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Força Aérea Portuguesa vai sobrevoar as Capitais de Distrito

 

A Força Aérea Portuguesa anunciou que, através de uma parelha de F-16M, vai sobrevoar este sábado, dia 31 de dezembro, as capitais de distrito de Portugal Continental, aproveitando um voo operacional para desejar a todos os Portugueses boas festas e uma excelente descolagem para 2023.

A Força Aérea utiliza desta forma um voo de treino de manutenção de capacidades dos seus militares para reforçar o compromisso de salvaguarda da integridade de todo o território nacional, pelo cumprimento de missões de Vigilância, Policiamento e Defesa Aérea.

As passagens e respetivas horas são:

– Coimbra – 11H05

– Aveiro – 11H10

– Porto – 11H17

– Viana do Castelo – 11H22

– Braga – 11H25

– Bragança – 11H40

 Vila Real – 11H50

– Viseu – 11H56

– Guarda – 12H01

– Castelo Branco – 12H09

– Portalegre – 12H15

– Évora – 12H25

– Beja – 12H30

– Faro – 12H41

– Sines – 12H50

– Setúbal – 13H06

– Lisboa – 13H15

– Santarém – 13H21

– Leiria – 13H28

A Força Aérea sublinha que as horas indicadas são uma previsão, podendo sofrer alterações dependentes de eventuais ajustes de rota e das condições meteorológicas.

Air Albania vai realizar operação charter entre Portugal e a Albânia

 

A Air Albania foi contratada, por um operador turístico, para uma operação charter no verão, para realizar voos à partida de Lisboa e do Porto com destino a Tirana, capital da Albânia.

Os voos serão realizados aos domingos entre 25 de junho e 3 de setembro.

Air Albania é a companhia aérea nacional da Albânia, sediada em Rinas, Albânia. O hub da companhia aérea situa-se no Aeroporto Internacional de Tirana Madre Teresa, onde também está localizada a sede corporativa da companhia aérea.

A frota da companhia é composta por duas aeronaves; um Airbus A319 e um A320.

Operação charter da World2Fly entre Lisboa e Samaná em Airbus A350

 

A World2Fly foi contratada para uma operação charter, para o próximo verão IATA, entre Lisboa e Samaná.

Os voos serão operados com equipamento Airbus A350 com capacidade para transportar até 432 passageiros.

De acordo com as informações, os voos serão às sextas-feiras entre 30 de junho e 8 de setembro. Descolam do Aeroporto Humberto Delgado  (WPT3163) às 16h25 e com hora prevista para aterrarem no Aeroporto Internacional El Catey às 19h15 (horas locais).

No regresso, os voos (WPT3164) descolam de Samaná às 21h15 e têm hora prevista para aterrar em Lisboa pelas 9h35 (horas locais).

Sindicato dos pilotos pede demissão da CEO e do chairman da TAP

 

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) pediu esta quinta-feira a demissão dos presidentes do conselho de administração da TAP, Manuel Beja, e da Comissão Executiva, Christine Ourmières-Widener, devido à polémica indemnização que já provocou demissões no Governo.

Reagindo à demissão do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, na quarta-feira à noite, para “assumir a responsabilidade política” da atribuição da indemnização de 500 mil euros da TAP à ex-secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, o presidente do SPAC, Tiago Faria Lopes, afirmou que o governante “assumiu finalmente” a responsabilidade política deste caso.

“Mas não é só a responsabilidade politica que está em causa. Há uma outra responsabilidade, que é uma responsabilidade operacional, empresarial, nomeadamente porque há dinheiros públicos” neste caso da indemnização da TAP, afirmou Tiago Faria Lopes, precisando estar a referir-se aos “dois players” que ainda estão na TAP, a CEO, Christine Ourmières-Widener, e o chairman, Manuel Beja.

“Por uma questão de solidariedade, e de lealdade para com o ministro [Pedro Nunes], se o ministro se demite, naturalmente, que todos esperamos que os mesmos [CEO e chairman] se demitam”, disse, enumerando as razões pelas quais defende estas duas demissões na companhia aérea.

Primeiro, “devido a estes escândalos todos” relacionados com a TAP; em segundo, devido à mentira que escreveram” à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). “Se mentem à CMVM, que é o órgão regulador, garantidamente mentem aos contribuintes e aos trabalhadores da TAP Air Portugal”, defendeu.

Quanto a uma eventual saída da CEO da TAP, o presidente do SPAC diz que “consta” que há uma adenda ao contrato de Christine Ourmières-Widener que determina que no final do contrato, ou por término antecipado, terá um bónus. “Garantidamente que esse bónus, ao pé do meio milhão de euros que a engenheiras Alexandra Reis recebeu, será muito maior. O escândalo será maior. Agora resta saber se é verdade ou não”, disse.

A demissão de Pedro Nuno Santos foi a terceira no Governo em dois dias, depois de Alexandra Reis, da pasta do Tesouro, no centro da polémica com a indemnização da TAP, e do secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, que acompanhou a decisão de Pedro Nuno Santos.

O ministro das Finanças, Fernando Medina, demitiu na terça-feira a secretária de Estado do Tesouro, menos de um mês depois de Alexandra Reis ter tomado posse e após quatro dias de polémica com a indemnização de 500 mil euros da TAP, tutelada por Pedro Nuno Santos.

Alexandra Reis recebeu uma indemnização por sair antecipadamente, em fevereiro, de administradora executiva da transportadora aérea. Em junho, foi nomeada pelo Governo para a presidência da Navegação Aérea de Portugal (NAV) e este mês foi escolhida para secretária de Estado do Tesouro.

Tripulantes da TAP chumbam proposta da companhia e mantêm intenção de greves em janeiro

 

Os Tripulante de Cabine da TAP estiveram reunidos, esta quinta-feira, em assembleia-geral do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e chumbaram a proposta da companhia, mantendo a intenção de realizar cinco dias de greve até 31 de janeiro.

De acordo com as informações, a proposta da administração da companhia foi chumbada, com 615 votos contra, seis a favor e uma abstenção, mantendo-se a possibilidade de avançar com uma greve cinco dias até 31 de janeiro, como tinha ficado decidido na última assembleia do SNPVAC.

Em declarações à Lusa o presidente do sindicato disse hoje que os tripulantes de cabine querem “reaver condições de trabalho” indicando que irão lançar em breve um pré-aviso de greve.

