modelo.
Os seis aviões Fokker F-100 que anteriormente voavam com as cores da PGA – Portugália Airlines irão transitar para a companhia regional latino-americana Air Panama com sede na Cidade do Panamá.
A Air Panama é uma empresa regional criada em 2005 e que desde 2013 integrou na sua frota cinco Fokker F-100, com os quais tem registado um assinalável crescimento na sua rede de voos internacionais, nomeadamente para países vizinhos da América Central e do Sul.
Ficou-se a saber também, que existem negociações para a venda dos oito Embraer 145, os quais estão estacionados na sua maioria na placa das oficinas da OGMA em Alverca.
Alguns dos equipamentos estão a ser negociados com empresas de transporte regional do centro e leste da Europa. Também existe a possibilidade de dois desses aviões serem adquiridos pelo Ministério da Defesa Português, por forma a serem utilizados em missões e transporte de personalidades do Estado e militares, ficando afectos à Força Aérea Portuguesa.
Actualmente ainda estão no activo o CS-TPA e o CS-TPC.