Últimas Notícias:

A330 Beluga XL nº4 montado e início da montagem do nº5


 

O Beluga XL nº4 já se encontra totalmente montado e aguarda agora os trabalhos de pintura.

Ao mesmo tempo que são aguardados os trabalhos de pintura, a Airbus prepara-se para iniciar a montagem do seu Beluga XL nº5.

O spotter Aircrafts-Toulouse-Airbus-France capturou o momento do transporte da secção frontal do modelo para a área de montagem.

A Airbus anunciou a construção da sexta unidade do A330XL.

Segundo a construtora, o aumento do número de unidades do avião irá garantir que a capacidade oferecida pelos BelugaXLs – aviões A330 altamente modificados, adaptados para transportar grandes componentes de fuselagem dentro da rede de produção de aeronaves da Airbus – possa acomodar uma série de possíveis cenários futuros.

“Daqui a alguns anos, poderíamos ver situações como aumentos adicionais da tarifa para nossos aviões ou mesmo a necessidade de parar um dos modelos, o que tornaria essa sexta aeronave ‘extra’ uma parte essencial de nossa rede de transporte”, explicou Bertrand George, chefe do programa BelugaXL na Airbus.
Os dois primeiros BelugaXLs – aviões A330 altamente modificados feitos sob medida para transportar grandes componentes de fuselagem dentro da rede de produção de aeronaves da Airbus – encontram-se em Toulouse, na França.

A frota BelugaXL em 2023 estará a operar completamente com as suas seis aeronaves,  substituindo a frota existente de Super Transporter A300-600ST da Airbus (também conhecido como Beluga STs).

O Airbus Beluga XL (Airbus A330-743L) foi concebido para o transporte de peças de outros aviões. O novo modelo foi baseado no avião comercial Airbus A330, para ser o sucessor do Airbus Beluga. O XL tem uma extensão no topo da fuselagem como o Beluga.

O BelugaXL permite um aumento de capacidade em 30%, sendo sete metros mais longo que o seu antecessor BelugaST.

Com o maior compartimento de carga do mundo, o BelugaXL pode transportar duas asas de A350 XWB em comparação com o BelugaST, que só pode transportar uma.

Com uma carga útil máxima de 51 toneladas, o BelugaXL tem um alcance de 4.000 km (2200 nm).

O BelugaXL é a mais recente adição ao portfólio de transporte da Airbus. Embora o transporte aéreo ainda seja o principal método de transporte de grandes componentes de aeronaves, a Airbus também usa transporte rodoviário, ferroviário e marítimo para transportar as peças entre os seus locais de produção.