“A empresa conhece as nossas reivindicações, sabe as nossas exigências e cabe-lhe apresentar uma proposta positiva e demonstrar de uma forma positiva e qualitativa que quer evitar uma greve”, indicou, recordando que “esta AG tinha exatamente o objetivo de evitar uma greve através da proposta por parte da empresa”, sendo que a direção do sindicato fica assim mandatada para avançar com um pré-aviso de greve para cinco dias até 31 de janeiro.

A decisão da AG baseia-se em alguns pontos, indicou, referindo “a falta de respeito que a empresa tem tido ao longo dos últimos tempos com a classe”, a vontade que os tripulantes têm de “reaver as suas condições de trabalho” algo que está ligado “ao fim do acordo de emergência”, assinado por causa da pandemia, que os profissionais entendem que “está totalmente desatualizado face à atual conjuntura”.

Ricardo Penarroias explicou ainda que “a proposta que hoje esteve em cima da mesa não é a proposta de acordo de empresa [AE], era uma proposta que tinha como objetivo impedir um pré-aviso de greve”.

Quanto às negociações para o AE, o líder sindical disse que os tripulantes ainda não se sentaram à mesa com a companhia.

O sindicato “só se senta à mesa com a empresa quando os assuntos pendentes forem resolvidos. Até lá não há negociação do AE”, realçou.

De recordar que este sindicato realizou uma greve de tripulantes da TAP nos dias 08 e 09 de dezembro, que levou a companhia aérea a cancelar previamente 360 voos.

Azores Airlines e HiFly com operação charter de Final do Ano para a Madeira e Brasil

 

Mais uma vez a SATA Azores Airlines e a HiFly foram contratadas para operarem voos charter para a Passagem de Ano.

A SATA Azores Airlines está com uma operação charter à partida de Lisboa para o Funchal, Natal e Salvador. Esta operação está a ser realizada com o Airbus A321LR CS-TSJ “Peaceful”.

À partida do Porto a companhia está a operar voos para o Funchal e os voos estão a ser realizados pelo A321neo CS-TSG “Wonder”.

Quanto à HiFly está com uma operação charter à partida de Lisboa para Fortaleza e Salvador, já à partida do Porto a companhia está a operar voos para Salvador, Maceió e Recife.

O voo 5K703 entre Lisboa, Maceió e Fortaleza foi operado pelo Airbus A340-300, com a matrícula 9H-SOL.

Já o voo 5K611 entre a cidade do Porto e Salvador e o voo 5K623 à partida do Porto para Maceió e Recife foram operados pelo Airbus A340-300, com a matrícula 9H-TQY.

TAP reduz capital social para cobrir prejuízos e Governo injeta 980 milhões por fases

 

A TAP reduziu o capital social de 904,3 milhões de euros para zero, para cobertura de prejuízos, e aumentou o capital social para 980 milhões, com uma injeção faseada do auxilio financeiro do Governo previsto no plano de restruturação da empresa.

Numa informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a TAP informa que estas decisões surgem na sequência da aprovação pela Comissão Europeia, de dezembro do ano passado, do Plano de Reestruturação do Grupo TAP e concessão de auxílios à reestruturação.

Nos termos desta reestruturação, está prevista a concessão, até ao final do exercício de 2022, de uma tranche do referido auxílio.

Assim, a TAP refere que foi decidida a redução do capital social de 904,3 milhões para zero euros, “para cobertura de parcial de prejuízos”, logo seguida de um aumento do capital social de zero euros para 980 milhões, subscrito integralmente pela República Portuguesa, através da Direção-Geral do Tesouro e Finanças.

Este aumento de capital é feito através de três novas entradas em dinheiro: 294 milhões de euros agora, 343 milhões no dia 20 de dezembro de 2023 e outros 343 milhões no dia 20 de dezembro de 2024.

“De forma a acomodar estas alterações ao capital social, foi igualmente deliberada a alteração do artigo 4.º, n.º 1 dos Estatutos”, explica a companhia aérea.

Em resultado destas operações – acrescenta a nota enviada à CMVM -, o capital social da TAP passou a ser de 980 milhões de euros, representado por 196 milhões de ações, com o valor nominal unitário de cinco euros, dos quais se encontram realizados 294 milhões.

“Em virtude destas operações, a TAP mantém como acionista único direto e beneficiário efetivo a República Portuguesa, através da Direção-Geral do Tesouro e Finanças”, refere a empresa, sublinhando que ”estas operações se traduzem num reforço da estrutura de capitais da TAP”.

A entrada destes 980 milhões na TAP estava prevista no Orçamento do Estado e completa o bolo de 3,2 mil milhões de euros acordado com Bruxelas para a recapitalização da companhia aérea. De acordo com as regras comunitárias, a TAP não poderá receber mais auxílios de Estado nos próximos 10 anos.

Novos modelos disponíveis

Poderá encontrar abaixo a lista dos novos modelos disponíveis:

ESCALA 1:400

https://kiosquedaaviacao.pt/loja/boeing-787-8-dreamliner-american-airlines-n880bj-product-code-59001/

ESCALA 1:200

https://kiosquedaaviacao.pt/loja/gulfstream-gv-kuwait-government-9k-ajf-product-code-75015/

https://kiosquedaaviacao.pt/loja/canadair-crj200lr-air-tran-jet-connect-air-wisconsin-n449aw-product-code-52047/

https://kiosquedaaviacao.pt/loja/falcon-7x-dc-aviation-a6-mbs-product-code-71008/

https://kiosquedaaviacao.pt/loja/airbus-a330-300-klm-ph-ake-product-code-if333kl0722/

https://kiosquedaaviacao.pt/loja/airbus-a321-253nx-raf-royal-air-force-g-gbni-product-code-jf-a321-029/

https://kiosquedaaviacao.pt/loja/loftleidir-icelandic-airlines-douglas-dc-8-63cf-if863ll1122p/

https://kiosquedaaviacao.pt/loja/douglas-dc8-73f-dhl-n801dh-product-code-ifdc873dhl0922/

https://kiosquedaaviacao.pt/loja/airbus-a330-300-qantas-vh-qpa-if333qf0522/

https://kiosquedaaviacao.pt/loja/airbus-a330-300-airbus-industrie-f-wwka-product-code-if333airbuska/

https://kiosquedaaviacao.pt/loja/airbus-a330-323-korean-air-hl8001-product-code-jf-a330-3-008/

https://kiosquedaaviacao.pt/loja/south-african-airways-boeing-707-300-if707sa0422p/

Air Europa reforça frota com mais um Boeing B787-8 Dreamliner

 

A Air Europa anunciou que elevou o número de novas aeronaves adicionadas à frota para dez ao longo de 2022 com a chegada de um novo Boeing 787-8 Dreamliner. Com este aparelho, a empresa cumpre o plano de expansão traçado no início do ano, que previa a incorporação na frota de cinco Boeing 737 e cinco Boeing 787. Com o mais recente Boeing 787, já estão disponíveis 23 unidades deste modelo para operação de longo curso.

