Últimas Notícias:

KLM faz hoje 100 anos


 

A KLM Royal Dutch Airlines comemora, hoje, o seu 100º aniversário, sendo a primeira companhia aérea do mundo a operar sob o seu nome original por cem anos.

A história da companhia começou em 1919, quando o jovem tenente aviador Albert Plesman organizou a exposição de aviação ELTA em Amesterdão, tendo o evento sido um grande sucesso.

Devido a toda a organização vários empresários uniram-se com o objectivo de criar uma companhia aérea holandesa, nomeando Plesman como o primeiro executivo-chefe.

A ideia iniciar era que a companhia se chamasse Dutch Airlines (Linhas Aéreas Holandesas), mas no mês de setembro do mesmo ano, a rainha Guilhermina concedeu à companhia, ainda a ser fundada, o seu predicado “Royal” (“Koninklijke“), tornando-se as Linhas Aéreas Reais da Holanda.

O primeiro voo da KLM foi em 17 de maio de 1920 quando o primeiro piloto da companhia, Jerry Shaw, voou entre Londres e Amesterdão num De Haviland DH-16 com o registo registo G-EALU. Depois de completar o seu primeiro ano de operações, a KLM já tinha transportado 440 passageiros e 22 toneladas de carga em voos fretados. Um ano depois, a companhia incorporou os seus primeiros aviões Fokker FII e Fokker FIII fabricados pela também holandesa, iniciando-se assim os seus voos regulares.

Em 2004, a Air France e a KLM fundiram-se e criaram o Grupo Air France – KLM, tornando-se numa das maiores companhias aéreas do mundo e o terceiro maior empregador privado na Holanda.

A companhia aérea comprometeu-se a assumir um papel de liderança na criação de um futuro mais sustentável para a aviação, incluindo um programa de renovação de frota, utilização de combustível mais sustentável.

Curiosidades:

O logotipo da KLM foi projectado por Dirk Roosenburg em 1919.

KLM 100 anos

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta