A transportadora aérea de carga líder mundial recebeu três novos aviões de carga Boeing 777, elevando a sua frota total desta tipologia para 30, composta por dois Boeing 747, 24 Boeing 777 e quatro Airbus A330.
A Qatar Airways Cargo irá introduzir estes aviões de carga nas suas rotas regulares de longo curso e irá também operá-los como charters, apoiando o comércio global e o movimento de mercadorias sensíveis ao tempo e à temperatura.
O Chefe Executivo do Grupo Qatar Airways, Sua Excelência o Sr. Akbar Al Baker, afirmou: “Com a chegada destes novos aviões de carga, estamos a injetar a muito necessária capacidade no mercado, ajudando a apoiar as cadeias de abastecimento globais num momento crítico durante a pandemia. A capacidade acrescida permitir-nos-á apoiar a logística em torno da vacinação COVID-19, que se prevê ser um dos maiores desafios logísticos para a indústria. A eficiência de combustível do 777F, o longo alcance e a elevada capacidade vão ajudar a Qatar Airways a ser mais sustentável e a operar voos adicionais sem escalas em todo o mundo, facilitando a circulação de bens sensíveis ao tempo e à temperatura. Com os nossos investimentos em inovação e frota, somos capazes de corresponder os requisitos logísticos dos nossos clientes e apoiar a continuidade do comércio global”.
O Vice-Presidente Sénior de Vendas e Marketing Comercial da Boeing Company, Sr. Ihssane Mounir, afirmou: “Durante estes tempos difíceis, a Qatar Airways Cargo tem transportado ajuda humanitária e bens médicos para os mais necessitados e estamos orgulhosos de que a sua frota crescente de Boeing 777F esteja a apoiar um esforço tão louvável. Valorizamos profundamente esta nossa parceria de longa data com a Qatar Airways e a sua confiança nos aviões de carga 777F, como a espinha dorsal das suas crescentes operações globais de carga aérea”.
O Boeing 777F é um avião de carga eficiente, de longo alcance e de alta capacidade, movido pelo motor a jato comercial mais potente do mundo, o General Electric GE90-110B1. O 777F tem uma capacidade de carga útil de mais de 102 toneladas métricas Pode voar 4.970 milhas náuticas (9.200 quilómetros) e transportar uma carga útil total de 224.900 lbs (102.010 kgs) a densidades do mercado de carga geral (mais de 10 libras por pé cúbico), tornando-o o avião de carga bimotor de maior alcance do mundo.
Durante a crise da COVID-19, a Qatar Airways Cargo tem estado a ajudar no transporte de bens essenciais, produtos farmacêuticos, produtos perecíveis e outras mercadorias fundamentais em todo o mundo, através de carregamentos nos porões em voos de passageiros e em aviões de carga. A companhia aérea, além de continuar com as operações regulares dos aviões de carga, ao mesmo tempo, operava mais de 500 outros aviões de carga com mercadorias de bens de primeiros socorros, equipamento de proteção pessoal e ajuda médica aos países mais atingidos, demonstrando a sua agilidade e resiliência.
A Qatar Airways Cargo também trabalhou em estreita colaboração com governos e ONG para transportar mais de 250.000 toneladas de equipamento de ajuda médica para regiões afetadas em todo o mundo, tanto em serviços regulares como de charters. Isto equivale a cerca de 2.500 Boeing 777 totalmente carregados.
Além disso, a transportadora também converteu seis dos seus aviões Boeing 777-300ER (Extended Range) para operar voos exclusivamente de carga, introduzindo 137 metros cúbicos adicionais de volume de carga por voo, sobre a capacidade de carga do convés inferior de 156 metros cúbicos por voo.
Sendo a principal voz no mercado de carga, a Qatar Airways Cargo é pioneira no futuro, para uma indústria de carga aérea sustentável e socialmente mais responsável.