A companhia sublinha que com a incorporação deste Boeing 787 permite fazer face ao notável aumento de atividade registado ao longo do ano, refletido na recuperação de rotas e no aumento de frequências nas ligações com alguns dos destinos mais importantes para a Air Europa.

Da mesma forma, reforça o sólido papel estratégico da empresa no hub Madrid-Barajas, onde é um player chave na conectividade entre a Europa e a América. Desta forma, a frota, que já se encontra em níveis de unidades disponíveis semelhantes a 2019, consolida-se com modelos de maior capacidade e mais sustentáveis, enquanto se prepara para continuar a expandir as suas operações em 2023.

Ao longo de 2022, a companhia concluiu um importante processo de unificação da frota em torno de duas das aeronaves mais avançadas e eficientes do mercado: o Boeing 787 Dreamliner e o Boeing 737.

Presidente da SATA diz que já há interessados na privatização da Azores Airlines

 

O presidente da SATA Holding, SA, Luís Rodrigues, anunciou que há, pelo menos, “meia dúzia de interessados” na privatização de 51% da Azores Airlines, mesmo sem estar concluído o caderno de encargos.

“Já tivemos meia dúzia de manifestações de interesse, mas só depois de o caderno de encargos estar pronto é que terão de falar com quem de direito [o acionista Governo Regional], e definirem se o interesse é material ou não”, explicou o administrador da do grupo SATA, ouvido hoje na comissão da economia do parlamento açoriano.

Luís Rodrigues, que foi indigitado pelo executivo de coligação (PSD/CDS-PP/PPM) para continuar a gerir os destinos da companhia aérea açoriana, adiantou ser provável que apareçam ainda mais interessados na aquisição de, pelo menos, 51% da Azores Airlines, embora a expetativa seja que só “dois ou três” apresentem propostas.

“Acredito que, por aquilo que conheço, haja dois ou três que concretizem e que tenham interesse em dar continuidade ao processo”, disse.

O presidente da transportadora aérea regional lembrou que, financeiramente, a SATA “está melhor agora” do que quando o anterior executivo socialista lançou o primeiro concurso para a privatização da Azores Airlines (que não se concretizou) e adiantou que os resultados operacionais, relativos a 2022 “serão melhores” do que no ano anterior.

Luís Rodrigues garantiu também que a SATA não terá necessidade de recorrer à banca, a partir de agora, e que a empresa deverá tornar-se “autossustentável”, depois do processo de privatização da Azores Airlines estar concluído.

“A companhia deve ficar autossustentável a partir de 2023”, frisou.

O processo de reestruturação da SATA, que está a ser acompanhado pela Comissão Europeia, prevê que, além da privatização parcial da Azores Airlines, a companhia aliene também a SATA Handling, que se dedica ao transporte de bagagem dos passageiros da SATA, mas o administrador não está ainda convencido dessa necessidade.

“Neste momento, diria que seria mais razoável a SATA assumir que faz o seu próprio ‘handling’, e ficar com os seus próprios trabalhadores”, defendeu, em resposta a uma questão levantada pelos deputados, preocupados com o futuro dos cerca de 400 trabalhadores daquela empresa.

Os parlamentares quiseram também saber se a SATA irá concorrer às obrigações de serviço público nas ligações aéreas entre os Açores e o continente, que atualmente dão prejuízo (Lisboa/Santa Maria, Lisboa/Pico, Lisboa/Horta e Funchal/Ponta Delgada) e serão financiadas, em 2023, pelo Estado em cerca de nove milhões de euros.

“Diria que deve ficar no caderno de encargos que a SATA, na sua nova estrutura acionista, tenha sempre de apresentar uma proposta”, respondeu o administrador, adiantando que, se a transportadora regional “perder” o concurso “não vem mal nenhum ao mundo”, porque significa que “alguém estará a fazer a mobilidade dessas ‘gateways’”, o que é “o mais importante de tudo”.

Os deputados questionaram também Luís Rodrigues sobre os resultados operacionais de algumas rotas que a Azores Airlines está a realizar, nomeadamente para Nova Iorque, Boston e Paris, que alegadamente têm tido pouca procura, mas o administrador entende que “há rotas que levam algum tempo a consolidar” e adiantou que a operação em Nova Iorque poderá render muito dinheiro.

“Tivemos a notícia de que nos foram atribuídos os ‘slots’ em Nova Iorque, nomeadamente no Aeroporto J.F. Kennedy, para uma operação diária em 2023 e, se tudo correr bem, esses ‘slots’ passarão a adquirir um caráter histórico”, explicou Luís Rodrigues, adiantando que “só esses slots podem valer mais do que toda a companhia”.

O administrador da SATA, que foi nomeado, pela primeira vez, pelo anterior executivo socialista, foi reconduzido agora pelo atual executivo de direita, e foi ouvido no parlamento na sequência da imposição do estatuto do gestor público regional, que obriga os administradores indigitados a prestarem depoimento junto dos deputados.

Força Aérea Portuguesa escoltou o Pai Natal (com vídeo)

 

A Força Aérea Portuguesa indicou que assim que os radares detetaram a entrada do Pai Natal no espaço aéreo português, foram de imediato, ativados dois F16.

Os dois F-16M da tripulação de alerta descolaram da Base Aérea N.º 5, em Monte Real, para acompanhar e escoltar o trenó do Pai Natal até às casas dos portugueses.

A FAP sublinha que garantiu que nenhum presente ficou para trás!

SNPVAC defende fim do acordo de emergência na Portugália e acusa empresa de incumprimento

 

O SNPVAC – Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil defendeu hoje o fim do acordo de emergência na Portugália, do grupo TAP, argumentando que a administração não está a cumprir várias cláusulas do mesmo.

“Fomos os primeiros a defender este acordo de emergência, em tempos incertos, dentro de uma pandemia, de forma a atravessar um plano de reestruturação e de forma a superar uma situação económica difícil, mas agora chega a hora de questionar: Faz sentido manter um acordo totalmente inconstitucional em que não são cumpridas metade das cláusulas?”, defendeu o sindicato, num comunicado aos tripulantes de cabine da Portugália, a que a Lusa teve acesso.

