A Iberia vai ser a primeira companhia aérea a voar com o Airbus A321XLR, de recordar que inicialmente estava programado que fosse a Aer Lingus.
O primeiro A321XLR da Iberia, com o número de série 11348 e matricula de testes D-AZXY realizou o seu primeiro voo de testes no dia 4 de julho, com uma duração de cerca de 3:30.
#A321xlr #Iberia EC-
MSN11348 today first flight pic.twitter.com/sO7Zc2Yeof— Tobi (@Tobias_Gudat) July 4, 2024
Esta semana o Spotter Tobias Gudat capturou a aeronave já totalmente pintada com as cores da Iberia.
A companhia aérea também já partilhou nas suas redes sociais o processo de pintura da aeronave:
Em junho de 2019, a Airbus lançou formalmente o Airbus A321XLR, que será a aeronave de fuselagem estreita de maior alcance do mundo.
Esta aeronave é baseada na família de aeronaves Airbus A321, mas apresenta melhorias de alcance ainda mais incrementais em relação ao A321neo e A321LR (que já têm mais alcance que o A321ceo).
As companhias aéreas encomendaram centenas destas aeronaves, na procura de aeronaves de longo alcance e baixa capacidade, que possam abrir todos os tipos de novos mercados.
Espera-se que o primeiro A321XLR seja entregue às companhias aéreas no terceiro trimestre de 2024.
O cliente lançador do avião é o International Airlines Group (IAG), controladora da British Airways, Iberia, Aer Lingus, etc. A empresa encomendou 14 unidades, sendo oito destinados à Iberia e seis destinados à Aer Lingus.
Se os prazos se mantiverem, a Iberia deverá ter em operação o A321XLR antes do final de 2024, com as primeiras rotas já anunciadas. Presumivelmente, após alguns voos de familiarização da tripulação, a aeronave irá realizar o seu voo de longo curso à partida de Madrid (MAD) e Boston (BOS) e Washington (IAD).
Como referido acima, a Aer Lingus deveria ser a primeira companhia aérea a começar a voar com o Airbus A321XLR, então o que aconteceu?
A Aer Lingus tem tido uma disputa salarial com os seus pilotos, uma vez que a administração e o sindicato não conseguiram chegar a um acordo sobre novas taxas salariais.
Os pilotos da Aer Lingus procuram aumentos salariais de mais de 20%, para refletir a inflação ao longo dos anos, além dos salários das companhias aéreas concorrentes. Enquanto isso, a administração não está disposta a ir além de um aumento de 8,5%.
A administração ameaçou que se os pilotos não concordassem com um acordo, a companhia aérea adiaria as entregas do Airbus A321XLR para a companhia (e, por sua vez, reduziria as oportunidades de voo para os pilotos). As duas partes tinham até 29 de abril de 2024 para chegar a um acordo, mas não o conseguiram.
O IAG há muito adota uma abordagem implacável nas negociações com os funcionários e como explica um porta-voz:
“Infelizmente, a Aer Lingus não foi capaz de dar ao IAG as garantias de estrutura de custos necessárias para este investimento e, portanto, o A321 XLR inaugural – originalmente planeado para a Aer Lingus – será alocado em outra parte do grupo.”
De relembrar que, a Aer Lingus já opera na sua frota com oito Airbus A321LR.