A Singapore Airlines (SIA) assinou uma Carta de Intenções (LoI) com a Airbus para sete aeronaves de carga A350F.
O acordo fará com que o A350F comece a substituir a frota existente de B747-400F da companhia aérea no quarto trimestre de 2025.
“Estamos honrados com o voto de confiança da Singapore Airlines no A350F para a renovação da sua frota de cargueiros. O A350F é o novo grande cargueiro do mundo e será incomparável no seu segmento de mercado em termos de eficiência operacional, menor consumo de combustível e economia de CO₂ ”, disse Christian Scherer, Diretor Comercial da Airbus e Diretor da Airbus International.
“É gratificante que a Singapore Airlines reconheça o valor do A350F à medida que construímos a forte parceria que já desfrutamos.” No início deste ano, a Airbus recebeu a aprovação do Conselho de Administração para um cargueiro derivado do A350, projetado para servir à onda iminente de substituições de grandes cargueiros e aos requisitos ambientais em evolução, moldando o futuro da carga aérea.
O A350F será equipado com motores Rolls-Royce Trent-XWB97 de alta tecnologia e com baixo consumo de combustível. Como parte da família de longo alcance mais moderna do mundo, o A350F terá um alto nível de semelhança com as versões de passageiros A350. Com capacidade de carga útil de 109 toneladas, o A350F servirá todos os mercados de carga.
A aeronave apresenta uma grande porta de carga no convés principal, com comprimento e capacidade da fuselagem otimizados padrão da indústria. Mais de 70% da fuselagem será feita de materiais avançados, resultando num peso de descolagem de 30 toneladas mais leve e gerando pelo menos 20% menos consumo de combustível e emissões em relação ao seu atual concorrente mais próximo.
O A350F responderá totalmente aos padrões de emissões de CO₂ da ICAO, que entrarão em vigor em 2027.
A Singapore Airlines é a maior operadora do A350 do mundo, com 56 aeronaves atualmente em serviço na sua rede.
O acordo com a Singapore Airlines é o terceiro compromisso recebido para o novo A350F.