De acordo com o site ch-aviation.com, a Azores Airlines cancelou o aluguer do Airbus A321XLR por A320/A321neo mais baratos.
A antiga presidente do Conselho de Administração do Grupo SATA, Teresa Gonçalves, tinha indicado que durante o ano de 2025 a Azores Airlines iria receber uma unidade do modelo A321XLR, depois de ter recebido dois novos A320neo.
Os planos da companhia passam agora por incorporar modelos A320neo ou A321neo, substancialmente mais baratos.
De referir que em termos de rotas, a única que se podia justificar a operação do A321XLR seria a rota sazonal entre a ilha Terceira e Oakland, na Califórnia, mas a qual a companhia opta sempre por uma operação em ACMI.
No dia 20 de setembro de 2023, durante um dos voos de teste o A321XLR, com a matrícula F-WWAB, voou entre Madrid e Ponta Delgada, nos Açores, tendo realizado uma escala de cerca de três horas para que um grupo de trabalho da SATA pudesse visitar a aeronave.
O A321XLR terá um alcance máximo previsto para cerca de 4.000 milhas náuticas (7.400 km).
Recentemente, o novo presidente do Grupo SATA, Rui Coutinho, considerou que houve “muita má gestão” na companhia aérea durante “muitos anos” e não quer mais aviões como a aeronave “Cachalote”.
Para Rui Coutinho, “foram cometidos demasiados erros por diversos responsáveis, cujos efeitos influenciam a prestação atual” e “continuarão a condicionar todas as decisões e toda a gestão diária e estratégica do grupo”.