
A SATA Air Açores anunciou, hoje, que vai reforçar a sua operação de verão com a integração de uma nova aeronave a partir de 1 de junho até 30 de setembro. Trata-se de um modelo Bombardier Dash Q400, que operará em regime de ACMI (aluguer com tripulação) durante os meses de maior procura da época de verão IATA.
A companhia refere que este reforço temporário tem como objetivo aumentar a robustez operacional e dar uma melhor resposta aos picos de procura típicos da época alta. Com esta nova aeronave, a frota da companhia passa a contar com oito aviões, incluindo seis do modelo Bombardier Dash Q400 e dois do modelo Bombardier Dash Q200.
A nova aeronave permitirá disponibilizar mais lugares e cubicagem de carga na rede, tendo capacidade para 78 passageiros.
No verão de 2025, a companhia aérea prevê operar mais de 550 ligações semanais entre as ilhas do Arquipélago dos Açores, o que representa cerca de 80 voos por dia. A voar na região desde 1947, a companhia tem vindo a reforçar este serviço essencial de forma contínua. Em 2024, ultrapassou o marco de um milhão de passageiros transportados num só ano.
A decisão de incluir esta aeronave, através do modelo de ACMI surgiu após análise de diferentes opções de aluguer, que não foram possíveis de realizar devido à escassez de soluções viáveis de leasing de longo prazo no mercado. Além de reforçar a operação, esta nova aeronave permitirá substituir alguns voos operados por equipamentos de menor capacidade, aumentando a capacidade de forma mais eficiente.

