Últimas Notícias:

Não perca este sábado e domingo Careto AirShow em Bragança


 

Este fim de semana, dias 29 e 30 de junho vai decorrer, em Bragança, o Festival CARETO AirShow. Este evento é promovido pelo Aero Clube de Bragança, sendo o maior festival aéreo da região transmontana, com entrada gratuita.

Inicialmente o evento estava para começar já esta sexta-feira, mas devido à previsão do tempo a organização optou por adiar um dia.

O Careto Air Show vai trazer a Bragança todos os pilotos acrobáticos que há em Portugal. Além de portugueses, conta com vários outros pilotos internacionais, nomeadamente o campeão do mundo. São mais de uma dezena de exibições, três horas de espectáculo acrobático, bem como os saltos dos paraquedistas caretos, uma das imagens de marca deste festival.

O presidente do Aero Clube de Bragança, Nuno Fernandes, garante que serão três dias de festa a não perder. “Este ano tempos todos os pilotos acrobáticos do país. Temos, mais uma vez, o campeão do mundo, o espanhol Ramón Alonso. Temos espetáculos variados como demonstração de autogiros e vamos ter aeromodelos, como alguns jactos. Vamos ter um leque muito alargado de espectáculos aéreos. Contamos também com balões de ar quente. Além da acrobacia, temos os nossos paraquedistas caretos, que vão saltar, pelo menos, quatro vezes. Esperemos ainda que a nossa Força Aérea tenha aviões para, nesse dia, fazer uma passagem ou duas por Bragança”.

Conheça algumas confirmações:

» Piloto Luís Garção

» Piloto Ramón Alonso

» Piloto José Luís Lickfold, conhecido como LickAir

» Pilotos Carlos Costa e José Figueiredo – Patrulha Fantasma

» Piloto Pedro Cunha Pereira –  CITABRIA

» Piloto Helder Guerreiro – RV7 “007″20

» Paraquedistas Careto

» Antonov AN2

Em terra também há festa. No primeiro dia há um espectáculo de humor, com Eduardo Madeira, e um arraial popular. No dia a seguir um passeio de automóveis clássicos desportivos e uma festa dos anos 80. Já o último dia é dedicado aos voos solidários. Tudo isto implica bastante trabalho por parte de voluntários. “Acaba por ser já um evento com muitos aviões e é algo muito profissional, que dá muito trabalho e que não se conseguiria fazer sem os 100 voluntários que temos. Contamos ultrapassar os 120 aviões. Vem de propósito gente do Brasil, de França, Luxemburgo e Espanha e Portugal, obviamente. Estamos a chegar longe e temos já bastantes contactos até de portugueses emigrantes que têm pequenos clubes de voo. Alguns já começaram a vir e outros querem começar a vir ao evento. Se o São Pedro nos ajudar vamos ter um evento em grande”.

Este festival tem o nome dos tradicionais mascarados das Festas de Inverno do Nordeste Transmontano, respondendo desde logo com a designação do evento a um dos propósitos que está na sua génese: a promoção territorial do Nordeste Transmontano – Os Caretos carregam a identidade deste território, tradições e costumes. Neste festival, envolvimento da comunidade local e a capacidade de atrair visitantes de outros pontos do país e da vizinha Espanha é garantido, conhecido que é o fascínio que as aeronaves despertam na população.

O CARETO AirShow traz a Bragança enorme visibilidade. Desde logo pela quantidade de Spotter´s e jornalistas que marcam, ano após ano, presença no evento. São imagens da cidade e do território que se multiplicam e replicam nas Redes Sociais.

A vertente solidária está sempre presente neste evento. Durante estas seis edições já foram oferecidos mais de 800 voos solidários, dando oportunidade de voar a muitos daqueles que, por alguma dificuldade, nunca o puderam fazer.

A organização sublinha que a cada edição empenha-se em superar o ano anterior, estando a trabalhar para consolidar este Festival, não apenas como o maior evento aeronáutico dedicado à comunidade aeronáutica amadora realizado em Portugal, mas como um dos melhores da Península Ibérica.

Durante o festival poderá visitar o Stand do Kiosque da Aviação.