Últimas Notícias:

NAV Portugal celebra 25 anos (com vídeo)


 

A NAV Portugal, empresa nacional de prestação de serviços de navegação aérea, comemora 25 anos de existência. 

A empresa refere que segue com o compromisso inabalável e com a excelência na gestão do espaço aéreo nas duas  regiões de informação de voo em que presta serviço, Lisboa e Santa Maria, desde a sua fundação.

Ao longo dessas duas décadas e meia a NAV Portugal emergiu como uma referência global  em termos de eficiência operacional e performance. A empresa tem liderado a vanguarda  da inovação, adotando continuamente tecnologias de ponta para otimizar os serviços de  navegação aérea e garantir um espaço aéreo seguro para milhões de aeronaves,  passageiros e tripulações. 

14 Milhões de Voos Controlados: Uma Conquista Histórica 

Destacando-se no cenário internacional, a NAV Portugal tem a honra de celebrar o  impressionante marco de 14 milhões de voos controlados. Este impressionante número  reflete não só a crescente confiança da indústria aérea na capacidade da NAV Portugal na  gestão do tráfego aéreo, mas também destaca a dedicação incansável da empresa e das  suas equipas em alcançar os mais altos padrões de segurança e eficiência. 

Para se ter uma ideia daquilo que foi a evolução nos últimos 25 anos basta assinalarmos  que no final de 1998 controlávamos 357 619 voos. Em final de 2023 chegámos ao valor de  852 746. Isto é, de 1999 a 2024 mais do que duplicámos os voos controlados nas duas  regiões de informação de voo sob a nossa responsabilidade. 

Pelo caminho ultrapassámos diversas adversidades que fizeram desacelerar (umas mais do  que outras) o nosso crescimento sustentado como o 11 de setembro de 2001, a crise  económica mundial, a gripe das aves, o aumento do preço do petróleo, a pandemia com a  COVID-19 e, mais recentemente, a invasão da Ucrânia por parte da Rússia – bem como  aquela que deflagra no médio-oriente – e os seus reflexos a nível económico, político e  social decorrentes destas guerras – cuja evolução é ainda imprevisível. 

Inovação Contínua para o Futuro da Aviação 

A NAV Portugal tem investido significativamente em pesquisa e desenvolvimento,  implementando soluções inovadoras que melhoram constantemente a eficiência do  controlo de tráfego aéreo. A implementação de sistemas de última geração, como o novo  sistema TOPSKY, coloca a NAV Portugal na vanguarda da revolução tecnológica no setor  da aviação. 

“Continuamos empenhados e comprometidos em moldar o futuro da navegação aérea  através da melhoria contínua. A inovação e a introdução de tecnologias de ponta não  apenas reforçam a segurança, como contribuem decisivamente para a eficiência operacional e ambiental”, sublinha Pedro Ângelo, CEO da NAV Portugal. 

Segurança como Prioridade Principal 

A segurança sempre foi a prioridade número um da NAV Portugal. A empresa não só  cumpre os rigorosos padrões estabelecidos por organizações internacionais como a ICAO,  EASA e o Eurocontrol, bem como toda a regulamentação e recomendação nacional para o  sector através de organismos como a ANAC e o GPIAAF.  

Estes procedimentos, protocolos e padrões de segurança encontram-se implementados e  são postos diariamente em prática para garantir um ambiente operacional seguro para  todas as aeronaves sob sua responsabilidade. 

Através de um sistema de formação contínua nas áreas técnica e operacional, atualizações  tecnológicas e colaborações com parceiros do sector, a NAV Portugal reafirma o seu  compromisso firme com os mais altos padrões de segurança na navegação aérea,  trabalhando para melhorar permanentemente a segurança e a sustentabilidade do sector,  na consciência de que o equilíbrio entre esses dois domínios é crucial para garantir um  sector aéreo robusto e responsável. 

Ao celebrar 25 anos de sucesso, a NAV Portugal reafirma seu compromisso com a inovação,  segurança e excelência, antecipando os desafios futuros e liderando a evolução contínua  da navegação aérea. 

1999 – Fundação da NAV Portugal; 

1999 – Operacionalização de numerosos sistemas (ex. TWRATM Faro e Porto) para colmatar  o bug do ano 2000; 

2001 – Entrada em operação dos Sistemas de Gestão do Espaço Aéreo das RIV’s de Lisboa  (LISATM) e de Santa Maria (SATL), sendo o primeiro totalmente desenvolvido e  implementado pela NAV Portugal; 

2005 – Certificação na NP EN ISO 9001, e mais tarde NP EN ISO 14001; 2006 – Instalação de Radares em Faro e em Santa Maria; 

2008 – Nova Sala de Operações do CCTAL (bancadas e equipamentos); 2009 – Criação do Free Route Airspace na RIV de Lisboa – conceito pioneiro na Europa; 2009 – Implementação do Multilateration

2011 – Operacionalização da versão do SATL com novas funcionalidades (redução dos  mínimos de separações, reforço ADS-C e CPDLC e ADS-B) e operacionalização do sistema  ATM (SATL-T na Torre de Controlo do Aeroporto de Ponta Delgada);  2018 – Adesão da NAV Portugal ao COOPANS, aliança de prestadores de serviços de  navegação aérea; 

2019 – Lançamento do Projeto TOPLIS: NAV avança para renovação do sistema de controlo  de tráfego aéreo do CCTAL; 

2021 – Inauguração da nova Sala de Operações do CCO; 

2022 – Lançamento do TOPSKY; 

2023 – Inauguração da Nova Sala de Operações do CCTAL.