Segundo aquela estrutura, a partir de 01 de janeiro de 2023 vai acontecer “uma sobreposição de escalões salariais em que, de forma muito concreta, tripulantes com quatro, cinco ou seis anos de casa aufeririam menos do que o salário mínimo nacional, caso isso fosse possível em Portugal”.

“Por força do congelamento das progressões e evoluções salariais imposto pelo acordo de emergência, contratar-se-iam agora tripulantes com salários mais altos do que aqueles que já pertencem à empresa há vários anos”, apontou o SNPVAC, considerando a situação “inaceitável”.

O sindicato considera que “há muito que se extinguiram os pressupostos económicos e estruturais que estiverem na base da declaração da Portugália em situação económica difícil”, bem como “há muito que se extinguiram os pressupostos económicos e estruturais que fundamentaram a celebração do acordo temporário de emergência” na Portugália.

O SNPVAC acusa a Comissão Executiva e a administração da Portugália de não cumprir várias cláusulas do acordo de emergência, tais como a que estipula a reavaliação das medidas inscritas no mesmo a partir do final de 2022, ou a “incorreta aplicação do acordo de emergência em matérias como dívidas já vencidas, na reposição de diuturnidades não pagas durante o período compreendido entre 2011 e 2014 decretado pelo Tribunal Constitucional”.

Os tripulantes de cabine da Portugália, embora fazendo parte do grupo TAP, têm condições laborais, salariais e sociais distintas das dos trabalhadores com a mesma função na TAP S.A..

easyJet vai abrir 15 novas rotas a partir de Lisboa no próximo ano

 

A easyJet anunciou hoje a abertura de 15 novas rotas a partir do Aeroporto Humberto Delgado, no verão do próximo ano, passando a operar um total de 34 rotas à partida daquele aeroporto.

Para além das 15 novas rotas a companhia anunciou que vai reforçar 7 das suas atuais.

“No próximo verão, a easyJet irá operar quinze novas rotas a partir de Lisboa e reforçar a capacidade para sete destinos, o que resulta num aumento de cerca de um milhão de lugares disponíveis”, informou a companhia aérea, em comunicado.

“O lançamento das novas rotas e o reforço da capacidade de vários destinos para o próximo verão insere-se, ainda, na sequência dos 18 ‘slots’ diários que a Comissão Europeia cedeu à easyJet no aeroporto de Lisboa”, das quais a TAP foi obrigada a abdicar, explicou a companhia.

Ainda na sequência daquela decisão, a companhia passou a operar no Terminal 1 do aeroporto de Lisboa, onde antes estava no Terminal 2, destinado, sobretudo, às transportadoras de baixo custo.

As novas rotas incluem Ibiza, Palma de Maiorca, Menorca (Espanha) e Bastai (França).

“Estamos muito felizes por anunciar mais quinze novas rotas da nossa rede easyJet no aeroporto de Lisboa para o próximo verão, e por nos tornarmos a primeira companhia aérea a oferecer voos diretos entre Lisboa-Menorca e Lisboa-Bastia”, referiu, na mesma nota, o diretor para Portugal, José Lopes.

Ryanair abre 19 novas rotas no Porto e em Faro com descida de taxas. Lisboa e ilhas ficam de fora

 

A Ryanair anunciou hoje a abertura no próximo verão de 18 novas rotas em Portugal, no Porto e em Faro, e congratulou-se com a intervenção do regulador que levou à redução das taxas cobradas pela ANA naqueles aeroportos.

Em conferência de imprensa virtual, os presidentes executivos do grupo Ryanair, Michael O’Leary, e da companhia aérea, Eddie Wilson, imbuídos do espírito da época, anunciaram “presentes de Natal para Portugal”, com a abertura de sete novas rotas de Faro e 11 do Porto, no próximo ano.

Segundo os responsáveis, a decisão surgiu “em resposta direta à intervenção da ANAC [Autoridade Nacional da Aviação Civil], que forçou a ANA a reduzir as taxas aeroportuárias no Porto e em Faro, no próximo ano”.

Assim, cada um daqueles aeroportos vai contar com mais dois aviões da transportadora de baixo custo.

Segundo a transportadora, a decisão representa um investimento adicional de 400 milhões de euros em Portugal e a criação de 120 novos empregos locais.

A companhia aérea irlandesa lamentou, porém, que o regulador “não tenha sido capaz de persuadir a ANA a baixar as taxas em outros aeroportos” e, por isso, “não haverá crescimento adicional em Lisboa, na Madeira e nos Açores”, em 2023.

“Lisboa subiu uns inacreditáveis 12%, temos de reverter esta subida, como no Porto e em Faro. Taxas mais baixas levam a mais aviões, mais empregos, mais conectividade e mais turismo”, defendeu Eddie Wilson.

A partir de Faro, a Ryanair vai passar a voar também para Aarhus (Dinamarca), Belfast (Irlanda do Norte), Exeter (Inglaterra), Frankfurt Hahn (Alemanha), Roma Fiumicino (Itália) e Toulouse (França).

Já a partir do Porto, abrem novas rotas para Bristol, Leeds (Inglaterra), Castellon (Espanha), Maastricht (Países Baixos), Nimes, Estrasburgo (França), Shannon (Irlanda), Estocolmo (Suécia), Trapani, Turim (Itália) e Wroclaw (Polónia).

“Além das taxas excessivas, uma outra ameaça ao crescimento do turismo em Portugal surge na forma de taxas ETS [taxas ambientais], que visam, injustamente, voos de curta distância, tendo sido recentemente proposta a inclusão das regiões ultraperiféricas da União Europeia, incluindo a Madeira, já em 2024”, apontou Michael O’Leary.

Para o líder da companhia aérea, se esta medida for aprovada, “os turistas irão enfrentam custos mais elevados ao visitar a Madeira, em relação a outros destinos de férias não europeus, o que significa que a ilha, provavelmente, perderá visitantes para destinos fora da UE, como Marrocos, Turquia e Jordânia, que estão isentos do pagamento de ETS”.

É “cada vez mais provável” que o novo centro de treinos da Ryanair seja em Portugal

 

O presidente executivo da Ryanair disse hoje que é “cada vez mais provável” que o novo centro de treinos da companhia seja instalado em Portugal, e não em Espanha, e apontou uma decisão antes do final de janeiro.

“Está a tornar-se cada vez mais provável que Portugal seja o vencedor, como sempre acontece quando o concorrente é Espanha”, disse o presidente executivo do grupo, Michael O’Leary, em conferência de imprensa virtual, acompanhado pelo presidente executivo da companhia de aviação, Eddie Wilson.

