A Qatar Airways anunciou hoje em comunicado que, a companhia vai iniciar uma abordagem faseada para reconstruir a sua rede, em linha com a evolução da procura por parte dos passageiros e o expectável relaxamento das restrições de entrada em países à volta do mundo. Tendo mantido voos agendados, dentro do possível, para pelo menos 30 destinos durante esta crise e para todos os continentes, a Qatar Airways ajudou a levar mais de 1 milhão de pessoas de volta a casa. Desta forma, a companhia colocou-se numa posição única para monitorizar fluxos globais de passageiros, assim como padrões de reserva, para planear com confiança a reintrodução global de destinos e frequências adicionais à sua rede. Portugal regressa a esta mesma rede a 1 de julho*, com 4 voos semanais na rota Lisboa- Doha durante Julho e Agosto.
Em território Português, a Qatar Airways estabeleceu um contacto permanente com a Secção de Emergência Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros, de forma a assistir com informação relevante no regresso de cidadãos Portugueses a casa nos seus voos programados.
O Group Chief Executive do Qatar Airways Group, Sua Excelência Mr. Akbar Al Baker, disse: “Nesta crise, os nossos passageiros estiveram sempre no centro do nosso foco. A nossa companhia implementou práticas de higiene e políticas comerciais líderes na indústria da aviação, permitindo aos nossos clientes reservar e viajar com confiança. Mantivemos uma rede ágil e flexível para ajudar a levar mais de 1 milhão de pessoas através do nosso moderníssimo hub em Doha, e para transportar mais de 100,000 toneladas de material médico essencial para onde quer que fosse necessário.
“Enquanto seguimos diariamente os indicadores do mercado de viagens global, continuamos focados na nossa missão, em como podemos facilitar mobilidade para os nossos clientes e providenciar conexão ao seu destino final. Construímos uma forte base de confiança com os nossos passageiros, governos, trade e aeroportos na qualidade de parceiro confiável durante esta crise, e temos intenção de continuar esta missão enquanto reconstruímos gradualmente a nossa rede.”
Sendo esta uma situação bastante dinâmica, a Qatar Airways retirou algumas premissas com base na sua perspetiva única, tendo sido uma das poucas companhias a operar globalmente nos últimos meses. Com as restrições de entrada em constante evolução, prever de forma exata as viagens futuras é um desafio. Contudo, enquanto a expectativa é de que as viagens de curta distância vão ser retomadas primeiro, os negócios entre grandes cidades vão gradualmente acentuar-se e irá haver um fluxo maior de visita a amigos e familiares depois de meses de confinamento.
A Qatar Airways vai tirar partido da sua diversa e eficiente frota com a diversidade de tamanho de aeronaves apropriada para garantir o melhor ajuste à procura esperada em cada rota planeada. No final de junho, o objetivo é ter 80 destinos no programa, incluindo 23 na Europa, quatro na América, 20 no Médio Oriente/África e 33 na região Ásia-Pacífico. Muitas cidades serão servidas com um forte programa de frequências diárias ou superiores.
O foco da expansão gradual vai estar inicialmente em fortalecer as conexões entre o hub da companhia em Doha e os hubs globais das suas companhias parceiras à volta do mundo, incluindo Singapura, Banguecoque, Kuala Lumpur e Hong Kong, ao mesmo tempo que reabre muitos dos principais destinos de negócios e lazer, como Sydney, Mumbai, Tóquio, Bali e Shanghai.
Neste momento, a companhia continua a operar voos em mais de 30 destinos mundialmente. Até ao final de maio, planeia fazer crescer a sua rede para mais de 50 destinos*, reiniciando serviços para destinos como Manila, Amman e Nairobi. Um número ainda maior de destinos* serão adicionados até ao final de junho.
A partir de 1 de julho*, todos estes destinos estarão acessíveis a partir de Lisboa, com a reabertura da rota em Portugal.