Três aviões de carga da Qatar Airways Cargo Boeing 777 partiram para a Índia, transportando aproximadamente 300 toneladas de material médico de todo o mundo para apoiar os esforços contra a COVID-19. Os três voos partiram uns após os outros com destino a Bengaluru, Bombaim e Nova Deli, como parte da iniciativa WeQare da Qatar Airways Cargo.
O Chefe Executivo do Grupo Qatar Airways, Sua Excelência o Sr. Akbar Al Baker, afirmou: “Tendo assistido com grande tristeza ao impacto que esta nova vaga de infeções de COVID-19 teve nas pessoas na Índia, sabíamos que tínhamos de fazer parte do esforço global para apoiar os valentes profissionais de saúde do país.”
“Enquanto principal transportador aéreo de carga do mundo, estamos numa posição única para oferecer apoio humanitário imediato através do fornecimento de aviões para o transporte dos tão necessários materiais médicos, bem como para coordenar os preparativos logísticos. Esperamos que o carregamento de hoje e outros carregamentos nas próximas semanas ajudem a aliviar o fardo dos profissionais de saúde locais e que proporcionem alívio às comunidades afetadas na Índia”.
O Embaixador da Índia no Qatar, Sua Excelência o Embaixador Dr. Deepak Mittal, afirmou: “Valorizamos profundamente o gesto da Qatar Airways de transportar gratuitamente para a Índia material médico essencial e de apoiar a luta contra a COVID-19”.
Este transporte de carga incluiu equipamentos de proteção individual (EPI), recipientes de oxigénio e outros materiais médicos essenciais e consiste em doações por parte de indivíduos e empresas de todo o mundo, para além das encomendas de carga existentes.
A Qatar Airways tem sido líder na luta contra a COVID-19 e, nas fases iniciais da pandemia, providenciou voos de ajuda semelhantes para a China, enviando fornecimentos para Pequim, Guangzhou e Xangai em fevereiro de 2020. A Qatar Airways tornou-se a primeira companhia aérea mundial a alcançar a prestigiada classificação de segurança de 5 Estrelas COVID-19 Airline Safety Rating pela organização internacional de classificação de transporte aéreo, Skytrax. Isto segue-se ao recente sucesso do HIA como o primeiro e único aeroporto do Médio Oriente e da Ásia a receber a classificação de segurança 5 Estrelas COVID-19 Airport Safety Rating.