A localização para o novo centro de treinos da companhia aérea ainda não está decidida, mas o responsável apontou que deverá ser anunciada “antes do final de janeiro”.

No início de setembro, Michael O’Leary disse, num encontro com jornalistas, em Dublin, Irlanda, que a Ryanair quer abrir um novo centro de treinos para pilotos e tripulantes de cabine na Península Ibérica e admitiu que o Porto é uma das hipóteses em consideração.

No entanto, no final de outubro, em Lisboa, Eddie Wilson avançou que a decisão deveria ser tomada nos três meses seguintes e que Madrid se apresentava como uma opção com melhores conexões.

O responsável disse ainda que a empresa estava a analisar a hipótese de abrir instalações em Lisboa para a equipa de tecnologias de informação, que pretende reforçar.

Na mesma ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, disse que a cidade quer estar na corrida para a localização do novo centro de inovação da Ryanair.

“Farei tudo o que puder para que a Ryanair também se estabeleça aqui, mais um centro de inovação em Lisboa, acho que isso é importante, portanto vamos tentar estar nesta corrida”, disse Carlos Moedas aos jornalistas, à margem da cerimónia do 20.º aniversário da Ryanair, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, que contou com a presença de vários representantes do setor.

O autarca sublinhou que a concorrência para a localização do novo centro é “entre cidades de toda a Europa” e defendeu que Lisboa “tem de criar essa atratividade”.

Nortávia adquire simulador A320

 

A Nortávia anunciou que celebrou um acordo com a Simnest para a entrega de um simulador FNPT II MCC baseado em A320.

De acordo com a empresa, este dispositivo de alta fidelidade é inovador e Portugal e demonstra a aposta da Nortávia na qualidade e diferenciação da formação dos seus alunos.

O novo simulador deverá estar disponível no verão de 2023 e fazer parte da formação de atuais e futuros alunos.

Director de Vendas da Simnest e Gonçalo Moreira, Director Geral da Nortávia

A Nortávia sublinha que reforça assim a sua oferta e assume-se como uma das principais escolas Europeias e contará doravante com uma frota de 20 aeronaves, 1 simulador ALSIM 250 (FNTP II) e 1 simulador Simnest A320 que deverão assegurar cerca de 22.000 horas de treino a futuros pilotos.

TAP anuncia reabertura do Lounge em Lisboa e de produtos Benamôr a bordo dos seus aviões

 

A TAP reabriu o Premium Lounge no Aeroporto de Lisboa, depois de uma renovação de um mês que modernizou o espaço de 850m2.

A intervenção cuidada permite que, na mesma área, a TAP possa receber agora até 320 passageiros em simultâneo de forma mais confortável. O renovado lounge oferece agora um novo coffee point e mais espaço para os passageiros se sentarem num ambiente natural e relaxante, com recurso a plantas e zonas verdes.

As novidades estão também nos serviços. A Oxygen passa agora a explorar o Lounge de Lisboa, numa parceria que conta ainda com a Go Natural. No Lounge vão estar disponíveis opções de pratos mais portugueses, incluindo as sobremesas, e uma alimentação adequada a cada hora do dia. A partir de janeiro, voltam os pratos quentes e frios, uma variedade de produtos da gastronomia portuguesa, mas sem esquecer as opções sem glúten, sem lactose, vegetarianas e vegan.

O investimento no novo Premium Lounge de Lisboa é mais um passo na concretização da estratégia da TAP que estabelece como uma das prioridades da Companhia a melhoria consistente do serviço prestado ao Cliente.

Para além desta reabertura a companhia anunciou uma parceria com a Benamôr, marca histórica portuguesa de cosmética e produtos de higiene, que visa reforçar a portugalidade de que as duas empresas se orgulham de promover pelo mundo.

Com esta parceria, nos próximos meses, todos os sabonetes líquidos disponíveis a bordo dos aviões da TAP, os cremes contidos nos estojos de higiene de classe Executiva, ou produtos de banho e de beleza disponibilizados no lounge da TAP do aeroporto de Lisboa vão passar a ser da Benamôr.

A companhia sublinha que além de disponibilizar aos Clientes produtos portugueses de elevada qualidade, cumpre também o seu papel de promoção internacional das melhores marcas e produtos portugueses.

TAP acredita em acordo para evitar nova greve após reunião com sindicato

 

A TAP esteve hoje reunida com o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e acredita que é possível chegar a acordo para evitar mais dias de greve, segundo a presidente executiva.

“Estivemos reunidos com o SNPVAC na semana passada e novamente hoje, esta manhã. Penso que tivemos um bom desenvolvimento na nossa discussão e penso que será possível, a dada altura, anunciar algo, mas tivemos uma boa discussão e acho que está a ir na direção certa”, disse aos jornalistas a presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, depois de um almoço nas instalações da Cateringpor, em Lisboa.

O SNPVAC convocou uma greve nos dias 08 e 09 de dezembro, que levou ao cancelamento antecipado de 360 voos, e aprovou a marcação de pelo menos mais cinco dias de greve até 31 de janeiro.

Na altura, a TAP avançou que a greve teria um impacto total de oito milhões de euros.

“Ainda estamos a tentar chegar a acordo com o SNPVAC, porque ainda acreditamos que é possível chegar a um entendimento”, vincou hoje a responsável.

No entanto, Christine Ourmières-Widener reiterou que o limite das negociações é o que está determinado nos acordos de emergência, assinados com todos os sindicatos para poder aplicar o plano de reestruturação, que implicou, entre outras medidas, cortes de salários que ainda vigoram.

Ainda assim, sublinhou, “há um número de questões [na mesa das negociações] que podem ser discutidas”.

Relativamente às perspetivas para as contas de 2022, a presidente executiva garantiu que vão demonstrar um melhor desempenho do que no ano anterior.

“Estamos no caminho certo”, assegurou. “Vamos ver o que o Natal nos traz, mas estamos confiantes de que os resultados vão mostrar que estamos a progredir muito em termos de estabilidade financeira”, rematou.

Incidente leva Força Aérea dos EUA a suspender voos dos B2

A Força Aérea dos EUA anunciou que todos os seus 20 bombardeiros B-2 Spirit não vão voar enquanto as equipas procuram possíveis defeitos de segurança.

A Força Aérea interrompeu as operações da frota depois que um bombardeiro ficou danificado no dia 10 de dezembro na Base Aérea de Whiteman, Missouri.

