A Lufthansa Technik anunciou hoje a instalação de uma unidade de reparação de peças de motores e componentes de aviões em Santa Maria da Feira, Aveiro, com 700 postos de trabalho e início da produção previsto para final de 2027.
O centro de formação local vai formar novos funcionários desta unidade a partir de 2025, sendo que as obras para este espaço de 54.000 quadrados da Lufthansa Technik em Santa Maria da Feira vão começar em 2026.
Em relação à procura de funcionários para a unidade e formandos para o centro de formação, o comunicado da Lufthansa Technik indica que “os primeiros postos de trabalho para a nova localização serão anunciados online nas próximas semanas e incluem mecânicos, técnicos de electrónica, engenheiros, gestores de processos e de recursos humanos”. Os interessados devem procurar informações no site da Lufthansa Technik Portugal.
Este projeto, que ainda está sujeito a aprovação por parte das entidades responsáveis, como a autarquia, começou com a aquisição de um terreno de 230.000 metros quadrados no parque industrial Lusopark, em Santa Maria da Feira.
Harald Gloy, indicou que “a cooperação com o governo português, representado pela AICEP, e com a câmara municipal de Santa Maria da Feira foi particularmente profícua – ambas as instituições deram um grande apoio”.
Ricardo Arroja, presidente e diretor executivo do AICEP, afirmou que “a indústria aeroespacial está a crescer em Portugal, uma vez que cada vez mais empresas de alto calibre se estão a instalar aqui, assegurando um ciclo de produção completo, desde o desenvolvimento à produção e à manutenção”, e deu garantias de que a “AICEP continuará a apoiar a Lufthansa Technik nas diferentes fases do projeto”.
Amadeu Albergaria, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, afirmou que “continuamos disponíveis para acompanhar de perto este projecto de grande dimensão, pois estamos convictos de que será um motor de desenvolvimento económico e social para a nossa região”.
A empresa que pertence à companhia aérea alemã Lufthansa não adiantou o valor do investimento, mas detalhou que adquiriu recentemente o imóvel de 230 mil metros quadrados no parque empresarial Lusopark, em Santa Maria da Feira, onde pretende iniciar as obras em 2026.
“[Este investimento] representa mais um passo em direção à reindustrialização do nosso país e demonstra a forte confiança nas nossas infraestruturas nacionais e no capital humano, particularmente nos nossos engenheiros e técnicos altamente qualificados no setor aeronáutico”, afirmou o ministro da Economia, Pedro Reis, citado na mesma nota.