Em setembro, a Edelweiss anunciou que iria operar com seis Airbus A350-900, para substituir os cinco Airbus A340-300.
Esta semana surgiu uma foto do primeiro modelo para a companhia. Trata-se do OE-LHF que se encontra no Aeroporto de Shannon, na Irlanda, desde 28 de julho, onde recebeu trabalhos de pintura.
Os A350 estão atualmente armazenadas em Victorville, Califórnia e fizeram parte da frota da LATAM Brasil até 2021, quando a companhia aérea sediada no Chile decidiu retirá-los de serviço.
“A modernização da frota de longo curso é um marco nos quase 30 anos de história da Edelweiss. A Edelweiss irá assim operar uma das frotas de longo curso mais jovens da Europa a partir de 2026”, disse Bernd Bauer, CEO da empresa.
Inicialmente estava programado que os A350-900 mantivessem a sua configuração de 339 assentos aplicada pela LATAM, 30 lugares na classe executiva, 63 na económica plus e 246 na económica.
Em sites da especialidade a aeronave já aparece com uma configuração de 30 lugares em Executiva e 309 em Económica.
À data a companhia tinha indicado: “Devido à escassez mundial de materiais e à redução das capacidades de manutenção e engenharia, as primeiras quatro aeronaves irão operar inicialmente na configuração original do operador com ligeiras modificações na cabine e no design da Edelweiss”, acrescentou o comunicado da transportadora.
A Edelweiss sublinhou que no futuro irá realizar um retrofit nas cabine, mas sem indicar datas.
A título de curiosidade a Edelweiss Air é uma companhia aérea suíça que opera voos principalmente para a região do Mediterrâneo, Ilhas Canárias, Caribe e Maldivas. Também opera voos charter.
A companhia foi fundada em 1995, pertence ao Grupo Lufthansa e o seu principal aeroporto base é Zurique