Para já não são conhecidas as causas que levaram à tripulação fazer uma aterragem de emergência na pista de Whiteman, mas sabe-se que houve intervenção dos serviços de emergência para extinguir um incêndio, de acordo com o 509º Bomb Wing.

Felizmente não há registo de feridos.

A Força Aérea indicou que já abriu uma investigação para apurar o que esteve na origem do incidente, mas recusou-se a fornecer mais detalhes sobre o incidente e o que procuram nas inspeções que estão a realizar nas aeronaves.

Turbulência severa provoca vários feridos em voo da Hawaiian Airlines

 

Vários passageiros ficaram feridos depois que o voo da Hawaiian Airlines encontrou uma zona de turbulência severa.

De acordo com as informações os socorristas trataram 36 pessoas e, dessas, 20 pessoas foram transportadas para o hospital.

Onze pessoas foram hospitalizadas em estado grave e outras nove estão em condição estável, disse o Honolulu Emergency Medical Services em comunicado.

O comunicado disse que os ferimentos incluíam ferimentos graves na cabeça, lacerações, hematomas e perda de consciência.

O voo HA35 estava a ser operado com o A330-300  N393HA, entre Phoenix e Honolulu, e transportava 278 passageiros e 10 tripulantes.

“HA35 from PHX to HNL encountered severe turbulence & landed safely in HNL at 10:50 a.m. today. Medical care was provided to several guests & crewmembers at the airport for minor injuries while some were swiftly transported to hospitals for further care.”

Hawaiian Airlines

Thomas Vaughan, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia em Honolulu, disse que havia um alerta meteorológico para tempestades que incluíam Oahu e áreas que incluiriam a rota de voo no momento do incidente.

Slide de A380 da Emirates foi insuflado acidentalmente

Esta manhã, um slide de um Airbus A380 da Emirates foi insuflado acidentalmente no início do desembarque no aeroporto de Manchester.

A aeronave, o A380 com a matrícula A6-EUN, tinha acabado de realizar EK21 e certamente uma porta “armada” estará na origem do incidente.

Foto: DaveBranson7

O voo de regresso, o K22 foi adiado. e a Emirates já indicou que: “Os passageiros afetados estão a receber assistência e serão reacomodados numa aeronave substituta com partida de Manchester no dia 20 de dezembro às 6h”. 

TAP aumenta voos para Estados Unidos, Venezuela e Brasil no próximo verão

 

A TAP anunciou que vai aumentar fortemente a sua oferta de voos para as Américas no verão de 2023, oferecendo no período de pico de operação (de junho a setembro) um total de 17 voos adicionais relativamente ao mesmo período de 2022 e repondo os níveis de oferta pré-pandemia.

Para os Estados Unidos da América, a TAP vai oferecer 14 voos por semana para Boston no pico de verão (mais três do que no período homólogo de 2022), cinco para Chicago (mais um), 10 para Miami (mais três), cinco para São Francisco (mais um) e 10 para Washington (mais dois).

No total, para os Estados Unidos da América, a TAP vai oferecer mais 10 voos por semana que no pico de verão de 2022.

Recorde-se que, além dos destinos referidos, que vão registar aumento da oferta, a TAP opera ainda voos diretos para Nova Iorque JFK e Nova Iorque EWR, aeroportos onde vai manter a oferta à partida de Lisboa.

No que diz respeito ao Brasil, no pico de verão de 2023, a TAP vai oferecer quatro voos por semana para Belém, mais um que em 2022, sete para Belo Horizonte (mais um), seis para Salvador (mais um), seis para Brasília (mais um) e 20 para São Paulo (mais dois), mantendo a sua oferta face a igual período do ano passado nas restantes cidades brasileiras onde opera (Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro).

No total, no pico de verão de 2023, a TAP aumenta em seis o número de voos semanais para o Brasil, face a igual período de 2022.

Outra novidade é o aumento de dois para três voos por semana entre Lisboa e Caracas, permitindo uma melhoria da oferta para a comunidade portuguesa na Venezuela.

Além deste importante reforço da sua oferta transatlântica à partida de Lisboa, a TAP vai também anunciar, em breve, boas notícias relativas à sua oferta de voos intercontinentais à partida do Porto.

Airbus A320 da ITA com pintura especial

 

A ITA Airways revelou a primeira pintura especial de um Airbus A320 “Io Sono Friuli Venezia Giulia”.

Esta pintura é a primeira de várias que visam promover várias regiões italianas.

A primeira aeronave foi o A320 com a matrícula EI-DTG e irá promover a região de Veneza através de uma parceria com a Regione Friuli Venezia Giulia.

A aeronave passou por trabalhos de pintura em Hurghada, no Egipto, tendo chegado este domingo a Roma.

 

Fly Angola recebe Dash Q300

 

A Fly Angola recebeu no passado dia 3 de dezembro a sua quarta aeronave.

Tratou-se de um De Havilland Dash 8-300 e de acordo com a companhia este primeiro turboélice da frota possibilitará operar novos destinos, sendo fundamental para servir a indústria mineira.

O negócio foi oficialmente anunciado em outubro entre a Fly Angola e a Avmax Aircraft Leasing, para a entrega de um Embraer E145 e de um DHC-8-300.

A frota da companhia é composta por: dois Embraer 145, um Dash-8-300 e um B737-700 (ACMI à Eznis Airways da Mongólia).

A Fly Angola é uma companhia aérea dedicada aos voos domésticos, teve início das suas operações em setembro de 2018, sob o slogan “Conectando Angola”, serve as cidades de Luanda, Catumbela, Lubango, Saurimo, Dundo e Namibe.

Operação da PJ detém quatro pessoas por tráfico de droga, duas delas funcionários no aeroporto de Lisboa

 

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de quatro portugueses suspeitos de tráfico de droga, entre os quais dois funcionários de ‘handling’ no Aeroporto de Lisboa, que retiravam a droga do porão dos aviões, à chegada a Portugal.

Em comunicado, a PJ anuncia que, no âmbito desta operação, a que chamou “Limpeza Profunda II”, foi apreendida uma elevada quantidade de cocaína num voo que acabara de chegar a Lisboa oriundo da América Latina, suficiente para 1.100.000 (um milhão e cem mil) de doses individuais caso chegasse ao mercado ilícito.

A operação da Judiciária foi um duro golpe nesta organização criminosa. O esquema usado passava por transportar cocaína, com elevado grau de pureza, em caixas, na bagagem que quando chegava a Lisboa era retirada para escapar à fiscalização.

A PJ adiantou que as detenções ocorreram em flagrante delito, “no âmbito de uma investigação em curso sobre um grupo criminoso que, através de voos de linha aérea regular, se dedicava à introdução de grandes quantidades de produtos estupefacientes em território nacional”.

O flagrante delito ocorreu no voo TAP082 proveniente de São Paulo.

As detenções decorreram através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ, com “relevante apoio” da PSP.

Aeroporto de São Luís no Brasil terá movimentação intensa neste fim de ano

 

O último mês do ano chegou e muitos brasileiros já estão preparando as malas para viajar e aproveitar, junto da família e amigos, o Natal e as festas de Réveillon. O Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), por exemplo, estima que, entre os dias 15 de dezembro de 2022 e 6 de janeiro de 2023, cerca de 107 mil passageiros cruzem os portões de embarque e desembarque da capital maranhense.

A CCR Aeroportos, concessionária que administra SLZ, informa que, entre pousos e decolagens, são esperadas mais de 750 operações no intervalo citado. “Tradicionalmente este é um período de intensa movimentação nos aeroportos e em São Luís não será diferente. Para que os passageiros possam ter uma boa experiência, a CCR Aeroportos permanecerá trabalhando incansavelmente para oferecer o devido conforto e segurança a todos os que embarcarem e desembarcarem na capital maranhense”, destaca Jaison Mello, gerente de SLZ.

A administração do Aeroporto Internacional de São Luís reforça, ainda, que os passageiros devem ficar atentos à importância do uso correto da máscara, que voltou a ser obrigatório nos aeroportos e aeronaves, conforme decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em vigor desde 25 de novembro deste ano. A CCR Aeroportos segue todas as orientações e protocolos das autoridades de saúde e da Agência de Aviação Civil (Anac), a fim de que todos se sintam seguros para voar e circular em seus aeroportos.

Aerogare Civil das Lajes com “melhor ano de sempre”

 

O ano de 2022 foi o “melhor de sempre” em termos de tráfego de passageiros (803.783) na Aerogare Civil das Lajes, na ilha Terceira, anunciou hoje o Governo dos Açores.

Segundo a vice-presidência do Governo Regional, através da Aerogare Civil das Lajes (ACL), “até 30 de novembro de 2022, tinha passado pela Aerogare Civil das Lajes um total de 803.783 passageiros”.

Artur Lima, vice-presidente do Governo dos Açores, citado em nota de imprensa, refere que, “apesar do setor da aviação civil continuar a ser penalizado, em virtude da pandemia covid-19 e da crise económica e social resultante do conflito na Ucrânia, este resultado, alcançado em tão curto espaço de tempo, comprova que o trabalho desenvolvido até aqui tem sido bem feito”.

O Secretariado de Ilha da Terceira do PS manifestou hoje preocupação com o fim das ligações da British Airways e da Ryanair entre Londres e a ilha, no verão, apontando o “impacto negativo” para a economia.

Décio Santos, membro do Secretariado de Ilha da Terceira do PS, citado em nota de imprensa, na sequência de uma conferência de imprensa, refere que os empresários locais vão “ver goradas as suas expetativas de retorno face ao investimento que realizaram na oferta turística”.

Artur Lima, que tutela aquela a aerogare das Lajes, aponta que a criação da Tarifa Açores, o reforço das ligações aos principais aeroportos nacionais, a captação de novas rotas internacionais, como Nova Iorque, Montreal e Londres, conjugadas com a retoma da ligação a Oakland e a continuação das ligações a Boston e a Toronto, “evidenciam que o potencial desta infraestrutura aeroportuária foi otimizado e rentabilizado, resultando em benefícios concretos para o desenvolvimento da ilha Terceira e dos Açores”.

Segundo o governante, contabilizam-se nas Lajes 150 escalas técnicas até 30 de novembro de 2022, salvaguardando-se a importância da infraestrutura no que se refere às emergências técnicas/médicas, tendo sido contabilizadas 19 assistências.

O vice-presidente do Governo Regional pretende que esta infraestrutura “possa continuar a ser devidamente aproveitada, servindo a mobilidade dos açorianos, assim como o crescimento económico da ilha Terceira e dos Açores”.

Relatório aponta falhas graves no controlo aéreo em Portugal

 

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves aponta falhas graves na segurança do controlo do tráfego aéreo nacional.

O jornal Expresso divulga esta sexta-feira um relatório que dá conta de controladores que assinavam presenças fictícias no local de trabalho, de casos de incidentes e acidentes que foram evitados por acaso, em dias em que em vez de quatro estava apenas um controlador a trabalhar.

Ao longo de mais de 100 páginas, o relatório põe em causa o serviço assegurado pela NAV, os equipamentos garantidos pela gestora dos aeroportos nacionais ANA e a própria supervisão da Autoridade Nacional da Aviação Civil.

Segundo o jornal, o relatório denuncia que “os supervisores enquanto parte interessada gerem a composição das suas equipas, independentemente das dotações estabelecidas para o período para o qual foram escalados”, prática que se verifica na torre do Porto e em Ponta Delgada, notando-se “um arranjo de conveniência para todos os envolvidos”.

Também os ‘manuais’ da NAV são criticados, referindo-se que “a maioria dos conteúdos está na versão original publicada em 2006, com referências a regulamentações e organizações obsoletas”.

Já sobre as inspeções às pistas, é dito que “as recomendações para a realização no sentido contrário da pista em uso, o uso do inglês aeronáutico, de uma frequência comum para comunicações associadas às operações de pista e o uso permanente de stop bars como meio adicional de proteção da pista”, são desrespeitadas.

A investigação sublinha ainda que a NAV não respeita a política de cultura justa para incentivar os reportes obrigatórios e voluntários dos incidentes.

São dois os casos citados no documento: um no final de abril de 2021, no Porto, outro já este ano, em Ponta Delgada, nos Açores. Em ambos os casos, houve aviões autorizados a aterrar quando estavam follow me na trajetória das aeronaves. Nos dois incidentes só havia um controlador na torre, quando as regras das escalas e de segurança estipulavam a presença de outros elementos.

As ausências aconteceram por decisão dos operacionais e supervisores, que assinavam presenças fictícias no local de trabalho, depois remuneradas.

O relatório diz que, em cada situação, o acidente apenas “foi evitado por acasos excecionais”. De resto, ao longo de mais cem páginas, os investigadores colocam em causa o serviço assegurado pela NAV, os equipamentos garantidos pela gestora dos aeroportos nacionais ANA e a própria supervisão da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).

São também identificados, em vários aeroportos, elementos de distração nas torres de controlo: há televisões, telemóveis, máquinas de café e espaços de convívio, num ambiente que devia ser estéril e propício à concentração, algo fundamental numa tarefa crítica para a segurança do tráfego aéreo.

Até ao final da próxima semana, o relatório está na fase de recolha dos comentários das partes. Até ao final do ano, deve estar concluída a versão final do documento.

Estes episódios que constam de um relatório do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários e que colocam em causa a segurança do controlo de tráfego aéreo em Portugal. Em causa, a aterragem ou descolagem de aviões com viaturas aeroportuárias na pista.

A NAV Portugal, que tem até dia 22 para exercer o direito de contraditório em relação ao relatório, indica através do gabinete de comunicação que não vai comentar o conteúdo do relatório nem as suas recomendações, esperando que estas possam ainda sofrer alterações.

Além disso, reitera plena confiança no desempenho da sua missão.

Em comunicado, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) critica o facto de o relatório ter sido tornado público pelo “Expresso”, ressaltando que o documento está “sujeito às regras de sigilo profissional dos seus recipientes”.

“O GPIAAF repudia a divulgação do conteúdo de um projeto de relatório sobre eventos de controlo de tráfego aéreo em investigação, documento que, nos termos da legislação europeia e nacional, é confidencial e se encontra na fase de audição das partes envolvidas e sujeito às regras de sigilo profissional pelos seus recipientes.”

No mesmo comunicado, o organismo indica que irá publicar o relatório “em momento próprio, concluídas que estejam todas as fases do processo no respeito dos regulamentos e práticas internacionais recomendadas”.

Devido a esta divulgação o PSD quer chamar ao parlamento responsáveis da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Navegação Aérea (NAV) e do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF) por alegadas falhas no controlo de tráfego.

“Segundo a informação hoje vinda a público através da comunicação social – citando com muito pormenor um alegado relatório secreto do GPIAAF -, são apontadas graves falhas no controlo de tráfego aéreo, que por mais de uma ocasião e no período de um ano apenas poderão ter posto em risco a segurança geral em dois aeroportos, nomeadamente a integridade de passageiros e trabalhadores dos aeroportos em questão”, lê-se num requerimento do PSD.

Assim, o grupo parlamentar do PSD sublinhou que esta matéria “é muito grave”, exigindo um “cabal esclarecimento e apuramento de responsabilidades”.

Neste sentido, o PSD quer chamar à Assembleia da República os responsáveis do GPIAAF, ANAC e da NAV Portugal.

Tripulantes da TAP esclarecem que nova greve não se vai realizar até 27 de dezembro

 

Os tripulantes da TAP não vão realizar qualquer dia de greve até 27 de dezembro, esclareceu o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo e da Aviação Civil (SNPVAC), lembrando a “diáspora portuguesa” que visita as suas famílias.

“Aproveitamos para informar que até ao próximo dia 27 de dezembro, inclusive, não vai haver qualquer dia de greve”, indicou, em comunicado, o SNPVAC.

A estrutura sindical disse que uma greve no período de Natal afetaria a diáspora portuguesa, que visita as suas famílias.

O sindicato notou que todos os passageiros merecem respeito e profissionalismo, embora não deixe de estar solidário com “centenas de milhares de compatriotas nossos que, pelas mais diversas circunstâncias, se viram obrigados a emigrar para melhorar as suas condições de vida”.

Em 06 de dezembro, o SNPVAC decidiu, em assembleia-geral, marcar, pelo menos, cinco dias de greve, a realizar até 31 de janeiro.

Na nota divulgada, o sindicato voltou a exigir à administração da TAP que respeite os acordos firmados, nomeadamente o acordo temporário de emergência (ATE), “já de si excessivamente doloroso para os tripulantes da TAP, pois o seu sistemático incumprimento esmaga financeiramente os rendimentos dos tripulantes da TAP”.

No dia 08 de dezembro, os tripulantes cumpriram o seu primeiro dia de greve que, segundo a companhia, levou a que fossem operados 117 dos 148 voos previstos.

A presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, admitiu, no dia seguinte, que mais greves de tripulantes “seriam muito prejudiciais para a companhia e para o país” e reiterou a disponibilidade da empresa para negociar com o sindicato.

“Estamos disponíveis para todas as discussões possíveis com o SNPVAC, nós respeitamos a liberdade para fazer greve, […] mas também queremos sentar-nos à mesa das negociações, para evitar o mais possível novas ações, porque isso seria muito prejudicial para a companhia, para o país e também pensando em todos os contribuintes portugueses que têm investido na companhia”, afirmou a responsável, em declarações aos jornalistas, no aeroporto de Lisboa, para um balanço da greve de dois dias de tripulantes de cabine da TAP.

SATA Air Açores reforça voos de Ponta Delgada para Pico e Faial

 

O Governo Regional dos Açores anunciou que a SATA Air Açores vai reforçar os voos nas rotas Ponta Delgada – Pico – Ponta Delgada e Ponta Delgada – Horta – Ponta Delgada, devido à procura “acima das expetativas”.

Na sequência da monitorização da procura no âmbito do contrato de concessão do serviço de transporte aéreo regular no interior dos Açores, a secretaria regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas refere que se “tem verificado uma procura acima das expetativas e do registado no inverno IATA 2021/22”.

Nestas rotas “perspetiva-se que esta tendência se deverá manter, justificando um incremento de três frequências semanais” entre Ponta Delgada e a ilha do Pico e duas frequências semanais entre Ponta Delgada e Horta, a partir de 3 de janeiro e até final do inverno IATA 2022/23.

Na ligação com o Pico, que totalizará 36 rotações no período em causa, as operações serão desenvolvidas em Dash Q200, às terças-feiras, quintas-feiras e sábados.

Na rota com o Faial, serão asseguradas um total de 12 rotações em Dash Q400 às quartas-feiras e um total de 12 rotações aos sábados.

Citada na nota de imprensa, a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, reafirma “o compromisso de corresponder racionalmente às solicitações de todas as ilhas, sem exceção, e de responder de forma diligente às necessidades do mercado”.

Na sua opinião, “este incremento na procura não é alheio ao sucesso da Tarifa Açores e mesmo à evolução positiva do turismo nas ilhas”.

Berta Cabral afirma que o Governo dos Açores e a SATA Air Açores “manterão uma monitorização constante da procura e do comportamento do mercado, no sentido de antecipar e responder adequadamente, de acordo com planos devidamente delineados, às necessidades que se identificarem”.

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